Brasil,

Dia do Cocktail: descubra como surgiu o mix de bebidas que deu origem à ciência da coquetelaria e aprenda a preparar receitas para comemorar a data

Dia do Cocktail: descubra como surgiu o mix de bebidas que deu origem à ciência da coquetelaria e aprenda a preparar receitas para comemorar a data

O objetivo dessa data é homenagear os profissionais da área responsáveis pela mistura de bebidas clássicas e sofisticadas que encantam os consumidores através de técnicas e sabores irresistíveis

No dia 18 de maio é comemorado o Dia do Cocktail. A data surgiu em 2016 e foi criada pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e Associação de Barmen de Portugal. O objetivo dessa data é homenagear os profissionais da área responsáveis pela mistura de bebidas clássicas e sofisticadas que encantam os consumidores através de técnicas e sabores irresistíveis.

“Uma das primeiras aparições do termo cocktail ligado à mistura de bebidas veio com a definição de bebida estimulante, composta de aguardente, açúcar, água e bitter”, explica o bartender parceiro da Kalvelage, Thiago Licastro. “Como essa definição é do século 17, e no decorrer desses anos tivemos um grande aumento na variedade de produtos e o surgimento de novas técnicas para a produção das misturas, não gosto de engessar a palavra cocktail com aguardente, açúcar água e bitter, temos que entender a regionalidade e nos adaptar, claro, manter respeito à história e suas raízes, mas acredito que um cocktail hoje é a mistura de dois ou mais ingredientes sendo um deles alcoólico", diz Licastro.

Não existe de fato uma história que fale sobre a origem do cocktail e que seja considerada como a oficial. Misturar bebidas alcoólicas com outros líquidos é uma prática que existe desde a Grécia Antiga.

A expressão cocktail surgiu na Inglaterra, em 1798, e era usada para classificar alguns tipos de bebidas. Pouco tempo depois, o termo também acabou sendo adotado pelos norte-americanos. “Durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos (1920-1933), os coquetéis se popularizaram, pois como as bebidas alcoólicas disponíveis eram de baixa qualidade, eles acabavam misturando com sucos e açúcar para tentar disfarçar o sabor desagradável, e o detalhe é que tudo era produzido de qualquer jeito, sem tomar cuidado com as doses ou proporções dos ingredientes”, ressalta Licastro.

Depois de um período de baixa popularidade, os coquetéis ganharam força nos anos 80 por causa das misturas com vodka. E no começo dos anos 2000 eles voltaram com tudo, e seguem firmes até hoje, graças ao empenho dos profissionais da área em resgatar essa cultura e tradição de preparar bebidas alcoólicas com outros ingredientes e frutas.

Existem algumas dicas fundamentais para quem quer preparar um coquetel com qualidade e perfeição, uma delas é sempre utilizar frutas da estação, pois elas geralmente estão mais frescas e saborosas. “Antes de espremer o suco da fruta, é importante retirar as cascas para usar os óleos essenciais, sendo que o bagaço pode produzir geleias e o restante virar adubo”, pontua Licastro.

Outro ponto importante é pesquisar bastante sobre a forma correta de utilizar as frutas e os ingredientes, pois algumas pessoas acabam acreditando em mitos ou então erram nas medidas, resultando em um coquetel com um sabor desagradável. Um exemplo clássico é achar que miolo do limão amarga o coquetel, sendo que, na verdade, o que faz com que o sabor da bebida fique amargo é amassar ou esfregar demais a casca do limão.

“As cascas das frutas também podem ser utilizadas para aromatizar bebidas, basta deixa-la descansar com cascas de abacaxi, limão ou laranja em um pote bem fechado por cinco horas”, finaliza Licastro. Para quem quer aproveitar a data brindando um coquetel com os amigos ou a família, a bartender parceira da Kalvelage, Wakana Morishita, explica como preparar alguns, confira:

Jasmine
Ingredientes
45 ml de gin;
22,5 ml limão siciliano;
10 ml de xarope simples;
7,5 ml de bitter;
7,5 ml de licor Triple Sec.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e coloque o líquido em uma taça coupé ou de coquetel. Decore com raspas da casca de limão cítrico.

Modo de preparo xarope simples

Em uma panela acrescente 200ml de água e deixe chegar ao ponto de fervura. Em seguida, acrescente 200g de açúcar refinado e mexa até diluir. Desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Validade: 14 dias mantendo sempre refrigerado.

Negroni
Ingredientes
30 de gin com fat wash de linguiça;
30 ml de bitter com fat wash de bacon;
30 ml de vermute.

Modo de preparo

Frite algumas tiras de bacon e algumas fatias de linguiça em panelas separadas. Retire quando a linguiça e o bacon estiverem com a aparência tostada. Reserve o óleo das frituras separadamente.

Coloque em um pote de vidro uma garrafa de gin e o óleo da linguiça. Faça a mesma coisa com o óleo do bacon e o bitter. Feche o pote e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 12h. Depois, coloque no congelador e espere mais 12h. As gorduras vão reagir com o álcool das bebidas, trocando aromas e sabores. A mistura vai ficar dura, o que facilita na hora de filtrar. Depois é só coar o líquido.

Em um copo baixo, coloque o gim, o bitter, o vermute e o gelo e mexa por 30 segundos. Finalize com uma folha de louro e uma fatia de bacon fatiado.

Sobre a Kalvelage

Determinados a produzir uma vodka de alta qualidade no Brasil, os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage fundaram, em 2012, a empresa que carrega seu sobrenome e tradição, a Kalvelage Distillery em Santa Catarina.

A Kalvelage recebeu em 2014 seu primeiro prêmio internacional e desde então já são mais de 20 prêmios distribuídos entre diversos concursos internacionais, fazendo dela uma destilaria respeitada e reconhecida no segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo