Brasil,

Dia da Cachaça: culinarista ensina como preparar brigadeiro com a bebida nacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Geovanna
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Brigadeiro de Caipirinha da Lu Machado - Foto: Divulgação Brigadeiro de Caipirinha da Lu Machado - Foto: Divulgação

Os doces etílicos são muito pedidos em aniversários, festas de chá-bar e estão presentes em variados tipos de preparo, como ensina Lu Machado, proprietária do Ateliê Lu Chocolates e especialista em doces gourmet

Nessa quarta-feira (13), é celebrado o Dia Nacional da Cachaça, data que passou a ser comemorada em todo território nacional. Considerada uma das bebidas mais versáteis e populares do país, a cachaça ou pinga é feita a partir da fermentação e destilação da cana-de-açúcar. Popularmente conhecida como “branquinha”, ela está presente em diversos drinks e coquetéis, além de fazer parte de receitas, tanto salgadas como doces.

O Ateliê Lu Chocolates, situado em Santo André, no Grande ABC Paulista, possui em seu cardápio uma variedade de produtos que levam a iguaria em suas composições, como a Garrafinha de Whisky (R$50,00) e os brigadeiros etílicos. “Para a preparação dos brigadeiros, colocamos uma ampola da cachaça em cima do doce e agregamos a bebida à massa, que evapora durante a preparação”, comenta Luciana Machado, culinarista à frente do Ateliê. “Esse tipo de doce está muito presente em celebrações como chá-bar - nome dado a festas que antecedem a casamentos - e em festas masculinas. Whisky, vinho do porto, conhaque e licores são os tipos de bebidas mais pedidas”, complementa.

Para quem tem curiosidade e deseja experimentar receitas diferentes, Lu Machado separou uma receita especial para a celebração da data, unindo um dos doces mais tradicionais à bebida. Confira, abaixo:

Ingredientes:

395g de leite condensado
200g de creme de leite UHT
10g de glucose de milho
5g manteiga sem sal
50ml suco de limão Tahiti
50ml de cachaça
Raspas de limão Tahiti a gosto

Para decorar:

Açúcar cristal a gosto para enrolar
Corante em pó verde limão

Modo de preparo:

Na panela, coloque o leite condensado e o creme de leite e mexa até homogeneizar;
Adicione os demais ingredientes, exceto a cachaça, as raspas e o suco de limão. Misture e leve ao fogo médio/baixo, mexendo sempre, até obter o ponto desejado;
Para o ponto de enrolar, mexa até atingir a temperatura entre 95 e 100 graus, dependendo da consistência desejada;
Retire do fogo, adicione as raspas de limão, a cachaça e o suco do limão morno. Misture bem e transfira para outro recipiente;
Deixe esfriar antes de enrolar;
Misture um pouco do corante em pó no açúcar cristal, tingindo o açúcar e reserve;
Porcione os brigadeiros, enrole e passe no açúcar cristal tingido.

Serviço Ateliê Lu Chocolates
Endereço: Rua das Pitangueiras, 63, Bairro Jardim - Santo André/SP
Contato: (11) 94399-2009 / (11) 98854-3410 | Rede social: @luchocolates

Sobre o Ateliê Lu Chocolates

Devido ao seu amor por bolos e doces, a empresária e culinarista Luciana Machado fundou em 2004 o Ateliê Lu Chocolates. No início, decidiu se arriscar no feito de trufas na cozinha da própria casa e passou a vendê-las de loja em loja, no centro de Mauá, cidade da Grande São Paulo. Anos depois, o Ateliê abriu sua primeira loja localizada em Santo André. O espaço é especializado em doces finos e chocolates personalizados e atende a celebridades como as apresentadoras Ana Hickmann e Sabrina Sato, o DJ Alok e a esposa Romana Novais e a influenciadora Camila Loures.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo