Brasil,

Cresce mais de 20% frequência de brasileiros no fim do ano uruguaio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Bertin
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Ações do governo junto ao setor privado buscam amortecer a perda no turismo com a baixa argentina

Uma melhora no fluxo de brasileiros além do esperado e o bom desempenho no turismo interno uruguaio é o que deixou o primeiro trecho da temporada de turismo no país ainda mais forte. Decisões do governo da Argentina em cobrar impostos para compras realizadas no cartão no exterior forçou a queda do turismo argentino no vizinho. Segundo Juan Martinez, presidente da Câmara do Turismo do Uruguai, essa medida reduziu em até 14% os assentos argentinos nos voos com destino ao aeroporto de Laguna del Sauce (departamento de Maldonado) no último mês (de 1 de dezembro de 2019 a 5 janeiro de 2020).

Um aumento de 22,5% no fluxo de brasileiros, compensou essa baixa, excelente notícia diante das circunstâncias, mas os players do setor continuam em alerta, já que o Brasil representa apenas 15% do total de turistas. As consultas por reservas vêm diminuindo – movimento comum desse período - mas essa é uma preocupação natural, frente a quantidade de turistas argentinos que o país recebe anualmente, 2 milhões. A própria Ministra de Turismo uruguaia, Liliam Kechichian, admitiu em entrevista a uma rádio, na semana passada, que não há como substituir esse número pela quantidade de brasileiros (cerca de 490 mil em 2019 - sem contar entradas por fronteiras secas – brasileiros que entram ao país de carro) e turistas internos do Uruguai.

PUBLICO E PRIVADO DE MÃOS DADAS

O Governo central e as intendências, juntamente aos operadores turísticos, estão se preparando para superar as dificuldades dos argentinos em visitar o país. Novamente os benefícios fiscais são concedidos a todos os turistas estrangeiros, já em operação e com validade até 30 de abril de 2020.

Em geral, reembolso de todo o IVA referente a serviços turísticos a pessoas físicas, se pago com cartão de débito ou crédito, emitido no exterior. O governo também planeja uma redução de 24% no preço da gasolina nas estações de serviços localizadas a no máximo 20 quilômetros das fronteiras com Brasil e Argentina.

Em Rocha, Maldonado e em Atlántida - Costa de Oro de Canelones, players do turismo organizaram um pacote turístico com quase 300 produtos, cujo compromisso é não ter nenhum tipo de aumento até abril desse ano. Além disso, a indústria hoteleira se comprometeu em congelar seus preços.

Para isso, devem ser acrescentadas outras iniciativas do setor privado. A partir do Programa de Inclusão Financeira, são implementadas alternativas para o pagamento de bens e serviços com moeda eletrônica. Uma das formas é a aquisição de cartões pré-pagos ou carteiras eletrônicas emitidas por entidades não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Uruguai. O dinheiro é armazenado neles e pode ser usado para fazer pagamentos e débitos diretos. Eles também permitem que você retire dinheiro a qualquer momento.

Essa promoção das empresas de cartões, que funcionam como cartão de débito, com a diferença de que não estão associadas a uma conta bancária, é uma alternativa interessante para os visitantes que chegam ao Uruguai. A operação não tem custo adicional para o visitante estrangeiro e permite o acesso à devolução de 9 pontos de IVA no consumo de bares e restaurantes e 4 pontos de IVA nas compras em geral.

Os cartões também oferecem benefícios como descontos especiais e economia no carregamento de combustível nas áreas de fronteira. O procedimento para obtê-los é extremamente simples. Uma das opções é o cartão Midinero, pode ser encomendado em qualquer uma das mais de 450 lojas Redpagos em todo o país. Ele fornece uma solução para quem não quer transportar dinheiro constantemente e busca obter um desconto em seu consumo.

Outra opção pré-paga é o Abitab, um cartão que permite os mesmos benefícios fiscais que o anterior, com retornos de 4 e 9 pontos respectivamente e um desconto de 24% nos postos de gasolina nas áreas de fronteira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar