Chef ensina o preparo da Maniçoba, prato de origem indígena, considerado a feijoada do Paraense

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Imagens: Luis Vinhão / Divulgação Namazônia Imagens: Luis Vinhão / Divulgação Namazônia

Famosa na região norte do Brasil, a maniçoba é um prato típico da culinária brasileira. Sua origem remonta aos povos indígenas que habitavam a região amazônica antes da chegada dos colonizadores europeus, e requer muita atenção durante seu preparo.

A base do prato é a folha da maniva (mandioca brava), extremamente tóxica, a folha precisa ser cozida por mínimo 7 dias para ficar livre do ácido cianídrico (cianeto). Após os 7 dias de fervura a maniva está pronta para receber os demais ingredientes do preparo da maniçoba.

Pedro Amaral, empresário e chef do restaurante Namazônia, localizado em São Paulo, explica que a maniva utilizada em seu restaurante já vem cozida de Belém do Pará, mas passa por mais alguns dias de cozimento para garantir a segurança do alimento.

“A maniçoba é um dos pratos mais pedidos do restaurante, quando vou explicar o que é a maniçoba, eu costumo dizer que é a feijoada paraense, só que ao invés de ter como base o feijão, utilizamos a maniva”. Explica Pedro.

Confira a receita do Chef Pedro Amaral.

Maniçoba

Ingredientes
1 kg de Maniva pré cozida
300g de carne seca
300g de bacon
200g de pé de porco
200g de rabo de porco
200g de orelha
300g linguiça calabresa
10g de folhas de louro

Modo de preparo

Primeiro dessalgue o pé, a orelha e o rabo do porco e reserve. Coloque a folha da maniva para cozinhar em água por 3 horas (observação: para o preparo compre a maniva pré cozida (por 7 dias), que é livre de toxinas), após esse período adicione a carne seca, carnes de porco, louro, bacon e a calabresa e deixe cozinhar por aproximadamente umas 2 horas ou até que as carnes estejam bem cozidas. Ao final do preparo sirva a Maniçoba com arroz branco.