Brasil,

Malas prontas para as Olimpíadas 2020 em Tóquio? Confira 10 dicas para aprender japonês com mais facilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Velasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Para quem acha fascinante a língua japonesa e está se preparando para acompanhar (in loco ou pela TV) as Olimpíadas em Tóquio, que serão realizadas de 24 de julho a 9 de agosto de 2020, vai gostar das dicas para aprender o idioma a tempo. A expectativa do Comitê Organizador Internacional (COI) é de que cerca de 4,5 milhões de pessoas estejam presentes nas competições, em 43 locais definidos para os eventos.

Segundo Yumi Kajihara, que há mais de 10 anos atua na elaboração do material didático de japonês do Kumon, quanto antes começar o estudo e fazer pesquisas sobre a cultura local, melhor e mais rápida será a assimilação.

“Quando você coloca o estudo em seu cotidiano, você aprende além das principais habilidades como leitura e escrita, ele se torna mais desafiador. Dessa forma, você pratica o que aprendeu nas aulas e vai aprimorando cada vez mais o novo idioma”, comenta Yumi.

Uma dica para organizar os estudos e, com isso, potencializar o aprendizado, é encontrar um local tranquilo para estudar. “Reserve um tempo, por exemplo 30 minutos por dia para fazer tarefas e torne isso uma rotina. Um pouco todos os dias trará resultados surpreendentes”, diz a especialista.

Confira mais dicas para inserir o estudo do idioma japonês ao seu dia a dia:

1. Leia e compreenda o idioma

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é entender como funciona o japonês. A partir do momento em que você já entende os sistemas de escrita do idioma, as outras habilidades como audição e fala virão naturalmente.

2. Leia mangás

Uma imagem contendo texto Descrição gerada automaticamenteO mangá é uma ótima ferramenta de estudo do japonês que você pode incluir no seu dia a dia. Após aprender o Hiragana e o Katakana é interessante que você comece a praticar a leitura para compreender como as expressões são utilizadas. Além disso, a maioria dos mangás trazem uma outra forma de escrita como o Kanji, que são símbolos que representam expressões ou frases.

3. Personalize sua experiência

Já ouviu falar do Rikaikun? É um complemento para navegador Firefox ou Chrome que automaticamente traduz ou inclui anotações em japonês. É um plugin e dicionário completo japonês-português para te auxiliar nos estudos do idioma. Suas páginas serão todas em japonês e quando você quiser saber o significado de um determinado texto é só selecionar que aparecerá um pop-up com a informação.

4. Ouça japonês

Uma das maneiras mais práticas de ouvir japonês é por meio de músicas, rádios, audiobooks, podcasts e até vídeos no YouTube. Prestar atenção na pronúncia das palavras é fundamental para memorizar as palavras e expressões.

5. Pratique a escrita

Praticar a escrita é imprescindível para que você tenha um bom desempenho no aprendizado. Foque nos traços e treine hiragana e Kanji. O ideal é que essa prática aconteça ao menos uma vez por dia.

6. Aprenda a traduzir

Fazer traduções de textos ou músicas que você gosta é um excelente exercício. A partir do momento em que você compreende melhor os significados você aprimora o desempenho. Utilize os dicionários nesse momento para ajudar com alguma palavra desconhecida.

7. Assista animes ou doramas

Os famosos animes e doramas (dramas japoneses) são incríveis e trazem histórias surpreendentes. É uma forma de aproveitar o seu momento de lazer e ainda assim aprender algumas gírias e expressões novas. Além disso, você consegue trabalhar a audição, que é fundamental para a pronúncia.

8. Aprenda os nomes dos objetos ao seu redor

Já parou para pensar nos nomes dos objetos em japonês que existem na sua casa? É um ótimo exercício para treinar nas horas vagas. Aliás, sempre que você fizer alguma atividade como tomar água ou assistir TV, tente criar frases em japonês para representar suas ações.

9. Transforme seu celular em uma sala de aula

O celular nos acompanha em qualquer lugar e qualquer tempinho que temos livres é a ele que recorremos. Então nada melhor do que baixar aplicativos, músicas, séries, e-books e jogos em japonês.

10. Conheça a cultura e os costumes

Quanto mais você se aprofundar na cultura e nos costumes japoneses mais aumentará o seu interesse em aprender o idioma. Colocando todos estes hábitos em prática você aprenderá muito mais rápido e terá muito mais satisfação em aprender palavras novas, melhorar sua pronúncia e até conversar com alguém.

No Kumon, o material de japonês foi produzido especialmente para brasileiros e tem como objetivo desenvolver o domínio da escrita e a capacidade de leitura. O aluno pode aprender o idioma por meio de textos e situações do cotidiano japonês. O material é acompanhado por audiobook, que possibilita o desenvolvimento da audição e da pronúncia correta. Com uma gradação suave dos conteúdos, o aluno torna-se capaz de ler e compreender textos literários originais, artigos científicos, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar