Brasil,

O cubismo tcheco: últimos dias de uma grande exposição

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Fernando Destro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

O cubismo tcheco: últimos dias de uma grande exposição

Antes da Primeira Guerra Mundial, o cubismo trouxe uma revolução para o mundo da arte. A descomposição de objetos em formas geométricas simples, que quebraram a impressão total, também alterou os processos artísticos tradicionais. Quando o estilo de vanguarda da época anterior à guerra chegou de Paris a Praga, nasceu uma combinação única: o cubismo na arquitetura. Desde 2015, a casa da Madona Negra, ou de Nossa Senhora Negra, abriga uma exposição desta arte e sua passagem e impacto na história tcheca. Compartilhamos um breve perfil dela e convidamos você a visitá-la, pois ela logo a exposição se encerrará.

No centro de Praga, perto da Praça da Cidade Velha ou perto da Câmara Municipal, há um edifício que difere bastante dos outros. Sua fachada ostenta a estátua de Nossa Senhora Negra. É por isso que este edifício notável recebeu o nome da Casa de Nossa Senhora Negra (Dům u černé Matky Boží). Por que isso é tão particular? Pertence às melhores amostras de uma invenção puramente tcheca: o cubismo na arquitetura. E também o equipamento da casa é cubista.

No dia 31 de dezembro, uma exposição única localizada nesta casa dedicada à criação tcheca nesse estilo será encerrada.

Não perca a oportunidade de descobrir diferentes ambientes e coisas que o cubismo influenciou como móveis, cerâmicas, cartazes, gráficos publicitários ou trabalhos selecionados da pintura cubista de Emil Filla ou Josef Čapek e muitos outros que se combinam perfeitamente com o ambiente. .

Abaixo está um breve resumo do que te espera:

A poltrona como um trono, a luz como um diamante

A exposição mostra o essencial do cubismo tcheco, especialmente com base nas exposições dos interiores. Assim, os visitantes verão a mobília dos arquitetos Pavel Janák, Vlastislav Hofman ou o representante do cubismo tcheco Josef Gočár, que provavelmente é mais conhecido e que também projetou a Casa da Nossa Senhora Negra. As poltronas angulares e tortuosas mesas serão completadas por cerâmicas excepcionais, curiosos objetos de metal, papéis de parede hipnóticos ou cartazes cubistas. Não faltarão a pintura e escultura cubista dos artistas tchecos Emil Filla ou, por exemplo, o pintor gráfico, escritor e fotógrafo Josef Čapek.

Uma parte da exposição também é uma área com móveis cubistas. Mediante solicitação, também estará presente um especialista que o guiará pela apresentação com as explicações em inglês. Os organizadores prepararam os materiais informativos, tanto na forma impressa como em um tablet direto na exposição. Na casa também fica a única cafeteria cubista do mundo onde você pode terminar sua visita com um café. E quem estará interessado no cubismo, pode passear em Praga, procurando outras pérolas da arquitetura. Você pode obter um mapa na Casa de Nossa Senhora Negra que o guiará pelas outras construções cubistas.

À procura de cubismo em Praga e na República Tcheca

Na Cidade Velha, perto do Teatro Nacional, fica a casa cubista Diamant. Diretamente abaixo de Vyšehrad, nas margens do rio Moldava, está, por exemplo, a aldeia de Kovařicova, um pouco mais distante também está a cautelosa casa de Trojdům, que já tem mais de cem anos de idade no aterro de Rašínovo. O famoso arquiteto Josef Gočár, a quem já mencionamos, também projetou outros prédios para Praga, por exemplo, o edifício Cubist Rondo do banco Legiobanka, na rua Na Poříčí. Ele também deixou sua marca significativa na arquitetura de Hradec Králové, onde seu prédio do ensino médio existe ainda hoje. Ele também projetou um pavilhão espaçoso nos banhos de Lázně Bohdaneč. Outro trabalho notável é a vila de Bauerova, perto de Kolín, que também abriga o Museu e a galeria do desenho cubista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar