Brasil,

Conheça os benefícios do cacau, o fruto que dá origem ao chocolate

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Gonzalez
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Muffin Cacau e Granola Jasmine - Marca Jasmine - Divulgação Muffin Cacau e Granola Jasmine - Marca Jasmine - Divulgação

Fruto é rico em vitaminas, possui ação anti-inflamatória e pode auxiliar na prevenção contra quadros crônicos

Abril é o mês do chocolate, com ovos de todos os tipos presentes por conta da Páscoa, como chocolate branco, ao leite ou amargo e outros alimentos, que têm como principal apelo a presença do chocolate, produzido a partir das sementes do cacau. É natural que os consumidores sintam dificuldade em separar quais alimentos entregam sabor e qualidade de nutrientes e quais entregam somente sabor, mas podem comprometer a dieta com excesso de gorduras e açúcar refinado.

A história do cacau tem origem na civilização Maia, população que vivia na região do México e parte da América Central entre 250 d.C. e 900 d.C.. Os Maias sempre consideraram o fruto como uma oferenda inestimável destinada, principalmente, aos deuses. Após torrar as sementes do cacau e moê-las, transformavam o pó em uma bebida amarga e picante que, para eles, tinha poderes energizantes e afrodisíacos. Diz a lenda que o deus Maia Quetazacoalt concebeu as sementes de cacau e as chamou de “cacaohualt”, que significa água amarga.

Após a colonização do império Maia pelos espanhóis, o cacau chegou à Europa e passou a ser consumido de outras formas, misturado com leite, açúcar, oleaginosas ou outros ingredientes, dando origem ao chocolate como conhecemos hoje. Mas os benefícios nutricionais do chocolate vêm, basicamente, da semente pura do cacau, torrada e moída, que pode ser encontrada atualmente na formulação de muitos alimentos.

O Brasil é um dos grandes produtores e consumidores do fruto cacau e de seus subprodutos: manteiga e cacau e cacau em pó, ambos utilizado na formulação de chocolates. Segundo dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), foram processadas 224.168 toneladas de cacau, somente em 2021. Não por acaso, o setor movimenta R$ 23 bilhões anualmente no Brasil, tendo a Bahia como principal produtor.

Benefícios nutricionais

De acordo com a E4, consultoria nutricional da Jasmine Alimentos, o cacau é um fruto com potente ação anti-inflamatória e antioxidante. Sua composição é rica em vitaminas, minerais e triptofano, um aminoácido essencial e que ajuda o organismo a produzir a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e a melatonina, substância também conhecida como “hormônio do sono”. Substâncias presentes no fruto também podem influenciar na prevenção contra quadros crônicos, melhora dos níveis lipídicos (gorduras) em indivíduos obesos e do fluxo sanguíneo cerebral e, consequentemente, das funções neurocognitivas.

Cacau x chocolate

O cacau é um dos principais ingredientes do chocolate – produto consumido por cerca de 75% dos brasileiros. Com isso, é comum que o consumidor pense que ambos possuam os mesmos benefícios e valor calórico. Mas, na verdade, muitos chocolates apresentam baixa quantidade de cacau – cerca de 20%, e grande quantidade de gorduras e açúcares.

Para usufruir dos benefícios do cacau, é necessário buscar produtos que contenham cacau puro, açúcar não refinado, como o mascavo, e gorduras boas, como os presentes em amêndoas e outras oleaginosas, e também no coco.

Produtos de cacau

Referência em alimentação saudável há 30 anos, a Jasmine Alimentos possui em seu portfólio produtos práticos à base de cacau: Gran Cookies Sem Glúten Cacau e Cereais, Granola Sem Glúten Castanha e Cacau, Biscoito Integral Sou Sweet Cacau e Cereais, 100% feito com ingredientes naturais e adoçado com açúcar mascavo. Esses produtos, com uma quantidade significativa de cacau, podem agregar à dieta maior teor de fibras e nutrientes.

“A Jasmine está presente no dia a dia das pessoas para facilitar a jornada para uma vida saudável. Por isso, nos empenhamos constantemente em oferecer os melhores produtos para quem busca uma alimentação equilibrada. Queremos mostrar aos consumidores os benefícios da saudabilidade, por meio de um portfólio diverso, que atenda a todos os gostos”, explica Heloisa Linhares, gerente de marketing da Jasmine.

Que tal agora preparar para a sobremesa de Páscoa um incrível muffin cacau e granola com a Jasmine? Esta sobremesa é fácil, rápida, nutritiva e deliciosa.

Como fazer Muffin Cacau e Granola

Ingredientes:

1 e ½ xícaras (chá) de Farelo de Aveia Jasmine
2 ovos
2 bananas
130 ml de Bebida Vegetal de coco/ amêndoas/aveia
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
Granola Sem Glúten Castanha e Cacau Jasmine para decorar

Modo de preparo:

Deixe o forno preaquecido a 185ºC e unte uma forma de muffins com farelo de aveia.
Amasse as bananas, reservando 6 fatias, com os ovos e a bebida vegetal.
À parte, misture o farelo de aveia com o cacau, o fermento e a canela. Adicione a mistura da banana e mexe bem.
Acrescente o óleo de coco e coloque a mistura nas formas. Por cima, adicione uma fatia de banana em cada forma. Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Retire do forno, coloque a granola por cima e sirva.

Sugestão:

- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Unte 6 formas de muffins com óleo de coco e farelo de aveia.
- Amasse as bananas e reserve 6 rodelas.
- Misture a banana amassada com os ovos e a bebida vegetal.
- À parte, misture o farelo de aveia com o cacau, o fermento e a canela. Adicione a mistura da banana e mexa bem.
- Acrescente o óleo de coco, misture e coloque a massa nas formas.
- Por cima, adicione 1 rodela de banana em cada forma.
- Leve ao forno por cerca de 25 minutos.
- Retire do forno, coloque a granola por cima e sirva.

Rendimento: 8 unidades

- 2 unidades como café da manhã ou 1 unidade nos lanches intermediários
- A receita pode ser adaptada com outras frutas, até mesmo frutos secos.
- Pode incluir a Banana Crocante Jasmine para decorar, no lugar da Granola.

Sobre a Jasmine

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco - líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo