Brasil,

Como aproveitar a Páscoa mantendo uma alimentação balanceada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pamella Bussine
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Bacalhau à moda espanhola Bacalhau à moda espanhola

Dicas e receitas tradicionais e saborosas, selecionadas pela WW, para degustar sem privações

Quando o assunto é Páscoa, dois alimentos vêm à nossa mente. O primeiro deles é o chocolate, que acabou virando símbolo da celebração. E o segundo, o bacalhau, tradicional prato para o almoço de domingo. Para consumir estas delícias, mantendo a alimentação e, consequentemente, o corpo em equilíbrio, o WW, programa multinacional de emagrecimento sustentável que estimula mudanças de hábitos, de mentalidade e de estilo de vida, selecionou quatro receitas cheias de sabor para degustar sem nenhuma culpa.

Manter uma alimentação balanceada é um dos quesitos fundamentais para alcançar bem-estar e qualidade de vida. O segredo é contar com um bom plano alimentar que se encaixa em sua rotina. Nada de restrições ou provações, o importante mesmo é combinar escolhas inteligentes e flexibilidade. “Nosso Programa permite aos usuários se alimentar bem sem perder os bons momentos de vida social, além de estimular práticas holísticas que incluem sono regular, mentalidade positiva e a prática constante de atividades físicas. Por esta razão, podemos afirmar com toda certeza que é possível celebrar a Páscoa, degustando os alimentos típicos da data. Basta manter o foco no equilíbrio e buscar opções que combinem sabor e saúde’’, afirma Matheus Motta, responsável pelo programa da WW no Brasil.

Dicas para a Páscoa:

1. Prefira os chocolates amargo ou meio amargo. Chocolates com teor de cacau acima de 50% são os que possuem melhor perfil nutricional e mais nutrientes. O chocolate branco, por ser feito da manteiga do cacau, é o que possui mais gordura.
2. Consuma o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate.
3. Prefira comer o chocolate como sobremesa, após as grandes refeições. Como você vai estar saciado pela comida, dificilmente vai conseguir comer o chocolate em grandes quantidades.
4. Caso ganhe muitos chocolates ou ovos de Páscoa, pense em dar e dividir com amigos. Os que você já abriu, quebre em pedaços menores e guarde em um pote na geladeira ou no freezer. Assim você pode pegar só um pedacinho quando tiver vontade. Saborear o chocolate bem gelado deixando ele na boca durante um tempo maior não só sacia a vontade de comer doce, como faz com que o consumo seja em porções muito menores do que quando comparados a um chocolate à temperatura ambiente.
5. Atenção aos rótulos! Os chocolates diet, apesar de não possuírem açúcar, podem conter grande quantidade de gordura, o que não os torna uma opção favorável para quem busca a perda de peso.

Confira as receitas sugeridas pela WW para degustar um delicioso bacalhau no almoço de Páscoa, sem precisar abrir mão do chocolate:

Bacalhau à moda espanhola

Ingredientes:
2 colheres de chá de azeite de oliva
1 cebola grande em rodelas
2 dentes médios de alho picados
1 colher de chá de páprica
1 pimentão verde em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 lata de tomates pelados, ligeiramente amassados, com suco
500g de bacalhau cru

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue levemente a cebola e o alho, por 2 minutos. Acrescente a páprica, os pimentões em rodelas e o tomate pelado. Deixe cozinhar até começar a ferver. Em um tabuleiro grande, coloque a mistura de pimentões. Arrume as postas de bacalhau delicadamente por cima e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o bacalhau ficar macio.

Quiche de Bacalhau

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina light
1 ¼ xícara de leite desnatado
4 colheres de sopa de queijo cottage
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de mostarda
4 claras de ovo
1 ovo
3 colheres de sopa de requeijão light
180g de bacalhau cozido e desfiado
¼ de colher de chá de pimenta-do-reino preta moída

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture a farinha de trigo e a margarina em uma tigela até obter uma farofa grossa. Forre o fundo de uma forma redonda para quiche com essa massa e reserve. Numa tigela grande, junte e misture o leite, o cottage, o suco de limão, a mostarda, as claras e o ovo e mexa com um batedor. Acrescente o requeijão, o bacalhau e a pimenta. Transfira a mistura para forma preparada. Asse a 180°C por 35 minutos. Deixe descansar por 15 minutos antes de cortar. Corte em 8 fatias e sirva em seguida.

Bombom gelado de coco

Ingredientes:
1 xícara de flocos de coco com açúcar
3 xícaras de sorvete light sabor creme
200g de chocolate meio amargo em pedaços

Modo de preparo:

Em tabuleiro raso, coloque papel manteiga e leve ao congelador por 1 hora. Sobre outra folha de papel manteiga, espalhe os flocos de coco. Usando uma colher, forme uma bola de sorvete (cerca de 1 colher de chá ou 1 colher de sopa rasa); role rapidamente sobre o coco, pressionando levemente para o coco aderir ao sorvete. Transfira as bolas de coco para o tabuleiro no congelador. Repita com o restante do sorvete e coco, fazendo um total de 24 bombons. Congele por até 6 horas ou durante a noite (se for congelar durante a noite, cubra com papel alumínio). Após 4 horas de congelador, coloque o chocolate em um pote próprio para micro-ondas. Derreta por 1 minuto no micro-ondas e mexa até derreter por completo. Deixe esfriar um pouco. Com ajuda de uma colher ou espátula, mergulhe as bolas de coco por completo no chocolate derretido e retorne os bombons para o tabuleiro. Leve ao congelador novamente por 2 horas ou até que o chocolate esteja firme.

Mousse de chocolate com morangos

Foto de Mousse de chocolate com morangos por WW

Ingredientes:
½ colher de sopa de gelatina
50g de chocolate meio amargo derretido
1 xícara de iogurte de baunilha semidesnatado
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 claras de ovo
1 colher de sopa de açúcar
120g de morangos cortados em 4
1 colher de sopa de hortelã fresca, para decorar

Modo de Preparo:

Coloque 2 colheres de sopa de água quente em uma tigela. Acrescente a gelatina e misture com um garfo até dissolver. Resfrie. Em outra tigela, misture o iogurte e o chocolate. Acrescente o cacau e a gelatina e misture bem até ficar homogêneo. Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata até o açúcar dissolver. Gentilmente, despeje as claras na mistura de chocolate e misture. Divida o mousse em taças de sobremesa (cerca de 2/3 de xícaras em cada). Cubra e leve à geladeira por 2 horas até ficar firme. Por cima, adicione os morangos e as folhas de hortelã e sirva. Armazene o mousse na geladeira coberto com plástico filme por até 2 dias.

Sobre a WW

A WW Brasil, antiga Vigilantes do Peso, é uma empresa do grupo norte-americano WW. Como empresa global de bem-estar, inspira milhões de pessoas a adotar hábitos saudáveis na vida real. Por meio de um aplicativo, coaches especializadas e experiências envolventes, os usuários seguem o programa comprovado, sustentável e baseado em ciência, focado em alimentação, atividade, mentalidade e sono. Aproveitando quase seis décadas de experiência em ciência nutricional e comportamental, proporcionando conexão humana real e construindo comunidades inspiradas, o objetivo da WW é democratizar e entregar bem-estar holístico para todos. Para saber mais sobre a abordagem da WW para uma vida saudável, visite o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo