Brasil,

Viagem com o Pet: Dica para transportar o melhor amigo em segurança

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Mendonça
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Freepil Freepil

Cães e gatos podem e devem ser incluídos nos passeios de férias, no entanto, cuidados são importantes para evitar transtornos para o pet e para o dono

O verão chegou e muita gente vai aproveitar a temporada de calor para viajar com a família. Nessas horas, quem tem pet costuma viver um dilema: levar o animal à tiracolo ou recrutar alguém para cuidar dele? Para o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, a decisão deve ser tomada com muita cautela, levando em consideração a espécie do animal, bem como sua idade e saúde. “Os felinos, em geral, costumam se estressar mais em viagens, nesse caso, recomendo transportá-los somente se for inevitável. Se tem alguém de confiança que pode cuidar do pet em seu ambiente, é muito melhor deixá-lo”, alerta.

Cães, por sua vez tendem a viajar com mais tranquilidade, mas é preciso evitar viagens muito longas, ter cuidado redobrado nas paradas, cuidar da ventilação e observar a temperatura corporal do animal. “Se puder viajar durante a noite, especialmente no verão, é mais interessante”, recomenda. Há leis para condução de animais em viagens de avião ou carro e, por este motivo, é essencial que o tutor informe-se e programe o passeio com antecedência. Veja algumas dicas, abaixo:

Viagem de carro

Apesar de não ser obrigatório o uso da caixa transportadora dentro dos veículos de passeio, essa é a melhor opção para os gatos que costumam ficar agitados nesses momentos. “Deixe a caixa transportadora aberta pelo menos um dia antes em um local onde o gato possa entrar e se acostumar com aquele ambiente. Isso faz com que ele perca o medo e não se recuse a entrar nela antes da viagem”, comenta o veterinário. Outra dica é prender a caixa com o cinto de segurança, para evitar que o animal se machuque com o movimento do veículo.

Já para os tutores de cachorro, a recomendação é manter o animal preso, de forma que ele não possa distrair o dono e tenha sua movimentação reduzida. “O correto é prender o cão com o auxílio de uma guia no cinto de segurança, impedindo que ele consiga pular para os bancos da frente ou atrapalhar o motorista de alguma forma”, explica Morais. Outra alternativa são as cadeirinhas para cachorros, aconselhadas para os cães de pequeno porte. “Recomenda-se ainda a baixa ingestão de líquidos pelos animais, para evitar vômitos”, acrescenta.

Transporte em avião

Quem pretende viajar de avião com um bichinho de estimação precisa se programar com pelo menos 3 meses de antecedência. “Os trâmites variam de acordo com o destino e cia aérea, principalmente para voos internacionais”, alerta o especialista. No geral, é necessário o uso de caixas de transporte e microchips de identificação, porém ambos precisam atender às exigências do país de destino. Também é fundamental estar com a vacinação em dia, e, em alguns casos, a imigração ainda pede exames que comprovem que o animal está saudável.

Cuidado redobrado com filhotes e idosos

Independente do meio de transporte, filhotes que ainda não tomaram todas as doses das vacinas não podem viajar e com os animais idosos é preciso ter uma atenção especial. O ideal é fazer uma visita ao veterinário e pedir exames que atestem a saúde do bichinho antes de tirá-lo de casa. “Pets idosos ou com problemas cardiorrespiratórios não devem ir, a não ser que não seja possível evitar a viagem”, finaliza o veterinário.

Sobre Animal Place

Criada em 1997 pelo veterinário Jorge Morais, a Animal Place é focada em cuidados para animais de estimação. A rede de franquias oferece a integração de serviços de hospital, veterinário, centro estético, hotel, loja e franquias, com soluções criativas e atraentes para os clientes. Todas as lojas disponibilizam espaços exclusivos para felinos e filhotes, em que os profissionais têm controle de ruídos e stress e baixo risco de contaminação. No canal da rede no youtube, animalplace100, é possível encontrar dicas e cuidados para pets com o Dr. Jorge. Mais informações: www.animalplace.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar