Conheça as origens da canjica de milho
O prato tem raízes controversas, mas não falta na mesa durante o tradicional período junino
Doce ou salgada, a canjica aluga um lugar especial no coração dos brasileiros. Durante o período junino, ela se muda para a memória e desperta a lembrança de seu sabor único. Muitas receitas fortes da cultura brasileira têm influência portuguesa dado o período de colonização, porém, esse não é o caso da canjica.
Acredita-se que a receita tem ascendência indígena, visto que aqueles habitavam as terras brasileiras no período anterior à colonização já cultivavam o milho, ingrediente-base do tão apreciado prato junino. Historiadores teorizam que o prato se popularizou na dimensão do território brasileiro graças aos bandeirantes, exploradores que entre os séculos XVI e XVII desbravaram as terras do interior do Brasil-colônia em busca de riquezas.
O prato de fortes raízes na história do país conquistou os brasileiros ao longo dos anos, e tornou-se tradicionalmente consumido em junho visto que este é o período da colheita da primeira do milho no Brasil. Pensando nisso, a Marajoara Laticínios, indústria leiteira de Hidrolândia, interior de Goiás, convidou a chef de cozinha e parceira da marca Lidiane Leite, para indicar uma sugestão de receita de canjica para quem deseja degustar esse prato rico em sabor e história.
“Quando se fala em festa junina, a canjica vem logo à cabeça. A canjica doce, servida gelada, é um concorrente forte demais entre todas as delícias da festa junina. Muitos gostam, mas pouco sabem fazer, então preparei um passo a passo”, diz a chef.
Canjica Tradicional
Ingredientes
2 xícaras de chá de canjica de milho;
2 litros de água;
1 xícara de chá de açúcar;
100g de coco ralado
Cravo-da-Índia e Canela a gosto
1 caixa de leite condensado Marajoara 395g;
1 caixa de creme de leite Marajoara 100g;
1 litro de leite Marajoara.
Modo de preparo
Deixe a canjica de molho na água por 24h. Depois, transfira para a panela de pressão com a água, o cravo e a canela, para cozinhar por 45 minutos. Após esse tempo, acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela destampada, cozinhe até engrossar a canjica de milho. Por fim, desligue o fogo e acrescente o creme de leite Marajoara para deixar a receita mais cremosa e suave. Passe para um refratário e polvilhe canela em pó por cima (opcional). Prontinho para servir!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>