Professora da Una dá dicas de receitas com peixe para a Quaresma

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Rodrigues d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Bacalhau à Braz - Rosilene Campolina Bacalhau à Braz - Rosilene Campolina

A docente e Chef de Cozinha Rosilene Campolina ensina a preparar filés de peixe e bacalhau

Durante a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Semana Santa, várias pessoas evitam o consumo de carne vermelha. Uma boa e saborosa opção para quem quer substituir o alimento é o peixe, uma carne pouco calórica e nutritiva.

Pensando nisso, Rosilene Campolina, Chef de Cozinha e professora do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, compartilha duas receitas práticas e deliciosas, que vão agradar a toda a família.

Peixe com Banana à Troisgros por Rosilene Campolina

Ingredientes

4 filés de cherne ou cação, robalo ou badejo (180g cada)
4 bananas da terra ou caturra
1 colher de azeite
Flor de sal ou Sal comum
Pimenta do reino
Mini rúcula (brotos)

Para o molho:

200g de manteiga (Quem tem intolerância à lactose, pode substituir por cerca de 200 ml de azeite)
120g de passas pretas ou ameixas ou passas de jabuticaba
80g de cebola picada brunoise (picada em cubinhos)
2 dentes de alho picados
2 colheres de molho de soja
1 colher de coentro picado
1 colher de urucum (colorau)
Suco de 1 limão
Sal

Modo de Preparo: Tempere o peixe com sal e pimenta. Corte as bananas em dois no seu comprimento. Frite o peixe e as bananas no azeite. Leve tudo ao forno até terminar o cozimento (a banana fica pronta quando o peixe ficar pronto).

Molho: Derreta a manteiga em uma frigideira até ficar dourada. Acrescente a cebola, o alho e mexa até dourar. Adicione o suco de limão, o molho de soja e as passas. Prove os temperos e acrescente o urucum e o coentro para finalizar.

Toque final:

Arrume as bananas no meio do prato
Disponha o peixe em cima das bananas
Regue com o molho
Decore com a mini rúcula por cima do peixe

Bacalhau à Braz por Rosilene Campolina Chef a Chef

Ingredientes

1 quilo de bacalhau (Porto ou Saithe) lascado e dessalgado
2 cebolas grandes cortadas em pétalas (ou tirinhas)
4 dentes de alho processados ou amassados
200 ml de azeite
500 g batata palha
6 ovos ligeiramente batidos
2 pimentas de dedo de moça (sem sementes) bem picadinhas
1 maço de salsa fresca e cebolinha bem picado
150g de pimentão vermelho cortado em tiras
150g de pimentão amarelo cortado em tiras
150g de azeitonas verdes (sem caroço) picadas
150g de azeitonas pretas (sem caroço) picadas
Azeitonas e pimenta dedo de moça para decorar
1 bouquet garni (amarrado de ervas) alecrim, louro, tomilho, salsão ou ervas de sua preferência
1 cebola inteira e dentes de alho para aromatizar a água do cozimento
Flor de sal de alho e limão a gosto

Modo de preparo: Deixe o bacalhau de molho na geladeira durante 24 horas, trocando a água três ou quatro vezes. Coloque-o em uma água nova e leve ao fogo com o bouquet garni. Depois de levantar fervura, conte três ou quatro minutos e retire. Escorra, retire as peles e espinhas e desfie em lascas grossas. Doure a cebola e o alho no azeite. Junte o bacalhau e envolva-o muito bem. Acrescente os pimentões e adicione a batata palha, misturando bem. Bata os ovos temperados com uma pitada de flor de sal ou sal comum e pimenta moída, à parte. Verta-os sobre o bacalhau mexendo sempre para não talhar. Abaixe o fogo.

Mexa delicadamente para envolver bem o bacalhau e as batatas nos ovos. Continue mexendo até os ovos cozinharem (sem deixar talhar). Acerte os temperos com pimenta e um pouco de salsa. Monte o prato em travessa ou prato individual. Finalize com o restante da salsa picada, azeitonas pretas, pimentas vermelhas e azeite de salsinha.

Sobre a Una

Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.