Brasil,

Especialista de gastronomia ensina receitas de quitutes do Interior Paulista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ianca Lodi
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Especialista de gastronomia ensina receitas de quitutes do Interior Paulista

Vitor Skif, professor do Ceunsp, elencou doces tradicionais nas décadas de 50, 60 e 70, para comer com a família

Um docinho em família e amigos é sempre bom, seja em um almoço em família, aniversário ou demais ocasiões. Mais gostoso ainda é aquela receita tradicional histórica que resgata uma memória afetiva ou regional.

E pensando em auxiliar os amantes de culinária com receitas de quitutes, Vitor Skif, professor e coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), elencou doces tradicionais do interior paulista nas décadas de 50, 60 e 70, para fazer e comer com a família e galera. Confira!

Cajuzinho Brasileiro

Ingredientes:

3 e ½ xícara de chá de açúcar refinado;
2 xícaras de chá de água;
250g de Coco fresco ralado;

200g de Castanha de caju moída;
10 unidades de gemas;
Decoração Amendoim torrado;
Decoração Açúcar cristal.

Modo de preparo:

Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água. Fora do fogo, junte o coco, a castanha e as gemas. Volte ao fogo, mexendo sem parar com uma colher até que apareça o fundo da panela. Espere esfriar para enrolar os cajuzinhos, dando-lhe o formato de caju. Espete, no lugar onde seria a castanha, uma metade de amendoim e passe no açúcar cristal.

Canudo com Bananada

Ingredientes Bananada:

1kg de Banana nanica madura;

320g de Açúcar refinado;
50ml de Suco de limão;
1 unidade de canela de pau.

Ingredientes Canudo:

125ml de Água morna;
45ml de Óleo de soja;
15ml de Aguardente;
4g de sal;
240g de Farinha de trigo;
1 litro de Óleo de soja para fritar.

Modo de preparo:

Bananada: descasque as bananas. Amasse com auxílio de um garfo e reserve. Coloque o açúcar e a água numa panela grande e leve ao fogo médio. Cozinhe até atingir ponto de calda grossa. Acrescente as bananas e o suco de limão na calda e mexa bem. Deixe cozinhar em fogo médio mexendo de vez em quando para que não queime o fundo.

Assim que atingir uma coloração mais escura, mexa sem parar até que o doce desprenda do fundo da panela. Desligue o fogo, transfira para um refratário coberto com plástico filme em contato com o doce para que não crie uma película grossa ao esfriar.

Canudo: em um recipiente coloque a farinha, o sal, a aguardente e o óleo. Misture com as mãos, acrescente a água morna aos poucos até dar ponto de desgrudar das mãos. Em seguida sove a massa até que fique lisa, deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa com um rolo (bem fina), corte-as em tiras compridas e as enrole em formato de cone (rolinhos metálicos).

Frite em óleo bem quente até que fiquem douradas, após esfriar aplique a bananada com o auxílio de um saco de confeitar.

Mantecal Abuelo

Ingredientes:

200g Banha Suína;
200g de açúcar refinado;

300g de Farinha de trigo;
200g de Goiabada cascão.

Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha a banha e o açúcar e misture bem. Vá acrescentando a farinha de trigo até o ponto de enrolar. Amasse até ficar bem homogêneo. Faça pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada. Pressione cada bolinha para criar uma cavidade, onde será colocada a goiabada cascão. Leve ao forno baixo, pré-aquecido até que fiquem firmes, sem dourar.

Nhá Benta

Ingredientes:

4 unidades clara;
3 xícaras de chá de açúcar refinado;
1 colher de sopa de Glucose de milho;

1 xícara de chá de água;
1 colher de sopa de Essência baunilha;
1 placa de Wafer de 20 x 20 cm;
400g Chocolate 1/2 amargo;
12g de Gelatina em pó sem sabor e incolor.

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina em 1/2 xícara de chá de água fria e leve ao fogo em banho maria para derreter. Reserve. Faça uma calda em ponto de fio fino com a água, açúcar e a glucose. Coloque em uma panela, misture e deixe até dar o ponto (fio fino).

Na batedeira bata as claras em neve. Em seguida adicione a calda, com cuidado. Continue batendo e depois junte a gelatina dissolvida e a essência de baunilha. Deixe bater até esfriar.

Unte uma assadeira com amido de milho e açúcar. Coloque o merengue no bico de confeitar e vá fazendo os montinhos em forma de suspiros. Leve à geladeira até ficarem firme.

Corte a Wafer no formato de pequenos discos, que dê para colocar os merengues em cima. Enquanto os merengues estão na geladeira vá derretendo o chocolate. Em seguida banhe os merengues no chocolate derretido.

Ebook Quitutes de Outrora

As receitas fazem parte do ebook “Quitutes de Outrora”, elaborados pelos alunos do 1º e 4º semestre do curso de Gastronomia do Ceunsp, sob supervisão do coordenador Vitor Skif. Para conferir mais alguns doces tradicionais da década de 50, 60 e 70, acesse o livro na íntegra.

Sobre o Ceunsp - Com 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade e considerado um dos maiores complexos educacionais da região. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo