Brasil,

TURISMO GOIÁS: em Aragarças, turista desfruta do Rio Araguaia e de águas termais com propriedades medicinais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Piscinas termais do Complexo Thermas Água Santa - Crédito: Ulisses Siqueira Piscinas termais do Complexo Thermas Água Santa - Crédito: Ulisses Siqueira

Em toda sua extensão, com mais de dois mil quilômetros e passagem por quatro estados brasileiros, esse é único ponto encontrado no Rio Araguaia com águas termais e medicinais, inclusive com várias nascentes desaguando diretamente em seu leito

Conhecido por abrigar as águas quentes em Caldas Novas, Goiás também oferece águas termais em outros pontos. Um dele é o município de Aragarças, a 345 quilômetros de Goiânia, está situado o Complexo Thermas Água Santa, onde existem nascentes em que a água termal aflora naturalmente a 39 graus Celsius, todas com uma vazão elevada. O fenômeno das águas quentes ocorre às margens do Rio Araguaia, único em todo seu leito com mais de dois mil quilômetros, e une dois típicos atrativos turísticos do Estado, as águas termais e a exuberante riqueza natural da Região do Vale do Araguaia.

No Complexo Thermas Água Santa, somente em um dos poços, ela chega a mais de 100.000 litros por hora com uma perfuração de apenas 17 metros. Outro benefício é que a água encontrada na localidade é mineral e medicinal. Possui na sua composição química 0,18 mg/L de Fluoreto e a rara presença de 0,012 mg/L de Lítio em sua composição, elemento químico natural que traz vários benefícios ao organismo humano.

O lítio, por exemplo, conforme explica com o mestre em hidrogeologia Sebastião Peixoto Filho, é uma substância muita usada para medicamentos que tratam a depressão. “Embora não possa ser considerado um tratamento contra a depressão, o lítio encontrado nas águas termais de Aragarças contribui bastante para amenizar o problema”, afirma. Já o fluoreto, é altamente benéfico para a saúde dos ossos e dos dentes. “O consumo de água floreada é muito indicado para crianças até os dois anos e também para mulheres grávidas”, explica Sebastião Peixoto Filho

De acordo com o mestre em hidrologia, a propriedade do Thermas Água Santa o atrativo das águas quentes e a ocorrência do fenômeno na região se dá, segundo ele, porque as rochas da região são porosas e permitem que as águas de precipitação pluviométrica infiltrem a grandes profundidades, onde a temperatura é elevada. “Uma parcela dessa água infiltra na região da Serra do Taquaral, situada em Barra do Garças (MT) e vai a uma grande profundidade, onde é aquecida. A cada 30 metros em média na crosta terrestre temos o aumento de um grau de temperatura”, explica o especialista.

Em Aragarças, o Complexo Thermas Água Santa é o único do município com a ocorrência. Isso porque, segundo o mestre em hidrogeologia, apesar da característica geológica da região, não é em qualquer ponto que a água termal aflora, pois a camada sedimentar com essas características não é uniforme.

Estrutura

Para receber o turista, o Complexo Thermas Água Santa oferece um parque aquático termal de águas correntes, poço natural e praia. O visitante pode adquirir o day use ou se hospedar na pousada, que foi totalmente reformada para esta temporada. Os quartos possuem de 35m² e 25m², todos varanda privativa, frigobar, camas boxes, TV a cabo e wifi gratuito. Duas suítes são dotadas de banheiras jacuzzi e camas kingsize.

“Tentamos levar para os hóspedes uma experiência de muito conforto e proximidade com a natureza. Afinal, estamos às margens do Araguaia, rodeados por muito verde e muita água, portanto, esses elementos estão também nos detalhes da decoração”, ressalta a arquitetaMicaella Medeiros, que desenvolveu o projeto com Izadora Ayres.

Chegando à pousada, o visitante terá à direita e a 50 passos de distância uma paradisíaca e exclusiva praia de água doce, que frequentemente recebe a visita dos botos. Já à esquerda, também numa distância de 50 passos, está instalado um parque aquático que conta com piscinas adulto e infantil, balde aquático, cascata de 5 metros, quatro quiosques para churrasco e redário.

Instagramável

E para quem quiser ver toda a beleza do lugar do alto e fazer as mais belas fotos, uma passarela suspensa, com cerca de 42 metros de comprimento, dá acesso a um mirante a 12 metros de altura que oferece uma visão privilegiada para o Rio Araguaia. Numa outra passarela suspensa, o visitante pode atravessar uma reserva natural que dá acesso a outra praia exclusiva de areia branca e fina.

Completam a estrutura do empreendimento turístico uma loja de conveniência chamada Tralha Boa e um restaurante com capacidade para 150 pessoas, especializado na gastronomia regional.

Como chegar

O Thermas Água Santa fica no município de Aragarças, na divisa com o Mato Grosso. Para quem sai de Goiânia de carro, a distância é de 345 quilômetros, 23 quilômetros antes de chegar ao município. O acesso principal de carro a Aragarças é pela GO 070, saída para Inhumas. Por quase a metade do caminho, até a Cidade de Goiás, a pista é duplicada. É possível ainda fazer o trajeto de ônibus através da Viação Empresa Moreira com saídas diárias de Goiânia às 6h e 10h. A companhia Azul Linhas Aéreas também possui voos diretos às terças, quintas e sábados de Goiânia para Barra do Garças (MT).

Sobre o rio Araguaia

O rio Araguaia está localizado na região centro-norte do território brasileiro. Sua nascente fica na Serra do Caiapó, cidade de Mineiros (estado de Goiás). Ele corre em direção norte, desaguando no rio Tocantins. Ele passa pelo território de quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Ele é o segundo rio mais importante da Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins, tendo comprimento de 2.115 km


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar