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Temporada de férias pode consolidar aumento de viagens para ônibus rodoviário interestadual

Empresas de ônibus rodoviário mantêm expectativa de aumento das viagens, com oferta de diferenciais no serviço e promoções

Otimista com o aumento de até 15% nas viagens por ônibus interestaduais durante o primeiro semestre deste ano, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) projeta alta de 28% na demanda de passageiros nesta temporada, comparada aos três últimos anos (2016 a 2108).

Segundo a Associação, o setor vem se aprimorando para oferecer diferenciais nos serviços e no atendimento ao passageiro, que segundo avaliação da entidade, vem redescobrindo os benefícios de viajar de ônibus, inclusive nas férias, quando a competição com outros modais é mais acirrada.

Entre os benefícios, as empresas incluem itens que redobram a segurança, como a frota equipada com GPS e rastreamento via satélite e outros diferenciais, além de investimentos em novas ferramentas que dão maior qualidade e conforto à experiência nos ônibus rodoviários interestaduais de empresas reguladas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pois somente elas são obrigados a cumprir normas rígidas de operação nas estradas.

Apenas as empresas reguladas podem dar garantia de embarque e desembarque a partir da compra da passagem. Isso é algo que nenhum serviço sem regulação oferece. No caso de desistência da viagem e antes de configurado o embarque, o passageiro terá direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete, em até 30 (trinta) dias do pedido.

Com relação às promoções, as empresas interestaduais oferecem desde 2012, uma tarifa 30% a 40% abaixo do teto da tarifa cheia (ou seja, o máximo de reajuste que a empresa de ônibus deve aplicar ao preço da passagem). Além disso, o passageiro que antecipar a compra ainda pode garantir descontos que chegam a até 60% com a certeza de que seu embarque está confirmado.

Um exemplo de investimento em novas ferramentas para maior comodidade e conforto do passageiro é destaque entre viações de Recife e Fortaleza, locais em que empresas já estão disponibilizando o uso do o aplicativo Safer, serviço complementar, oferecido após a viagem, sem custo adicional, com o objetivo de transportar os passageiros da rodoviária até o destino final, dentro da cidade. A parceria começou em agosto, em Recife (Terminal Rodoviário TIP), e em setembro foi expandida para Fortaleza (Rodoviária João Tomé).

Com a proximidade das férias, a Associação também destaca outros diferenciais que o passageiro terá acesso ao contratar o serviço de empresas reguladas. Veja lista a seguir:

Diferenciais de empresas reguladas pela ANTT

• Oferecem rodoviárias e pontos autorizados para o embarque de passageiros, como a Rodoviária do Rio, possuem modernos sistemas de segurança, o que inclui circuito interno de TV, vigilantes patrimoniais e monitoramento 24h todas as instalações.

• Atendimento a emergências. Nesse caso, se o passageiro passar mal durante a espera pelo embarque ele encontrará na rodoviária o serviço de atendimento a emergências. Além de médicos e enfermeiros de plantão, a rodoviária possui desfibriladores e toda estrutura para prestar o primeiro atendimento até a chegada do serviço especializado.

• Cumprem o itinerário sequencial da linha, sem desvio de rota

• Mantêm pontos de apoio a uma distância máxima de 400 km. E são obrigadas a manter pontos de parada localizados em intervalos de até quatro horas de viagem, nos ônibus com sanitário.

• Além do ambiente digital disponível, por meio de diversos portais de vendas para facilitar a vida do passageiro, são obrigadas a manter pontos de venda de bilhetes de passagem nos terminais de origem e destino e nos pontos de seção da linha, também para atender de forma inclusiva a todos os perfis de passageiros.

• Com relação à qualidade do serviço, as empresas mantêm rígidos processos de seleção, contratação e capacitação de seus motoristas. Eles passam por treinamentos de atendimento ao cliente, direção defensiva, sinalização etc. A maioria das viações possuem laboratórios de Medicina do Sono para monitorar o descanso de seus motoristas.

• Capacitação do motorista e respeito às legislações referentes ao descanso, um dos pontos fortes para garantir a segurança dos serviços.

• Os funcionários dos terminais rodoviários também estão aptos a prestar todo atendimento ao passageiro e participam de constantes processos de qualificação e capacitação.

• Os terminais rodoviários oferecem acessibilidade, com estrutura adequada para o deslocamento de passageiros com deficiência e idosos. A Rodoviária do Rio, por exemplo, possui certificação Ouro em Acessibilidade pela Prefeitura do Rio com estrutura de sinalização, mapas táteis, assentos reservados e elevadores. Nas rodoviárias, a operação das empresas é fiscalizada regularmente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e outros órgãos de defesa do consumidor como o DETRO, Procon etc. As agências podem autuar empresas que utilizarem outros pontos de embarque que não sejamos oficiais para garantir a segurança dos passageiros em todo trajeto da viagem.

• O transporte regulado também é o único que cumpre função social e inclusiva, ao atender todos os perfis de passageiros, ao conceder gratuidades de viagem a idosos, jovens carentes e pessoas com necessidades especiais. Somente no ano passado o setor assegurou 4,8 milhões de gratuidades aos usuários.


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