Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como explorar de forma mais segura investimentos em imóveis pelo Airbnb

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marilia - IEME Comunicação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

A utilização das plataformas online de aluguel descaracterizaria ou não a destinação residencial do condomínio?

Na ampla problemática que envolve, de um lado, os condomínios e empreendimentos assemelhados e, de outro, o sistema denominado Airbnb, reside a questão da ausência de regulação destes serviços online inovadores de economia compartilhada.

O tema é conflituoso e tem comportado divisão doutrinária e jurisprudencial: afinal, a utilização das plataformas online de aluguel, tais como Airbnb, descaracterizaria ou não a destinação residencial do condomínio? A resposta deverá ser analisada caso a caso, porém, diante da dificuldade da falta de regulamentação específica para os aplicativos, diversos destes conflitos foram levados ao Poder Judiciário, que tem proferido decisões antagônicas a respeito da temática, corroborando para o aumento da insegurança jurídica.

O investidor que deseja comprar imóveis com intenção de submetê-los à plataformas de aluguel por curtos períodos irá enfrentar esta realidade. De um lado, os proprietários sustentam a primazia do direito constitucional à propriedade, do princípio de que cabe ao proprietário a escolha de como usar seu bem. De outro, reclamações de moradores pela perda de privacidade e de uma possível redução na segurança devido à alta rotatividade de inquilinos.

Assim, para tentar evitar o enfrentamento deste problema, algumas precauções podem ser tomadas, como a autorização na convenção de condomínio desta modalidade de locação por plataforma. Além disso, para evitar conflitos, devem ser estabelecidas regras específicas como horário de entrada e cadastramento de dados pessoais na portaria, acesso as áreas de lazer, horário de silêncio, uso da garagem. Uma deliberação na convenção condominial ou assemblear para respaldar a atividade com ampla divulgação aos condôminos, deverá ser, em princípio, a primeira medida a ser tomada.

* Priscila Esperança Pelandré é advogada da Sociedade de Advogados Alceu Machado, Sperb e Bonat Cordeiro e Mestranda em Direito Empresarial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo