Brasil,

Pizza: aprenda uma receita fácil, tradicional e barata

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Nazaré Assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Divulgação/ IBMR Divulgação/ IBMR

Em tempos de recessão econômica e alta no preço dos alimentos, professor do curso de gastronomia do IBMR, Gio Gropello, ensina uma receita de pizza que cabe no bolso

Dia 10 de julho se comemora o Dia da Pizza no Brasil. Para celebrar o dia, conheça a receita que rende duas pizzas, de 6 fatias cada, a cerca de R$40: a verdadeira pizza Napolitana. Este sabor faz referência à cidade de Napole, na Itália. Simples e deliciosa, essa iguaria vira uma base versátil para vários sabores – de ingredientes que você pode reaproveitar da sua geladeira.

Tradicionalmente, ela tem 35 cm, borda elevada e aerada, além de ser perfumada e macia. Para isso, o professor de gastronomia do IBMR, o chef Gio Gropello, ensina o preparo dessa delícia. “Vale lembrar que esse sabor de pizza italiana é um dos mais tradicionais e simples; podendo ser alterado de acordo com o que tivermos em nossa geladeira, como por exemplo, fatias de uma abobrinha já cortada, fatias de berinjela, cebola, entre outras hortaliças, ou até mesmo, presunto muito bem picado, ou qualquer recheio de sua preferência”, aconselha o chef.

Anote aí!

Pizza Napoletana

250g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
+ ou - 125ml de água
10ml de azeite de oliva
5g de sal refinado

Preparo:

Separe 25g de farinha e misture com o fermento, 50ml de água. Deixe dobrar de volume para obter uma “esponja”.
Misture a esponja ao restante da farinha, o sal e o azeite.
Adicione o restante da água aos poucos.
Sove por aproximadamente 15 min. até obter uma massa lisa e macia.
Divida em 2 e forme esferas. Deixe fermentar ao menos 12 horas na geladeira.

Molho de tomate

6 tomates
50g de extrato de tomates
1 ramo de manjericão
1 dente de alho
Sal/Pimenta
Azeite de oliva

Preparo:

Tire a pele e as sementes do tomate. Em uma panela, adicione um fio de azeite, o dente de alho cortado ao meio e o ramo de manjericão.
Deixe liberar os aromas sem dourar o alho, adicione os tomates e o extrato. Deixe reduzir e tempere com sal e pimenta.
Abra a massa em um disco fino preservando as bordas mais altas, disponha o molho ao meio com uma concha e espalhe em direção às bordas. Espalhe queijo de sua preferência cortado em cubos médios e algumas folhas de manjericão.

Asse em forno muito quente (200°C) por aproximadamente 12 min.

Pronto!

Sobre o IBMR

Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 53 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial, EaD e Live, além de pós-graduação lato sensu e extensão.

As melhores práticas acadêmicas já renderam ao Centro Universitário IBMR o 1º lugar na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em Biomedicina e Fisioterapia, entre as escolas privadas do Rio de Janeiro. A Clínica-escola é referência em ações de responsabilidade social, bem-estar e cuidados de saúde. Os alunos realizam, sob supervisão de profissionais da área, atendimentos humanizados, personalizados e gratuitos em instalações modernas e confortáveis. A instituição preza em oferecer um ensino acessível, próximo e completo baseado em seus pilares de empregabilidade, infraestrutura completa, proximidade e acessibilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo