Brasil,

Como reaproveitar as sobras da ceia?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Alécio Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Receitas versáteis e de preparo simples garantem aproveitamento das sobras da ceia - Divulgação Receitas versáteis e de preparo simples garantem aproveitamento das sobras da ceia - Divulgação

Nutricionista ensina 3 receitas simples, fáceis de preparar e que evitam o desperdício de alimentos

A ceia de Natal e os festejos de ano novo costumam encher a mesa dos brasileiros. Depois que as refeições terminam, é comum sobrar comida. Mas o que fazer com esses alimentos para que eles continuem saborosos, tenham um novo visual e não haja desperdícios?

Para reaproveitar as sobras, Janaiara Moreira Sebold Berbel – que é a coordenadora adjunta do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – elaborou três receitas simples de fazer e que vão dar “cara nova” a essas comidas.

"O reaproveitamento dos alimentos é algo importante, pois evita desperdícios e contribui positivamente para o orçamento doméstico. Quem aproveita o período em família também pode construir boas memórias afetivas tendo a cozinha como ambiente principal", explica Janaiara.

1) Arroz de Forno com Sobras de Pernil Assado
Ingredientes
500 gramas de arroz (que sobrou da ceia)
1 cebola
2 dentes de alho picadinho
1 tomate
150 gramas de milho verde
½ maço de cebolinha
½ copo de requeijão
½ caixinha de creme de leite
300 gramas de pernil (que sobrou da ceia)
200 gramas de queijo mussarela ralado
20 ml de azeite de oliva

Modo de Preparo

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Acrescente o tomate, o milho verde e o pernil picado em pedacinhos.

Em uma travessa misture o refogado ao arroz e adicione o requeijão, o creme de leite e a cebolinha picadinha. Misture tudo. Em seguida, misture e polvilhe o queijo mussarela e leve ao forno. Em cerca de 20 minutos estará pronto. Sirva quente e bom apetite.

Tempo de Preparo = de 20 a 40 minutos

Rendimento = 8 porções

Nível = fácil

2) Arroz com Lentilha
Ingredientes
500 gramas de arroz (sobra da ceia)
200 gramas de lentilha (sobra da ceia)
1 cebola
3 dentes de alho
½ maço de cheiro verde
20 ml de azeite de oliva

Modo de Preparo

Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Adicione o arroz, a lentilha e o cheiro verde.

Adicione um pouco (100 ml) de caldo de legumes ou o caldo de cozimento da lentilha e deixe reduzir. Depois, é só servir.

Tempo de Preparo = 20 minutos
Rendimento = 6 porções
Nível = fácil

3) Bolinho de Bacalhau
Ingredientes
300 gramas de bacalhau (sobra da ceia)
600 gramas de batata cozida e amassada
200 gramas de mandioca salsa cozida e amassada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 ovos
2 colheres de sopa de cheiro verde
Caldo de 1 limão
1 colher de sobremesa de chimichurri
Óleo para fritar

Modo de Preparo

Em uma vasilha misture todos os ingredientes.

Em uma panela aqueça o óleo. Faça pequenas bolinhas com uma colher e coloque no óleo para fritar. Quando estiver douradinho, escorra em papel absorvente.

Pode ser feito na Air Fryer e com muita praticidade.

Tempo de Preparo = 50 minutos
Rendimento = 25 bolinhos
Nível = médio

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: