Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABIH-MG assina acordo para implementação de energia solar em hotéis associados

- O presidente da associação, Guilherme Sanson, assinou um acordo com a Cemig Geração Distribuída e a Mori Energia Solar para a implementação de energia fotovoltaica nos hotéis;

- A proposta inclui a redução de 13 a 22% na tarifa de energia, além de um selo de energia limpa e sustentabilidade

A sustentabilidade nos empreendimentos turísticos tem sido um dos pilares da nova gestão da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), que assinou nesta semana um acordo com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada entre a Cemig Geração Distribuída (GD) e a Mori Energia Solar para a implementação de energia fotovoltaica nos hotéis associados, que receberão também um selo verde de energia limpa. A proposta inclui o uso de painéis solares para a captação de energia, gerando uma redução de 13 a 22% na tarifa.

Minas Gerais está localizado no cinturão solar, uma faixa onde há a maior incidência de raios solares do país, e de acordo com o presidente da entidade, Guilherme Sanson, apostar neste tipo de energia renovável é cuidar do futuro da atividade econômica no estado. “Apesar da atenção com a ecologia no país ser embrionária, estamos percebendo um movimento de consciência ambiental no setor e em nossos hóspedes, e dar a possibilidade dos hotéis produzirem a própria energia, de forma limpa e renovável, diminuindo a emissão de poluentes, é um investimento no futuro dos empreendimentos com responsabilidade social e ambiental”, afirma.

Além do impacto ambiental positivo, os associados que fizerem a adesão ao programa irão reduzir significativamente os seus custos com energia. Ivo Pitanguy, diretor de novos negócios da Mori Energia Solar, afirma que a economia obtida através desta redução pode ser usada para fomentar o mercado local. “Temos observado que a economia gerada pelos nossos clientes tem ajudado na expansão de seus negócios e no desenvolvimento do mercado local”, esclarece. Sanson explica que esta é uma grande oportunidade para os hoteleiros. “A tarifa de energia impacta em 10 a 20% nos custos do hotel. Reduzir este percentual permite ao empreendedor um investimento no próprio setor, em maquinário, pessoal, treinamentos e marketing, reaquecendo a economia local”, diz.

Adesão ao acordo

A anuência ao programa não implica em investimentos para o associado. De acordo com João Paulo Dionísio Campos, diretor comercial da Cemig Geração Distribuída, a distribuição da energia será feita pelas redes já existentes. “A Cemig GD e a Mori possuem as fazendas e o associado por meio da adesão ao contrato, passa a ter direito, no tempo estipulado pelo documento, a uma cota da usina para a geração da própria energia e a obtenção desse desconto na conta de luz”, explica.

Ainda segundo Campos, investir em soluções de energia para o setor hoteleiro é gratificante para a SPE. “Somos uma subsidiária da Cemig voltada para o mercado de soluções energéticas e é muito satisfatório disponibilizar energia de maneira mais eficiente, limpa e barata para um setor tão relevante para a economia do estado e para o bem-estar dos nossos turistas e visitantes” diz.

Para aderir ao consórcio e usufruir dos benefícios, os hotéis interessados devem entrar em contato com a ABIH-MG para obter as orientações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo