De geração em geração, centro gastronômico de São Roque mescla tradição e inovação

Restaurante português Don Patto foi um dos primeiros espaços do centro gastronômico a funcionar - Crédito: Tiago Lasak Restaurante português Don Patto foi um dos primeiros espaços do centro gastronômico a funcionar - Crédito: Tiago Lasak

Vila Don Patto mira no futuro ao alinhar os negócios a hábitos centenários e tendências; no Brasil, 90% das empresas são familiares

Segundo último dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% das empresas do país são familiares. Ainda que ter um negócio que passa de geração em geração seja sinônimo de tradição, para firmar nome no setor de atuação é essencial inovar e se atualizar conforme a demanda do mercado e dos consumidores. Exemplo é a Vila Don Patto, centro gastronômico em São Roque, onde costumes centenários se mesclam com hábitos modernos.

Fundado em 2010 por Julio Patto, o espaço não é o único empreendimento da família – antes, o empresário já teve uma adega na mesma cidade e, entre 2016 e 2017, também tocava a Quinta do Patto, em Vargem Grande Paulista. A vontade de expandir os negócios fez com que ele chegasse ao endereço atual, que fica em uma das estradas que compõem o Roteiro do Vinho são-roquense.

Assim, no início da década, o centro gastronômico ganhou forma. “Aqui, encontramos o espaço que precisávamos para apostar e homenagear não apenas nossas tradições portuguesas, mas também nossas origens italianas, além de termos desenvolvido toda a estrutura turística que a região demanda”, conta Tulio Patto, atual diretor da Vila Don Patto. “Hoje, como responsável pelos negócios, tenho a missão de manter a memória da minha família sem deixar de lado as tendências do nosso setor”, completa.

Neste ano, é completado o centenário do plantio da primeira uva em terras brasileiras pelos Patto. Para reviver a identidade familiar, que foi marcada pelo cultivo do fruto para produção de vinhos, Tulio investiu na criação de uma nova plantação, que também funcionará como uma atração turística no futuro. Contudo, a tradição ganhou novos ares, uma vez que a técnica utilizada – chamada condução coberta – é pioneira no município.

“Com este método, as videiras nascem na vertical e o fruto na horizontal, de cima para baixo, formando uma espécie de telhado”, explica o diretor do centro gastronômico. “A vantagem é que, por ser uma plantação coberta, a incidência de água na planta é menor, o que elimina vários tipos de doenças e fungos. Com isso, não usamos agrotóxicos e a uva ganha mais qualidade. Temos expectativa de colher cachos de 800 gramas a um quilo.”

No entanto, as inovações não param por aí e se estendem até o cardápio dos restaurantes. Típico aperitivo português, a Alheira é uma linguiça à base de carne suína, miolo de pão e especiarias. Porém, seguindo as tendências dos hambúrgueres gourmet, a Vila Don Patto criou o Hambúrguer de Alheira. “Nosso chef elaborou uma receita exclusiva e deu muito certo porque todas as pessoas que experimentam, adoram, principalmente porque atende a todos os paladares”, observa Tulio.

Outras novidades no menu são a coxinha de bacalhau e a fondue de queijo com nhoque frito, que foi servida em edição limitada durante o mês de julho. “Sempre que pensamos em acrescentar algo novo, seja sazonal ou não, acrescentamos nossa identidade, dessa forma, não somos apenas mais um restaurante que tem determinado prato no cardápio”, assinala o empresário.

Sobre a Vila Don Patto

Em São Roque, o centro gastronômico conta com restaurantes italiano e português, choperia e cervejaria, boulangerie, Café & Grelhados, sorveteria, pastifício, empório e adega. Para entreter toda a família, o espaço oferece playground e redários.

Cercado pela natureza, o local recebe eventos como corporativos e casamentos, além de dispor de comodidades como heliponto. Fundado em 2010 por Julio Patto, o espaço tem como objetivo reviver as origens portuguesas e italianas da família.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS