Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

FETPESP lança livro sobre a trajetória do transporte de passageiros em São Paulo

A Voz dos Pioneiros conta histórias de coragem, persistência e aventura vividas por precursores do setor e seus filhos

No dia 12 dezembro, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) lançará o livro A Voz dos Pioneiros, da historiadora Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira, sobre a trajetória do transporte de passageiros no estado a partir de situações vividas por empresários pioneiros do setor. "São narrativas de coragem e aventura, que tem como pano de fundo marcos da história da cidade de São Paulo, do estado e até mesmo do país", conta a historiadora.

Desenvolvido pela FETPESP, com patrocínio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mercedes- Benz do Brasil, BR Distribuidora, Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias, Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda, Banco Luso Brasileiro, Divena Concessionária, Prodata Mobility Brasil e Comercial Sambaíba de Viaturas, o livro nasceu de uma iniciativa do presidente da Federação, Mauro Artur Herszkowicz.

"A história do setor do transporte de passageiros no Estado sempre foi pouco documentada e explorada. Nosso objetivo é revivê-la e prestar homenagens aos empresários relevantes do segmento. Hoje, o tema mobilidade urbana é algo que merece atenção e, por isso, estamos cada vez mais atuantes na busca de tecnologias que melhorem a vida das pessoas", explica Herszkowicz.

Para escrever a obra, Maria Candelária entrevistou 26 empresários, que são proprietários e/ou executivos de empresas paulistas pioneiras do transporte de passageiros dos setores rodoviário, urbano e intermunicipal de todo o estado de São Paulo. "Foi fascinante conhecer as histórias de vida deles, suas origens, relações familiares, dificuldades e problemas enfrentados no dia a dia", conta.

O livro também foi produzido com base em registros de revistas especializadas, como a Setnews, uma publicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp), a Interbus, a Technibus, entre outras. Contou também com os manuscritos das empresas nos livros de registros do Setpesp e bibliografia específica sobre transportes.

Os primeiros 750 exemplares de A Voz dos Pioneiros serão distribuídos gratuitamente para os convidados do lançamento, que será realizado no Buffet Casa Fasano, em São Paulo. O objetivo é tornar conhecida a história do transporte por todos do setor e fora dele, além de homenagear empresários que quebraram barreiras e enfrentaram uma longa jornada até hoje. Durante o evento também será transmitido um filme que retrata a história do pioneirismo do setor. "Sem dúvida será um momento de celebração e união da categoria", reforçou o presidente da FETPESP.

Sobre a FETPESP

Constituída em 08 de dezembro de 2014, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) integra o sistema confederativo da organização sindical, e é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior. Sua existência congrega nove sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras de serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos. Também é filiada à Confederação Nacional de Transportes (CNT) e, por meio de parceiros como o SEST/SENAT, provém uma série de programas que beneficiam empresas pertencentes ao setor.

Perfil da autora

Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira é graduada e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, coordenadora dos cursos de Arqueologia, História e Geografia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), sócia diretora da empresa Istorial Pesquisa Histórica e Produção Cultural. Tem experiência acadêmica no magistério superior e como historiadora pesquisadora em memória e patrimônio cultural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo