Chef Isaias Soares Ensina Receita Para Celebrar o Dia do Macarrão

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Chef Isaias Soares Ensina Receita Para Celebrar o Dia do Macarrão

Um ravioli ao molho pomodoro é a dica do expert para a data

No dia 25 de outubro é celebrado mundialmente o Dia do Macarrão, um dos pratos mais populares e apreciados do mundo, que faz parte da culinária de diversas culturas ao redor do mundo.

E para comemorar a data, o chef Isaías Soares, a convite da EKMA – uma das marcas líderes do segmento de molhos condimentados e atomatados para food service - colocou a mão na massa para criar um ravioli ao molho pomodoro.

INGREDIENTES DA MASSA
550g de gema (de preferência, de ovo caipira)
325g de semolina
325g de farinha de trigo

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

Pode ser feito de acordo com o gosto de cada um. A sugestão do chef é uma mistura de muçarela, tomilho e um pouco de molho branco, levado rapidamente ao fogo.

INGREDIENTES PARA O MOLHO
500 g de molho de tomate triturado EKMA
500 g de tomate
30g de manteiga
10g manjericão
15g de sal
25g de açúcar
30g de alho moído
2g de orégano
4g de lemon pepper
300g de água

MODO DE PREPARO DA MASSA:

Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e a semolina. Numa tigela pequena, quebre um ovo e separe a gema uma de cada vez e vamos pesar para fechar a receita correta italiana. Em seguida, transfira as gemas para o centro da tigela com farinha. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas às farinhas, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.

Assim que a farinha incorporar as gemas, misture e amasse com a mão até formar uma bola. Leva massa para a bancada e amasse até ficar lisa. Esse procedimento leva cerca de 15 a 20 minutos. Embale com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 a 40 minutos.

Polvilhe a bancada de trabalho com farinha. Transfira a massa para a bancada e, com uma espátula e faça a divisão da massa em 4 partes, para que fique mais fácil de abrir. Polvilhe a farinha mais um pouco sobre a mesa e, com o rolo, abra uma das partes formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura. Para o ravioli, corte pedaços de 6,5 cm por 6,5 cm.

Para rechear, coloque o creme de muçarela numa manga de confeitar, acrescente o recheio e sobreponha a massa sobre a outra, formando o ravioli, que pode ser fechado com um garfo.

Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 7 litros de água para ferver. Coloque duas colheres de sal (se desejar) e acrescente a massa. Cozinhe de 4 a 6 minutos.

MODO DE PREPARO DO MOLHO:

Coloque a água no liquidificador e todos os tomates, dividido em quatros. Em seguida, acione o liquidificador no modo pulsar por 1 minuto (somente para picar o tomate em pedaços pequenos) e reserve. Leve a frigideira ao fogo com a manteiga e também o manjericão para saborizar a manteiga por 30 a 40 segundos. Acrescente o molho de tomate triturado da EKMA, o tomate picado e, na sequência, o açúcar. Adicione o sal, o alho moído, o orégano e o lemon pepper. A cada ingrediente colocado, misture bem por 8 minutos. Molho finalizado, acrescente um fio de azeite.

Sirva cada prato com seis raviolis e molho à vontade.

Sobre o Chef Isaias Soares - Formado em Gastronomia e pós-graduado em Massas Italianas, o Chef Isaias é referência quando o assunto é pizza. Com ampla experiência nacional e internacional, é diretor da FIC (Federação Italiana de Cozinheiros) no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e da API (Associação Pizzarias Italianas). Além disso, é diretor da FEBRAMEPI (Federação Brasileira de Mestres Pizzaiolos) e diretor do Instituto Gourmet da Pizza. Sua habilidade como pizzaiolo é reconhecida em todo o mundo, e sua especialização na Accademia Pizzaioli e Le 5 Stagione na Itália o destacam ainda mais como um verdadeiro mestre em sua arte.

Sobre a Ekma - No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês.