Brasil,

Festas de fim de ano não precisam ser um pesadelo para quem tem restrição alimentar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Catarina Bortolotto
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Festas de fim de ano não precisam ser um pesadelo para quem tem restrição alimentar

Ao utilizar bebidas e farinhas à base de arroz, celíacos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca podem aproveitar as comemorações sem desconforto

Tradicionalmente lembrado pelas comidas gostosas e mesa farta, dezembro é o mês de reunir a família e comemorar mais um ciclo que se encerra. Com as festas de fim de ano, é comum se ter à disposição uma infinidade de pratos doces e salgados. Mas e quem possui algum tipo de restrição ao trigo e ao leite? Essas pessoas não precisam ficar de fora das celebrações, tendo em vista que podem substituir os ingredientes por versões hipoalergênicas, como os produtos RisoVita.

Com o Natal e Ano Novo se aproximando, muitos alérgicos ou intolerantes já ficam aflitos só de pensar no cardápio da data, uma vez que ao ingerirem alimentos do gênero, sentem grande desconforto gástrico. Com o intuito de agregar no cotidiano dessas pessoas, bem como proporcionar versatilidade na hora de cozinhar, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – dispõe de uma gama de produtos à base de arroz.

“A alimentação é uma questão de equilíbrio e todos merecem a oportunidade de fazer uma refeição diferenciada, principalmente nesta época. O interessante é já se programar e pesquisar receitas inclusivas. Normalmente, quem possui alguma restrição está acostumado a preparar sua porção individual, mas é sempre interessante se atentar a esse detalhe”, afirma a nutricionista da SaudaBe Group, Victoria Vintecinco.

A internet tem se mostrado um mar de ideias, com inúmeras receitas saborosas disponíveis que auxiliam quem precisa fazer tais modificações na alimentação. Ao encontro disso, na visão da nutricionista, a percepção das pessoas está mudando, fazendo com que surjam mais adeptos a esse estilo de alimentação. “Muitas vezes consumimos alguma receita que não possui trigo ou leite e nem notamos a diferença. Ao embarcarmos nesse universo, percebemos que não precisamos mudar nossa alimentação inteira para ter uma melhor qualidade de vida”, destaca.

Sabor em cada mordida

O momento de confraternizar não precisa se tornar um peso para intolerantes, celíacos ou com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Ao substituir os ingredientes tradicionais por bebidas, farinhas ou misturas para pães e bolos feitas a partir do arroz, o consumidor continua tendo a liberdade de se aventurar e descobrir novos pratos e sabores.

“Sabemos que é um momento de descontração, mas mesmo assim devemos nos atentar a nossa saúde e não ingerir comidas que possam acabar nos prejudicando. Afinal de contas, ninguém quer acabar com a festa. Levando em consideração que o tempo de preparo é praticamente igual, vale mais a pena investir em pratos que nos fazem bem”, comenta Victoria.

Receitas para toda a família

Pensando naqueles que adoram uma sobremesa na Ceia de Natal ou na janta da virada, durante todo o mês de dezembro, a RisoVita disponibilizará receitas especiais em suas redes sociais, pelo @risovitaoficial. Dessa maneira, quem desejar preparar algo diferente e saboroso para degustar em conjunto com família terá à disposição diversas opções que combinam perfeitamente com esta época do ano.

Pudim inclusivo

Indicado especialmente para as pessoas que gostam de um doce após o almoço, o pudim feito com RisoVita de amêndoas perfumado com mexerica é a aposta ideal para mostrar todo o talento na cozinha. O tempo de preparo é de aproximadamente 1h30min e a receita leva poucos ingredientes.

Ingredientes
· 5 ovos;
· 3 Gemas de ovo;
· ½ xícara (chá) de RisoVita sabor amêndoas;
· 1 xícara (chá) de açúcar refinado;
· 2 colheres (sopa) de raspas de mexerica;
· ¼ xícara (chá) de suco de mexerica.

Ingredientes da calda
· ½ xícara (chá) água;
· ½ xícara (chá) açúcar refinado;
· ¼ xícara (chá) suco de mexerica.

Modo de preparo

Para fazer a calda, ponha a água e o açúcar em uma panela. Em seguida, leve ao fogo e mexa só até dissolver o açúcar, depois apenas chacoalhe levemente a panela em movimento circular, algumas vezes. Quando ferver, acrescente o suco de mexerica e continue fazendo o mesmo movimento circular até a calda começar a engrossar e escurecer levemente. Tire do fogo e despeje no fundo da forma de pudim pequena.

Em um liquidificador, bata os ovos e as gemas com a RisoVita de amêndoas, o açúcar, as raspas de casca de mexerica e o suco de mexerica. Despeje a massa na forma de pudim com a calda e asse em banho-maria a 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até o pudim estar firme. Tire do forno e espere esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, leve à geladeira para ficar firme. Por fim, desenforme o pudim e sirva.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido à crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.

Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo