Brasil,

Corte certo garante carne macia em qualquer receita

Corte certo garante carne macia em qualquer receita

Muitos sabem, mas poucos colocam em prática um truque simples que garante uma carne bovina macia em qualquer receita. O sentido do corte da peça influencia diretamente a conquista desse importante atributo – seja no preparo do churrasco, de um bife ou de pratos que utilizam a carne já cortada em pedaços menores, como o estrogonofe.

A dica é observar a direção das fibras da carne. O corte deve sempre ser realizado no sentido contrário, pois, dessa forma, os pedaços são encurtados e a peça fica mais macia e de fácil mastigação. Antes de cortar, é importante checar se a faca forma uma cruz em relação à fibra.

O coxão mole, por exemplo, tem as fibras bem visíveis. Para cortar, basta fazer pressão com a faca numa linha transversal à fibra. Já com o filé mignon, a lâmina deve estar na perpendicular.

A picanha, diferentemente das outras peças, possui fibras diagonais, por isso o corte é fatiado do lado oposto e a lâmina deve formar um X em relação à fibra.

E, quanto ao corte, não há segredo! Para garantir uma peça bonita, macia e suculenta, basta fazer um movimento único e rente, sempre contra a fibra.

Agora, a maciez que só um corte contra a fibra pode proporcionar, pode ser apreciada na sua cozinha e não apenas em restaurantes renomados. Que tal aproveitar as dicas e preparar um dos cortes mais amados, como o filé mignon? A Academia da Carne Friboi traz uma receita de rápido preparo, com acompanhamentos inovadores.

Bife de filé mignon com cuscuz marroquino ao limão-siciliano

Serve: 2 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: intermediário
Corte: filé mignon
Cortes alternativos: alcatra, contrafilé

Ingredientes
4 bifes de filé mignon Friboi (100 g cada um)
2 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Ingredientes do cuscuz marroquino
1 ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1 colher (sobremesa) de manteiga
raspas de casca de ½ limão-siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
1 colher (sopa) de castanha-do-pará picada
½ pimenta dedo-de-moça bem pequena picada
1 ramo de cebolinha picada

Modo de preparo

Esfregue o alho nos dois lados dos bifes, besunte com a manteiga, polvilhe o sal e a pimenta também dos dois lados. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.

Modo de preparo do cuscuz

Em uma panela, coloque o caldo de legumes e deixe ferver. Junte o cuscuz, a manteiga, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos ou até hidratar bem os grãos.

Com um garfo, solte o cuscuz, tempere com as raspas e o suco de limão, a pimenta, a castanha-do-pará e a cebolinha.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e grelhe os bifes dos dois lados.

Sirva com o cuscuz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::