FLIMA 2019: Festa literária internacional da Mantiqueira atrai turistas e apaixonados por livros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wagner Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Pousada Quatro Estações de Pinhal - Crédito Wagner Ribeiro Pousada Quatro Estações de Pinhal - Crédito Wagner Ribeiro

Amantes de literatura já podem conferir a programação da FLIMA 2019 (Festa literária internacional da Mantiqueira). O evento será realizado na charmosa Santo Antônio do Pinhal, a 170 km de São Paulo, de 23 a 25 agosto. Os ingressos para os eventos principais já estão disponíveis e custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia entrada.

A programação principal é composta por 13 mesas de debates (sendo 10 pagas e 3 com entrada franca) e uma peça de teatro. Haverá ainda oficinas, palestras, debates, contação de história, mediação de leitura, performances e outras atividades para crianças, jovens e adultos.

O mineiro Luiz Vilela, um dos mestres do diálogo da literatura brasileira, será o autor homenageado esse ano. Um dos destaques da programação é Ana Maria Machado, que celebra 50 anos de literatura em 2019.

Entre os demais convidados, estão nomes como Aline Bei, Carlos Eduardo de Magalhães, Gabriela Aguerre, Idalia Morejón Arnaiz (Cuba), Joselia Aguiar, Lilia Schwarcz, Luiz Biajoni, Luiz Ruffato, Mário Magalhães, Mel Duarte, Paulo Garfunkel, Ryane Leão e Tiago Ferro.

Além das atrações da FLIMA, também é possível encontrar um tempinho para conhecer Santo Antônio do Pinhal. A cidade oferece diversos passeios. Merecem destaque os bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a Cachoeira do Lajeado a mais famosa.

Outra opção é conhecer a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade. No local, é possível tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.

O Pico Agudo, sem dúvida, é um passeio obrigatório ao visitar a cidade. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, os visitantes vão se deslumbrar com a beleza da vista de 360° que permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba.

Uma dica de hospedagem para o período da FLIMA é a Pousada Quatro Estações de Pinhal, uma das mais charmosas da região. O pacote de 23 a 25 de agosto tem tarifas variando a partir de R$ 720, o casal. No valor está incluso um delicioso café da manhã com pães, bolos, frutas e muitas guloseimas típicas da Serra da Mantiqueira. Para mais informações e reservas, acesse: www.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou ligue (12) 3666-2260.

O que: FLIMA (Festa Literária Internacional da Mantequeira).
Onde: Santo Antônio do Pinhal (SP)
Quando: de 23 a 25 de agosto.
Valor: para a programação, os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia.
Programação principal: veja a programação completa em: www.flima.net.br.