Dia Internacional da Margarita: três versões para comemorar a data

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manu Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Dia Internacional da Margarita: três versões para comemorar a data

Solara Bar indica receitas de um dos coquetéis clássicos mais famosos do mundo

O Dia Internacional da Margarita é comemorado em 22 de fevereiro como uma celebração global deste coquetel clássico. Surgida na década de 1930, a Margarita ganhou fama mundial sendo apreciada por milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a tequila seja produzida no México, é uma bebida apreciada em todo o mundo por sua textura suave e notas de agave doce e terroso. As margaritas geralmente contém tequila, licor de laranja e suco cítrico, porém existem vários tipos de margarita para satisfazer uma variedade de preferências de sabor, incluindo doce, azedo, picante ou amargo.

/ A História da Margarita

"A Margarita faz parte de uma estrutura de criações conhecida como 'daisy', um estilo composto por cítricos, caldas, licor e um destilado, que remonta ao período Vitoriano", explica o jornalista Bruno Acioli, proprietário do Solara Bar.

Já no início do século XX, o Daisy era uma categoria de coquetel amplamente apreciada. O periódico Albuquerque Journal, em sua edição de 19 de julho de 1939, descreveu o Daisy como uma presença "ubíqua". A primeira menção específica de um Tequila Daisy foi documentada no jornal Correio Moville em 23 de julho de 1936, em um artigo intitulado "Graham's Sightseeing".

Contudo, uma das versões mais contundentes sobre a origem da Margarita remonta à década de 1948, quando uma socialite famosa chamada Margaret James ofereceu uma festa na cidade mexicana de Acapulco regada à margaritas – que viria a ganhar esse nome somente depois de seu regresso ao aeroporto.

A origem exata e a autoria do coquetel Margarita têm sido objeto de debate ao longo dos anos, com várias alegações de sua invenção. Seja como for, abaixo, a equipe do Solara Bar indica três variações para curtir o Dia Internacional da Margarita.

Tequila Daisy

A Tequila Daisy, precursora da Margarita, remonta ao final do século XIX. Originalmente feita com brandy, licor de laranja, suco de limão e soda, a Tequila Daisy evoluiu para incorporar tequila, tornando-se a base da Margarita moderna. Esta versão clássica apresenta a combinação perfeita de tequila, licor de laranja e suco de limão fresco, proporcionando um sabor equilibrado e refrescante.

60ml de tequila
15ml de grand marnier
15ml de suco de limão fresco
2,5ml de calda de açúcar
Club soda
Gelo
Sal ou açúcar para a borda do copo (opcional)

Modo de Preparo: Combine todos os ingredientes (menos o club soda) em uma coqueteleira com gelo. Agite bem e coe em uma taça previamente resfriada. Complete com club soda. Decore com uma rodela de limão.

---------

Tommy's Margarita

Criada por Julio Bermejo no bar Tommy's Mexican Restaurant em San Francisco (EUA), na década de 1990, a Tommy's Margarita é uma variação moderna da Margarita tradicional. Esta receita substitui o licor de laranja pelo xarope de agave, destacando ainda mais o sabor da tequila. Simples, autêntica e cheia de sabor, a Tommy's Margarita conquistou o coração de muitos amantes de coquetéis ao redor do mundo.

60ml de tequila 100% agave
30ml de suco de limão fresco
15ml de xarope de agave
Gelo
Modo de Preparo: Combine todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Agite vigorosamente e coe em um copo baixo com gelo. Decore com uma fatia de limão.

Frozen Margarita

Em 11 de maio de 1971, Mariano Martinez, dono de um restaurante mexicano em Dallas (EUA), puxou a alavanca de um dispenser de sorvete caseiro reutilizado e encheu um copo com uma espiral de verde claro — a primeira margarita congelada pré-fabricada da história seria apresentada ao mundo.

45ml de tequila
22ml de licor de laranja
22ml de suco de limão fresco
15ml de calda de açúcar 2:1
120g de gelo

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje em uma taça coupé previamente gelada e decore com uma rodela de limão.