Brasil,

RECEITAS: duas opções de lasanha da Tramontina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Sonntag Kuchenbecker
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

RECEITAS: duas opções de lasanha da Tramontina

Duas receitas para inspirar no Dia da Lasanha

É mesmo difícil achar alguém que não goste de lasanha. Esse prato combina com um jantar elaborado na companhia de um bom vinho, no almoço demorado do final de semana em família e, na estação fria, tem a capacidade de aquecer todo o ambiente. Que tal aproveitar o Dia da Lasanha, comemorado em 29 de julho, para preparar uma lasanha em casa? A Tramontina traz duas sugestões de receitas para aproveitar de forma ainda mais saborosa a data.

A primeira é assinada pelo chef César Brandelli e foi preparada numa caçarola quadrada de aço inox. A segunda, tem o preparo ideal para uma panela Lyon, aquela que funciona como forno na boca do fogão.

1) Lasanha à bolonhesa

Nível de dificuldade: MÉDIA
Tempo de preparo total: 90 min
Tempo de cocção: 3 horas
Porções: de 4 até 6

Caçarola Grano de aço inox, da Tramontina

INGREDIENTES

Para a massa:
3 ovos
350-400 g de farinha de trigo
Pitada de sal

Para o molho bolonhesa:
150 g de bacon magro
700 g de carne moída de primeira
90 g de manteiga
40ml de azeite de oliva
½ copo de vinho branco seco
300 g de passata de tomates
1 salsão
1 cenoura
1 cebola
2 colheres de sopa de extrato de tomates
Sal e pimenta Q/B

Para o molho Bechamel:
1 litro de leite integral
100gr de farinha de trigo
100gr de manteiga
Cebola piqué: cebola média, 5 cravos da índia e 1 folha de louro.
Sal e noz moscada Q/B

MODO DE PREPARO

Molho bolonhesa:

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo, adicione a cebola picada e doure-a suavemente, em seguida, adicione o salsão e a cenoura picados e doure-os também. Adicione o bacon e, após um minuto, a carne picada. Doure em fogo alto, mexendo sempre e pressionando as bolas de carne com uma colher. Quando mudar de cor, adicione sal e pimenta. Quando secar os líquidos da carne, deglaçar com o vinho branco, cozinhar até secar novamente. Adicione o molho de tomate e as duas colheres de concentrado. Mexa e deixe ferver, depois tampe e cozinhe por cerca de duas horas em fogo muito baixo.

Massa:

Enquanto o molho cozinha, prepare a massa: misture os ingredientes à mão ou com a batedeira planetária até obter uma massa homogênea, lisa e elástica, que você colocará dentro de um saco plástico bem fechado para alimentos. Deixe descansar por pelo menos 1 hora em temperatura ambiente. Abra a massa com um rolo em uma superfície de trabalho enfarinhada, deixando-a com uma espessura não muito fina e, com uma faca de cozinha afiada ou um cortador de pastelaria, corte em retângulos que devem ser um pouco menores que o tamanho do fundo da forma. Coloque uma panela grande cheia de água no fogão e deixe ferver. Salgue e adicione um pouco de azeite. Em seguida, ferva um retângulo de massa de cada vez, virando-o, quando subir à superfície, transfira-o, com a ajuda de uma escumadeira, para uma tigela com água fria, escorra e seque bem com um pano. Se for utilizar a massa de lasanha comprada, seguir instruções da embalagem da mesma.

Molho Bechamel:

Ferva o leite com uma cebola piqué dentro. Após a fervura do leite, desligar e filtrar com a ajuda de um coador. Em uma frigideira antiaderente, derreter a manteiga, adicionar a farinha e mexer até homogeneizar bem, após ir colocando o leite aos poucos e mexer com um batedor até finalizar o leite e a mistura estar bem lisa. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos, mexendo sempre que necessário, acerte o sal e a pimenta e a noz moscada, reserve.

MONTAGEM DA LASANHA

Coloque um primeiro retângulo dentro da forma para cobrir o fundo. Faça uma camada de Béchamel, tendo o cuidado de chegar bem às bordas e cubra com o molho vermelho. Polvilhe com bastante queijo parmesão ralado. Cubra com outro retângulo de massa e prossiga dessa maneira até que todos os ingredientes acabem. Você terá que fazer 5-6 camadas ao todo. Finalize cobrindo tudo com um último retângulo de massa, que vai assando durante o cozimento ficando crocante. Pré-aqueça o forno a 180°, modo ventilador. Cozinhe-os por cerca de 45 minutos ou, em qualquer caso, esteja quente por dentro também. Verifique-os com frequência e, se tomarem muita cor, cubra-os com papel alumínio. Retire do forno, aguarde 5 minutos e sirva imediatamente sua lasanha à bolonhesa.

Utensílios para auxiliar nas receitas:

Caçarola Quadrada Tramontina Grano em Aço Inox com corpo triplo 4 L

Mais sobre a Grano Tramontina: totalmente produzidas em aço inox com corpo triplo (aço inox magnético + alumínio + aço inox), as panelas da linha Grano garantem o equilíbrio na temperatura - com calor constante distribuído uniformemente e velocidade no cozimento - e a consequente economia de energia e gás. Pode ser usada em qualquer tipo de fogão: gás, elétrico, vitrocerâmico e indução e possui tampa de vidro com saída de vapor.

2) Lasanha de Pupunha com molho de leite de castanha-do-Pará e salmão defumado

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 9 porções
Caçarola Lyon de alumínio forjado, da Tramontina

Ingredientes:
500g de pupunha* em lâminas para lasanha
700ml de água
300g de castanha-do-pará
4 talos de cebolinha
1⁄2 xícara de cebolinha picada
1⁄2 cebola média picada
2 dentes de alho
6 colheres de sopa de azeite
300g de salmão defumado
2 limões sicilianos (raspas)
350g de queijo cottage
Sal e pimenta do reino a gosto
Cebolinha para decorar

*DICA: a pupunha pode ser substituída pela mesma quantidade de abobrinha.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata as castanhas com a água e os talos de cebolinha. Em seguida, passe-as por uma peneira fina e reserve. Em uma panela (indicamos a Lyon Quadrada da Tramontina, mas você pode usar outra de sua preferência), aqueça 3 colheres de azeite e refogue a cebola e alho. Coloque o leite de castanha-do-pará na panela, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos ou até levantar fervura. Reserve. Tempere o queijo cottage com sal, pimenta, 3 colheres de azeite e raspas de limão. Em uma panela Lyon, monte a lasanha sobrepondo camadas de molho de castanha, pupunha, molho de castanha, pupunha, salmão defumado, queijo cottage temperado e cebolinha. Tampe a panela e leve ao fogo médio por 20 minutos. Retire do fogo, fatie as porções e leve à mesa na própria panela.

Utensílios para auxiliar nas receitas:

Caçarola Lyon Quadrada de Alumínio Forjado Tramontina 28 cm 5,5 L

Disponível também nas cores preto e dourado

Mais sobre a Lyon Tramontina: a panela pode ser utilizada em todos os tipos de fogões e fornos. Tem corpo produzido em alumínio com espessura que proporciona cozimento rápido e uniforme. Com revestimento interno de antiaderente Starflon High Performance, oferece facilidade na limpeza, é mais durável e não é prejudicial à saúde, pois é livre de PFOA.

Colher para Servir Lyon em Silicone Cinza


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo