Brasil,

Em busca do equilíbrio: como a alimentação impacta a saúde mental?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Bordin
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Oats com Aveia, Linhaça e Creme de Frutas Amarelas - Marca Jasmine - Divulgação Oats com Aveia, Linhaça e Creme de Frutas Amarelas - Marca Jasmine - Divulgação

Jasmine traz recomendações de alimentos que promovem a saúde cognitiva e ensina ainda receita nutritiva com aveia e chia. Confira!

Você já ouviu falar que a alimentação promove a sensação de prazer? Não é à toa que muitas pessoas buscam na comida o alívio para o estresse do dia a dia. “Nos momentos em que surgem as emoções negativas é bastante comum a busca por itens calóricos, ricos em açúcares, gorduras e pobres em nutrientes. Isso acontece porque buscamos um mecanismo de enfrentamento para controlar e diminuir esses sentimentos, como mau humor, ansiedade e estresse. Além disso, aquele hambúrguer ou sobremesa recheada reforça em nós a sensação de recompensa, o que pode se tornar um hábito prejudicial à saúde com o passar do tempo”, alerta a nutricionista e consultora de Jasmine Alimentos, Adriana Zanardo.

Sabendo que no Brasil 10% da população sofre com algum transtorno mental, o que representa 720 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e que a alimentação pode impactar o estado emocional de forma positiva ou negativa, Jasmine, marca referência em alimentação saudável, traz algumas estratégias de combate e prevenção a doenças como ansiedade e depressão. Confira!

“No caso de pacientes ansiosos ou depressivos, o alimento pode ser um bom aliado, ou inimigo. A depressão está relacionada com baixos níveis de neurotransmissores monoaminas, ou seja, serotonina, dopamina e norepinefrina. A produção e a liberação dessas substâncias dependem, entre outros fatores, do fornecimento de nutrientes na dieta, portanto, uma alimentação saudável com quantidades adequadas de macronutrientes, vitaminas e minerais pode afetar positivamente o bom funcionamento do cérebro e contribuir com a terapia medicamentosa”, relata Adriana.

Vale lembrar que no início de ano a preocupação com o futuro pode vir à tona e potencializar os sintomas ansiosos, já que esse é um período de maior reflexão sobre as próximas metas e os ciclos que se encerraram. Assim, surge também a oportunidade de ressignificar a relação individual com a alimentação. Saiba como proceder!

- Comece incluindo aminoácidos em seu dia a dia - A nutricionista destaca que é importante ter atenção com a ingestão de triptofano e tirosina, já que estes originam neurotransmissores essenciais para o bom humor, regulação do sono, libido, controle da ansiedade e apetite, disposição e estado de alerta adequado.

O triptofano é um aminoácido essencial, ou seja, precisa estar presente na alimentação, porque o corpo não é capaz de produzi-lo sozinho, e pode ser encontrado em diversos alimentos como banana, aveia, cacau, dentre outros. “Os chocolates com maiores quantidades de cacau, como os da categoria amargos, são excelentes opções”, pontua. Já a tirosina, é considerada um aminoácido não essencial. Todavia, é importante atingir quantidades diárias adequadas. O consumo de carnes em geral, ovos, leguminosas e abacate são algumas possibilidades que incluem esse componente.

- Valorize as oleaginosas – Essa categoria de alimentos inclui as castanhas e sementes, ambas ricas em triptofano e tirosina. Portanto, são altamente recomendadas à saúde.

- Faça combinações assertivas – Principalmente em períodos de aumento de ansiedade, como antes de realizar uma prova ou no período que antecipa uma reunião de trabalho, por exemplo, é interessante redobrar a atenção aos alimentos consumidos, evitando o excesso de cafeína, presente no café e em bebidas energéticas. Além disso, não devemos nos esquecer da hidratação. Para caprichar na liberação dos neurotransmissores, a nutri indica algumas combinações possíveis, são elas:

- Banana + chocolate amargo

- Mix de castanhas e sementes + abacate

- Iogurte natural + aveia + banana

- Arroz integral + feijão + omelete com cogumelos + espinafre refogado

- Não ignore a gordura insaturada – Um nutriente que se destaca quando falamos de saúde cerebral é a gordura insaturada, como o ômega-3, presente em chia, linhaça, abacate, oleaginosas, azeite de oliva e peixes gordurosos. A gordura tende a ser vista como negativa para a saúde, contudo, a gordura insaturada também conhecida como “gordura do bem” se consumida com moderação promove efeito anti-inflamatório, participando do funcionamento das células neuroendócrinas (células nervosas que também produzem hormônios) e ativando neurotransmissores, além de beneficiar a saúde do coração, elevar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL).

-Inclua carboidratos bons nas refeições - Apesar de serem interpretados como prejudiciais ao funcionamento do corpo e mente, os carboidratos são importantes fontes de energia, isso poque a glicose (forma mais simples do carboidrato) atua como o nutriente preferido do cérebro, contribuindo para o seu desenvolvimento, melhorando a capacidade de memorização e até o humor. O consumo regular também acrescenta ganhos ao processo digestivo, reduz as taxas de colesterol ruim e potencializa a capacidade respiratória. Sabendo disso, alimentos com bons carboidratos, preferencialmente de baixo índice glicêmico, são bem-vindos na alimentação diária, como aqueles presentes em frutas, grãos integrais (arroz, aveia e quinoa), raízes (mandioca, cenoura, beterraba, batata-doce e inhame) e tubérculos (batata inglesa, mandioquinha e cará). Lembrando que o consumo dos alimentos ricos em carboidratos deve ser feito com equilíbrio.

- O consumo de vitaminas também impacta a saúde mental - Existem variadas vitaminas capazes de produzir neurotransmissores como serotonina, dopamina e norepinefrina. As vitaminas B9, por exemplo, estão associadas à regulação da depressão e também podem ser encontradas nos grãos, oleaginosas, peixes gordurosos e carnes em geral.

- Minerais são completos e necessários – Vale a pena investir no magnésio, zinco, selênio, cobre, magnésio, ferro e cálcio, capazes de impactar as respostas emocionais frente às circunstâncias, regulando os hormônios e prevenindo doenças, presentes especialmente em aveia, quinoa, leguminosas e oleaginosas.

Mesmo com as dicas da Jasmine, o acompanhamento com um nutricionista pode evitar deficiências alimentares, além de ajudar com estratégias específicas, conforme cada caso, por exemplo, fracionamento de refeições, suplementação, ajuste de quantidades, limitação de substâncias estimulantes e orientações específicas voltadas para o funcionamento cerebral. A busca por ajuda psicológica também é uma prática que deve ser incentivada sempre que o paciente ou as pessoas a sua volta notarem um prejuízo na qualidade de vida.

Depois de todas as informações, que tal aprender agora uma receita prática com creme de frutas amarelas e ingredientes Jasmine, o overnight oats? A sobremesa não exige muito tempo de preparo, além de ser uma opção versátil e nutritiva que pode ser combinada com diversas opções de frutas, como banana e kiwi. Confira o passo a passo e aproveite!

Ingredientes:
1 xícara de leite de coco ou leite de sua preferência;
4 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
2 colheres de sopa de sementes de chia;
1 colher de café de baunilha;
1 colher de sopa de açúcar mascavo ou agave ou adoçante de sua preferência;

Para o creme de frutas amarelas:
1 xícara de manga madura;
1 maracujá;
1 banana bem madura;

Modo de preparo:

- Misture o leite de coco, a aveia, a chia, a baunilha e o açúcar.

- Disponha em um recipiente de vidro com tampa ou potinhos individuais e leve para geladeira de um dia para o outro ou por pelo menos 4 horas.

- Bata no liquidificador a banana, o maracujá e a manga até obter um creme homogêneo.

- Cubra o overnight com uma porção de creme de frutas e os toppings que desejar e sirva em seguida

Para conhecer o portfólio completo de Jasmine, acesse www.jasminealimentos.com

Sobre a Jasmine Alimentos:

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco - líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo