Cresce gastos de brasileiros com viagens ao exterior

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Gabriela Ortiz
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Descubra o número de embarques internacionais e o valor gasto no período fora do país

Os brasileiros adoram viajar e isso não é segredo para ninguém. De acordo com uma pesquisa feita pelo site de pesquisas Opinion Box, 86% das pessoas afirmaram que costumam viajar a lazer pelo menos uma vez por ano. Afinal, todo mundo merece uns dias de lazer e descanso, não é mesmo?

Outra notícia corrobora ainda mais essa afirmação. Notícias recentes mostram que mesmo em cenário de crise, o número de viagens internacionais e gastos feitos por brasileiros durante viagens ao exterior apresentou crescimento nos meses de Junho e Julho de 2019.

A seguir, listamos por que os brasileiros viajaram mais, quais os destinos internacionais mais procurados e outras notícias quentinhas sobre o mercado de turismo.

Para descobrir tudo isso, continue lendo.

Número de embarques em voos internacionais cresceu

Antes de mais nada, foi publicado recentemente no site de notícias G1 que o número de embarques internacionais cresceu 4,6% em junho. Em números exatos, esse percentual representa um total de 686 mil passageiros brasileiros rumo a terras estrangeiras.

Para se ter ideia, esse foi o maior número já registrado na história da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para meses de junho. Vale lembrar que a agência possui nada menos do que 20 anos de atuação, o que é surpreendente.

Queda no preço médio do dólar em Julho

Além do registro de aumento no número de embarques de brasileiros para o exterior, houve também aumento no valor gasto por esses brasileiros fora do país. No total, brasileiros gastaram US$ 1,9 bilhão em viagens no exterior no mês de julho.

Para fins de comparação, em julho do ano passado esse número não passou de US$ 1,73 bilhão. Isso representa uma alta de 9,6%.

Mas o que levou brasileiros a gastarem mais, sendo que o cenário econômico do país ainda não é dos melhores? Bem, para responder a essa pergunta, vamos recorrer à fala do chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha. Segundo Fernando, esse resultado foi influenciado principalmente pela queda do dólar nos últimos meses.

Apesar da cotação média do dólar ter batido os R$ 4 em maio, esse valor foi caindo gradativamente, tendo chegado a R$ 3,86 em junho e, finalmente, a R$ 3,78 em julho. Ou seja, isso animou as pessoas e possibilitou que muitas economizassem um bom dinheiro durante o período de férias escolares.

O Chefe do Departamento de Estatísticas ainda destaca que com a alta do dólar no mês de agosto e agora no começo de setembro, a tendência é que os gastos diminuam.

Destinos mais procurados por brasileiros no exterior

Sabendo que o número de embarques internacionais aumentou e os gastos também, a pergunta que não quer calar é: para onde os brasileiros estão indo, afinal?

Para responder a pergunta, há um levantamento feito pelo site de buscas de passagens e pacotes de viagem, Kayak, que revela os países mais procurados pelos brasileiros de acordo com o estado em que vivem.

Paulistas e cariocas, por exemplo, estão entre os brasileiros que mais buscaram por destinos internacionais pelo site, e as pesquisas incluem lugares da europa, américa do sul e américa central. Veja os principais:

Lisboa, Portugal
Miami, Estados Unidos
Orlando, Estados Unidos
Buenos Aires, Argentina
Nova Iorque, Estados Unidos

Destinos para quem busca uma alternativa ao dólar

O dólar em alta nem sempre é um problema na hora de viajar. Afinal, aqueles que costumam viajar com maior frequência costumam investir em alternativas para se proteger da alta, como a compra de moedas em períodos de baixa e o armazenamento delas em conta ou cartões pré-pago internacionais.

Contudo, para aqueles que estão em busca de destinos internacionais onde a moeda americana não seja o câmbio oficial, a seguir estão listadas algumas sugestões:

Buenos Aires, Argentina
Montevidéu, Uruguai
Santiago, Chile
Cartagena, Colômbia
Bangkok, Tailândia
Joanesburgo, África do Sul
Istambul, Turquia
Bogotá, Colômbia
Lima, Peru

Seja qual for o destino, a dica mais importante para economizar é se preparar antes de embarcar. Por isso, adquira moedas estrangeiras de forma fracionada em vez de comprar tudo de uma vez e invista em mais de um meio de pagamento – moeda em espécie e cartão pré-pago internacional, por exemplo.

Mas se mesmo em período de alta for necessário comprar dólar, escolha sempre instituições financeiras de confiança, que possuem autorização do Banco Central para operar câmbio. Épocas em que o preço da moeda oscila muito, o número de fraudes envolvendo o dólar tende a aumentar. Por isso, é importante ficar atento e se proteger!

Gastos de estrangeiros no Brasil
Aproveitando que o assunto é gastos em viagem, recentemente, mais precisamente em Junho deste ano, o governo brasileiro declarou a isenção de vistos para Austrália, Canadá, EUA e Japão. E um dos resultados dessa isenção já começou a surtir efeitos positivos na economia do país, por meio do expressivo aumento de gastos de estrangeiros no Brasil.

De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de US$ 598 milhões foram injetados na economia brasileira pelos turistas estrangeiros só em julho de 2019. Para fins de comparação, no mesmo período do ano passado foram US$ 417 milhões. Isso significa um aumento de 43,4% no período e o maior crescimento dos últimos 16 anos, exceto pela Copa do Mundo de 2014.

Gostou de saber mais sobre os números recentes do mercado de turismo? Compartilhe este conteúdo com aquele grupo de amigos que adora viajar.