Celebre o Dia Mundial do Queijo com deliciosas receitas adoçadas com mel

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gonzalez
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Pudim de Ricota com Mel - Divulgação - Marca Tirolez Pudim de Ricota com Mel - Divulgação - Marca Tirolez

A maior indústria 100% brasileira de queijos, Tirolez, e a Baldoni, marca referência no segmento apícola, ensinam como preparar receitas com o contraste perfeito de ingredientes

Popularmente conhecido há mais dez mil anos, segundo as lendas que giram em torno de sua criação, o queijo teria sido obtido de forma acidental. Um mercador árabe que cavalgava com uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede em uma região montanhosa e sob o sol, ao fim do dia, encontrou um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o que seriam, respectivamente, o que conhecemos hoje como o soro e o queijo.

Atualmente, os queijos são consumidos com acompanhamentos diferentes ao redor do mundo. Na Europa, por exemplo, é muito comum que faça parte de tábuas com o acompanhamento de um bom vinho. Já no Brasil, também marca presença em diferentes receitas, de salgadas a doces, como comprova o tradicional Queijo Minas Frescal com goiabada. Por conta de sua popularidade, a iguaria possui até um dia para chamar de seu: em 20 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Queijo.

Para celebrar esse dia especial e comprovar que existem diversas formas saborosas de consumir queijos, a Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, e a Baldoni, marca referência no segmento apícola e líder na gestão da categoria de mel no País, apresentam uma das combinações mais inesquecíveis: queijo e mel. O Queijo Azul combinado com o Mel de Eucalipto, por exemplo, é ideal para quem aprecia um sabor mais intenso. Já o Brie, harmoniza com o Mel Flor de Laranjeira, pois sua doçura cítrica realça a suavidade deste tipo de queijo.

Que tal ir além da harmonização em tábuas e aprender a unir a potência do queijo e o doce sabor do mel puro de abelhas para preparar receitas? O Queijo Brie Brûlée com mel, feito com um queijo que possui uma maior maturação do que os bries tradicionais e é extracremoso, é uma ótima opção de entrada. A receita conta com uma camada crocante e pode ganhar ainda mais sabor se servida com o Mel Baldoni Flor de Laranjeira, que é 100% originário das abelhas e conta com 12 vitaminas e minerais essenciais para a fortificação de alimentos naturais, proporcionando um leve agridoce.

Já como sobremesa, Pudim de Ricota com Mel, que promete um resultado surpreendente em cremosidade, pois leva Creme de Ricota Tirolez, de sabor suave, e o Mel Baldoni de Flores Silvestres em seu preparo.

Para descobrir como fazer as receitas, confira o modo de preparo abaixo:

Queijo Brie Brûlée com Mel

Ingredientes:
- 300 g de Queijo Brie Tirolez
- 1 colher de sopa de Mel Baldoni Flor de Laranjeira
- ¼ de xícara de açúcar demerara

Modo de Preparo:

Corte o Queijo Brie Tirolez em fatias de 0,5 cm de largura.
Com um pincel, espalhe o Mel Baldoni Flor de Laranjeira por todas as fatias.
Em seguida, polvilhe o açúcar demerara.
Com o maçarico, queime o açúcar até caramelizar e ficar crocante.
Se não tiver maçarico, coloque para gratinar no forno com o grill ligado.
Sirva imediatamente, acompanhado de torradinha.

Tempo de preparo: 15 min
Rendimento: 04 porções
Pudim de Ricota com Mel­

Ingredientes:

Para o pudim:
- 2 colheres (sopa) de Manteiga Sem Sal Tirolez
- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
- 1 pitada de canela em pó
- 2 gemas
- ½ xícara (chá) de Mel Baldoni de Flores Silvestres
- 2 claras

Para a calda:

- ½ xícara (chá) de Mel Baldoni de Flores Silvestres

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Com a Manteiga Sem Sal Tirolez, unte uma forma de 25 cm de diâmetro com furo central.
Faça o pudim: No liquidificador, bata o Creme de Ricota Tirolez, a canela, as gemas e o Mel Baldoni de Flores Silvestres.
Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos), até que fiquem em ponto de neve (pico firme).
Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras. Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.
Prepare a calda: Em uma panela, coloque o Mel Baldoni de Flores Silvestres e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.

Tempo de preparo: 1h 30 min
Rendimento: 6 a 8 porções

Sobre a Tirolez

Fundada há 43 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.800 colaboradores, a empresa dispõe de cinco fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros e Arapuá), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Sobre a Baldoni

A Baldoni é líder do mercado nacional de produtos derivados de mel e pioneira no gerenciamento desta categoria. Fundada em 1983 pela família Baldoni, está sob a gestão de Daniel Augusto Cavalcante desde 2016.

A Baldoni tem a visão de se tornar referência em inovação no desenvolvimento de produtos à base de mel e disponibiliza no seu portfólio, além do mel de abelhas nas diversas floradas, geleias adoçadas com mel, extrato de própolis e suplementos alimentares. A empresa possui certificações reconhecidas mundialmente, como: HACCP, IFS Global Markets, FDA, Certificação Orgânica, Kosher, Halal e é fiscalizada e auditada pelo Serviço de Inspeção Federal no Ministério da Agricultura.

O Mel da Baldoni além de ter sido eleito por quatro vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, tem notórios prêmios internacionais da cadeira de Apicultura recebidos em Londres, Canadá e Bélgica. É a única empresa do segmento a receber o prêmio Agro+ Integridade, que reconhece boas práticas de compliance, governança e responsabilidade social.