Brasil,

Arroz de Bacalhau: receita é opção fácil e saborosa para a sexta feira Santa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Michel
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Arroz de Bacalhau: receita é opção fácil e saborosa para a sexta feira Santa

Independente da religião, a maioria dos brasileiros cresceu ouvindo que Sexta Feira Santa (que antecede o Domingo de Páscoa, neste ano dia 23 de março) é dia de comer peixe, em especial o bacalhau. Mas de onde será que vem este costume?

Tradicionalmente, na crença cristã, durante toda a quaresma, não é permitido comer carne de animais de sangue quente, como aves, porco e boi. A exceção é feita ao peixe, considerado um animal de sangue frio.

Assim, o costume de comer bacalhau chegou ao país na época do descobrimento, mas foi depois da chegada da família real portuguesa que a tradição tomou força. Além disso, o bacalhau era prático para ser salgado e desidratado, o que fazia com que o peixe fosse armazenado para durar mais tempo sem estragar. Desta forma, ele passou a ser consumido pelos portugueses que, na época, precisavam de produtos que durassem mais, devido as grandes navegações.

Aos poucos, muitos costumes mais rígidos da quaresma foram deixados de lado, tanto é que atualmente a maioria das pessoas consome carne durante todo o período. Mas a tradição de comer bacalhau na sexta-feira santa se mantém forte em diversos lugares do mundo!

E, mesmo faltando alguns dias para a data, já é hora de pensar no cardápio para reunir os familiares e amigos. A Ceraflame, em parceria com o Chef de Cozinha Paulo Machado, preparou uma deliciosa e fácil receita de Arroz de Bacalhau para você fazer em casa na Sexta Feira Santa.

Vamos lá?

Ingredientes:

1 Kg de arroz cozido
1 kg de Bacalhau desfiado
1 Alho poró
1 Pimentão amarelo
100 gr. de Tomate cereja
4 Cebolas picadas
Tomilho fresco a gosto
Azeite de oliva extra virgem a gosto
100 gr de Queijo parmesão ralado
Pimenta do reino preta a gosto
70 gr. de Azeitona preta sem caroço
Modo de fazer: Numa panela grande refogue o bacalhau desfiado, o alho poró, o pimentão amarelo e a cebola picada. Em seguida adicione o arroz cozido e o tomate cereja, a azeitona e misture bem. Por último acrescente o queijo ralado, acerte sal e pimenta do reino e sirva. A receita rende 5 porções.

Dica do Chef: Para preparar e servir, utilize uma caçarola de cerâmica da Ceraflame, na cor de sua preferência. A cerâmica conserva o calor do alimento, acelerando o tempo de preparo das refeições e mantendo a comida quente por mais tempo à mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo