Nutricionista dá dica de hamburguer saboroso para o inverno
Nutricionista ensina como substituir ingredientes e incluir o sanduíche na rotina alimentar sem prejudicar a dieta ou descuidar da saúde
O hambúrguer é um dos lanches mais consumidos no mundo e já se consolidou com um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Por dia são consumidos mais de 25 mil desses sanduíches no país, segundo dados do painel Consumo Fora de Casa da Kantar Brasil.
E quem gosta do lanche parece estar gostando cada vez mais. O número de hamburguerias segue em expansão no Brasil, com crescimento médio anual de 10,4% de 2015 a 2023. Dados da pesquisa de mercado Euromonitor mostram que o país tem cerca de 3 mil hamburguerias em funcionamento, número que deve ultrapassar 3,4 mil até 2028.
Comida sem culpa
Até quem evita fast food já descobriu um jeito de saborear o sanduíche sem culpa na consciência. Versões caseiras, com ingredientes frescos e acompanhamentos nutritivos vêm conquistando o paladar dos brasileiros adeptos de uma dieta saudável.
“O problema não é o hambúrguer em si, mas como ele é preparado e com qual frequência é consumido. Com equilíbrio e escolha dos ingredientes certos, ele não será o vilão das dietas”, ensina o nutricionista Jhonathan Andrade.
Professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, ele diz que os hamburgueres industriais ou de fast food geralmente contêm carnes mais gordurosas, conservantes, queijos processados, molhos calóricos, baixo teor de fibras, poucos nutrientes e sódio em excesso.
“Esse combo pode favorecer o ganho de peso, a elevação do colesterol, a retenção de líquidos e causar outros problemas de saúde associados à obesidade, como pressão alta e doenças cardiovasculares. Sem fibras e nutrientes adequados, há prejuízo também para a saúde intestinal e a saciedade”, alerta o especialista.
Para equilibrar a dieta e manter a qualidade da refeição sem abrir mão do sanduíche, o mestre em Nutrição e Alimentação recomenda escolhas inteligentes: hamburguer feito com cortes magros de carne (patinho ou frango) ou versões vegetais (feijão, grão-de-bico, lentilha).
Preste atenção na escolha do pão
A escolha do pão também é importante. Uma dica é optar pelo pão integral, de aveia, sem glúten ou criar versões light com wraps de folhas de alface. O nutricionista Jhonathan Andrade recomenda ainda substituir a maionese por iogurte natural, guacamole ou mostarda.
“Use queijos brancos, como ricota ou cottage, e aumente o valor nutricional do lanche com rúcula, alface, tomate, cogumelos grelhados ou cenoura ralada. Se fizer o hambúrguer em casa, inclua fibras na massa, como aveia ou chia. Para melhorar a saciedade, sirva com salada de grãos, com quinoa ou lentilha”, diz o professor do UniCuritiba.
Dicas para comer sem culpa
1. Controle a frequência e o tamanho das porções. Limite o consumo de hamburgueres a uma ou duas vezes por semana, se for caseiro. Reserve a ida ao fast food para ocasiões esporádicas.
2. Combine o consumo de hamburguer com um estilo de vida saudável. Pratique exercícios regularmente para equilibrar o consumo calórico e beba água para ajudar na digestão e reduzir a retenção de sódio.
3. Varie as proteínas, intercalando o hamburguer de carne com outras fontes (peixe grelhado, ovos, tofu, leguminosas).
4. Prefira hamburgueres assados ou grelhados sem gordura adicional. Prefira queijos mais saudáveis (ricota, cottage) ou abacate no lugar de queijos processados.
5. Invista em acompanhamentos nutritivos, como saladas frescas e molhos naturais (iogurte, mostarda, guacamole).
Receita de hambúrguer caseiro
Um hambúrguer de fast food, dependendo dos adicionais, pode ultrapassar 1.500 kcal. Já uma versão caseira magra varia de 250 a 400 kcal. Para ajudar nessa conta, o professor do UniCuritiba, Jhonathan Andrade, ensina a fazer um hambúrguer nutricionalmente saudável e balanceado.
Ingredientes (para 4 hambúrgueres)
· 400g de carne magra moída (patinho, coxão mole ou peito de frango) ou substitutos vegetais (feijão preto, grão-de-bico, lentilha, quinoa ou cogumelos)
· 1 ovo (ou 1 col. de sopa de farinha de aveia/linhaça para veganos)
· ½ cebola picada
· 1 dente de alho amassado (opcional).
· 1 colher de sopa de salsinha picada ou ervas secas, como orégano e manjericão.
· Sal a gosto para temperar (com moderação)
· Pimenta-do-reino ou páprica a gosto.
Opções para incrementar:
· Fibras: Adicione 2 col. de sopa de aveia, farelo de trigo ou chia.
· Vegetais ralados: Cenoura, abobrinha ou beterraba (esprema bem para tirar o excesso de água).
· Proteína extra: 1 col. de sopa de quinoa cozida ou tofu amassado.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela até homogeneizar. Modele os hambúrgueres (se ficar muito úmido, adicione mais aveia; se seco, um pouco de água). Asse no forno, na grelha ou airfyer até chegar ao ponto desejado (malpassado, ao ponto etc.)
Dicas para montagem saudável:
· Pão: escolha pão integral, de aveia, batata-doce ou sem glúten. Para a opção low-carb, use folhas de alface ou berinjela assada.
· Molho: Iogurte natural com ervas, abacate amassado, homus ou mostarda.
· Guarnições: Folhas verdes, tomate, cebola roxa, cogumelos grelhados ou abacaxi (se quiser um toque agridoce)
· Queijo: Cottage ou ricota
· Evite: Queijos gordurosos, bacon, maionese industrializada e molhos prontos.
Sobre o UniCuritiba
O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).
Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>