É noite de São João! Confira a receita exclusiva de Pudim de Paçoca da vencedora do MasterChef Profissionais
Ideal para Festas Juninas, sobremesa é criação de Bárbara Frazão, a Babi, chef de cozinha, empreendedora, mãe e professora de curso superior de gastronomia
Paçoca e pudim são duas paixões de brasileiros. Que tal uni-los, então, em uma única sobremesa? É o que propõe Bárbara Frazão, vencedora da 5ª edição do MasterChef Profissionais, em 2023, com o delicioso Pudim de Paçoca, cuja receita exclusiva a chef de cozinha compartilha com todo o Brasil por ocasião do São João e de outras festas juninas.
Babi Frazão, como também é carinhosamente conhecida, consolida-se como uma das principais referências da gastronomia brasileira contemporânea. Um ano após ter vencido o MasterChef Profissionais, ela foi reconhecida como "Chef Revelação do Ano 2024" pela Prazeres da Mesa, premiação que destaca os profissionais que mais se destacam no cenário culinário nacional.
Com 13 anos de experiência na área gastronômica e, atualmente, com 33 anos de idade, a chef brasiliense conseguiu equilibrar com maestria o comando de sua brigada na cozinha com os papéis de mãe de dois filhos, empreendedora – proprietária do restaurante Afeto, em Brasília – e professora de curso superior de gastronomia no Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, tornando-se um exemplo de como a paixão pela culinária pode transformar vidas e carreiras.
Segundo Babi, seus pratos são inspirados em memórias afetivas e na releitura da culinária brasileira, com um toque de criatividade e técnica refinada, preparados com bons ingredientes e a partir de ensinamentos passados de geração em geração, valorizando receitas simples e tradicionais e trazendo um olhar mais atual, com toques de sofisticação.
"Minha cozinha é uma extensão das minhas memórias afetivas. Cada prato que crio busca estabelecer uma conexão emocional com quem o degusta, resgatando sabores que nos remetem a momentos especiais da vida", explica a chef.
Confira, abaixo, os ingredientes e o passo a passo de sua receita para as Festas Juninas:
PUDIM DE PAÇOCA
Receita da chef de cozinha Bárbara Frazão, a Babi
Ingredientes
Para a massa:
2 latas de leite condensado
10 gemas
1 medida da lata do leite condensado, de leite
2 colheres de sopa de pasta de amendoim
1 colher de chá de sal
5 paçoquinhas formato rolha (para finalizar)
Para a calda:
2 xícaras de chá de açúcar cristal
1 xícara de chá de água
Modo de preparo
Para a massa: misturar o leite, as gemas e o leite condensado. Coar a mistura e adicionar a pasta de amendoim.
Para a calda: misturar açúcar cristal e água e levar ao fogo para ferver. Quando chegar na cor dourada claro, desligar e deixar esfriar.
Colocar na forma a calda, cobrir com a massa de paçoca e assar por 1h30 a 150°C em banho maria. Gelar por pelo menos 4h e desenformar. Para finalizar, sobre a calda, quebrar as paçoquinhas e servir.
Sobre Bárbara Frazão – Bárbara Frazão, ou Babi Frazão, é chef de cozinha, empreendedora e mãe de dois filhos. Vencedora da 5ª edição do MasterChef Profissionais (2023) e eleita "Chef Revelação do Ano" pela Prazeres da Mesa (2024), atua há 13 anos no setor gastronômico. Antes de consolidar sua carreira em Brasília, Babi teve passagens pelos renomados restaurantes D.O.M e Maní, em São Paulo, e Pujol, no México, experiências que contribuíram significativamente para sua formação culinária internacional. É proprietária do restaurante Afeto e do projeto Caramelou, ambos em Brasília, além de ser professora e embaixadora do curso de Gastronomia do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>