Brasil,

Polenta Italiana Perfeita

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda | Orantes.C
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Polenta Italiana Perfeita

A polenta é um prato tradicional italiano feito a partir da farinha de milho. Sua origem remonta aos tempos antigos, quando o milho foi introduzido na Europa após a colonização das Américas. Acredita-se que os etruscos, antigos habitantes da região da atual Itália, já consumiam uma versão rudimentar da polenta há mais de dois mil anos. Inicialmente, era uma refeição comum entre a classe trabalhadora e os camponeses, pois o milho era um alimento mais acessível em comparação com outros cereais. No entanto, com o tempo, a polenta ganhou popularidade em toda a sociedade italiana, tornando-se um prato emblemático da culinária do país.

No início, a polenta era cozida em panelas de cobre colocadas sobre fogueiras a lenha, exigindo uma grande quantidade de tempo e atenção constante para obter a consistência desejada. Com o avanço da tecnologia, a polenta passou a ser cozida em fogões modernos, facilitando sua preparação. Tornou-se especialmente popular durante os meses de inverno na Itália e em outras regiões onde o clima é mais frio, por ser um prato aconchegante que aquece a alma e o coração.

Para fazer uma polenta perfeita, o chef Douglas Benatti, do restaurante Enosteria, compartilha algumas dicas infalíveis para garantir o sucesso dessa receita. No entanto, se você preferir uma solução mais prática que facilite o processo, hoje existe a opção de utilizar farinha pré-cozida da marca Divella, importada pela La Pastina. O preparo é bem fácil e rápido, em apenas 2 minutos você consegue fazer uma polenta macia e cremosa. “Nós usamos essa opção na Enosteria por conta de sua alta qualidade que deixa a polenta com a textura perfeita” completa o chef Douglas.

Confira a seguir algumas dicas do chef Douglas para você acertar sua polenta:

- Escolha o tipo certo de farinha de milho: a polenta italiana é feita com farinha de milho de moagem grossa. Certifique-se de comprar a farinha correta para obter a textura desejada.
- Use água suficiente: a proporção recomendada é de 4 partes de água para 1 parte de farinha de milho. Adicionar água suficiente é essencial para cozinhar a polenta corretamente.
- Aqueça a água antes de adicionar a farinha: em uma panela grande, aqueça a água até ferver. Isso ajudará a evitar a formação de grumos quando adicionar a farinha de milho.
- Tempere a água: adicione sal à água fervente antes de adicionar a farinha de milho. A polenta precisa de sal para realçar o sabor.
- Adicione a farinha de milho gradualmente: enquanto mexe constantemente a água fervente com uma colher de pau, acrescente a farinha de milho lentamente, em uma corrente fina e contínua. Isso ajudará a evitar a formação de grumos.
- Cozinhe em fogo baixo e mexa regularmente: após adicionar toda a farinha de milho, reduza o fogo para o mínimo e continue mexendo constantemente para evitar que a polenta grude no fundo da panela. A polenta leva tempo para cozinhar e engrossar adequadamente, então, tenha paciência.
- Cozinhe por tempo suficiente: a polenta italiana tradicional precisa cozinhar por pelo menos 40 a 50 minutos em fogo baixo. Já a farinha de polenta instantânea leva alguns minutos para ficar pronta. Verifique as instruções da embalagem da farinha que você escolheu, pois os tempos de cozimento podem variar.
- Mexa vigorosamente: use uma colher de pau ou um batedor de arame para mexer a polenta com vigor. Isso ajudará a deixá-la cremosa e a evitar a formação de grumos.
- Adicione manteiga e queijo no final: quando a polenta estiver cozida e cremosa, retire a panela do fogo e adicione uma boa quantidade de manteiga e queijo ralado, como o parmesão. Esses ingredientes darão à polenta um sabor rico e uma textura suave.
- Sirva imediatamente: a polenta é melhor quando servida quente e fresca. Transfira-a para pratos individuais ou uma travessa grande e sirva imediatamente acompanhada de molhos, ragus ou outros pratos italianos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo