Brasil,

Dicas de lanches práticos e saudáveis para organizar a lancheira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Funk
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Crédito: Freepik. Crédito: Freepik.

Nutricionista lista quatro receitas com boas escolhas alimentares que ajudam na hora de preparar o lanche do intervalo da escola

Com a volta às aulas, a readaptação à rotina da alimentação das crianças ganha destaque entre os pais, preocupados com a nutrição e a saúde de seus filhos. Em meio a tantas escolhas possíveis, a prioridade se volta para os alimentos que dão mais energia no dia a dia escolar e com vitaminas e minerais necessários para a retomada dos estudos, mas que também sejam alternativas atrativas para os pequenos.

“Uma lancheira saudável ajuda a melhorar a aprendizagem, auxilia no crescimento e desenvolvimento psicomotor, estabelece um bom relacionamento da criança com o alimento quando é implementado de forma respeitosa, tem a capacidade de estimular a socialização das crianças no âmbito escolar por meio do compartilhamento da comida. E, por fim, previne agravos e doenças crônicas nas demais fases da vida”, afirma o nutricionista Dereck Oak.

Além dos sucos Xandô 100% de 300ml, o nutricionista sugere algumas dicas de como montar uma lancheira colorida, cheia de sabor e com muitos nutrientes, como o Pão de Queijo caseiro feito com o Leite Xandô e o Queijo Minas Padrão Xandô; Sanduíche natural de Queijo Minas Frescal Xandô com tomate; Cupcake de Laranja saudável, que leva na receita o Suco de Laranja Xandô e o Iogurte Caseiro, usando Leite Xandô. Segue abaixo o passo a passo das receitas.

Pão de Queijo

2 copos americanos de Leite Xandô
1/3 de copo americano de óleo
1 copo americano de água
1 colher de sopa de sal
500g de polvilho doce
Queijo Minas Padrão Xandô ralado a gosto
3 ovos inteiros

Modo de preparo:

Ferva o leite com a água e o óleo. Em uma vasilha misture o polvilho e o sal.

Jogue o líquido fervido e misture com uma colher grande.

Espere esfriar e despeje o queijo ralado e os ovos. Misture a massa com a mão amassando bem até virar uma cola caseira dura. Faça bolinhas do tamanho que preferir. Asse em forno bem quente até dourar.

Lanche Natural de Queijo Minas

2 fatias de pão de forma integral
3 fatias de Queijo Minas Frescal Xandô
2 folhas de alface
3 rodelas de tomate
Orégano a gosto
2 fatias de peito de peru (opcional)

Modo de preparo:

Corte o pão ao meio. Em seguida, coloque as folhas de alface, as fatias do Queijo Minas Frescal Xandô, as rodelas de tomate e orégano. Caso queira, adicione as fatias de peito de peru. Por fim, feche o pão.

Cupcake de Laranja saudável

2 1/2 xícara de Suco de Laranja Xandô
1/2 unidade de laranja (raspas)
3 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1 1/4 xícara de açúcar fit ou light
1 xícara de flocos de aveia finos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
confeitos coloridos para decorar

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo de canola, o suco de laranja e as raspas de meia laranja.

Acrescente o açúcar e bata bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo e a aveia.

Por último, coloque o fermento fazendo com a colher movimentos circulares.

Adicione a massa em forminhas de cupcakes, aproximadamente 24 unidades.

Asse em forno médio (180ºC) por aproximadamente 20 minutos.

Para fazer a calda de laranja, ferva 1 1/2 xícara de suco de laranja com 1 colher de sopa de açúcar fit ou light. Regue os bolinhos após assados com a calda ainda quente. Espere esfriar e sirva, se preferir, decore com confeitos coloridos ou fatias de laranja.

Iogurte caseiro

1 litro de Leite Xandô
170 gramas de iogurte natural. Verifique no rótulo que só tenha leite e fermentos lácteos

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça 1 litro de Leite Xandô, de modo que a temperatura fique entre 40 e 50 graus Célsius. Pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura.

Acrescente 170 gramas de iogurte natural e misture. Apague o fogo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180 graus Célsius por 5 minutos.

Após os 5 minutos, desligue o forno.

Deixe o iogurte caseiro descansar por 7 horas dentro do forno desligado e com a panela tampada.

Depois deste tempo, é só servir com granola e frutas de sua preferência.

Sobre a Xandô

Há mais de 40 anos, a Xandô leva a fazenda para a sua mesa. Hoje a marca é referência em leites tipo A e sucos 100%.

Em 1982, a Laticínios Xandô foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil e foi pioneira na conquista das certificações de Biosseguridade | CERTBIOS, que garante a manutenção da saúde do rebanho e consequentemente a segurança alimentar ao consumidor; e Bem-Estar Animal | QIMA-WQS, que garante as 5 liberdades aos animais.

Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem açúcar, conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, vinda dos diversos pomares próprios da F.C., mas atualmente o portfólio conta com oito sabores.

Recentemente, a marca inaugurou sua presença nas categorias de queijos e manteigas, ambas com produtos diferenciados e muito nutritivos, mantendo o seu DNA original.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: