Brasil,

Da xícara ao prato: café está presente à mesa e dá toque especial em receitas doces e salgadas

Da xícara ao prato: café está presente à mesa e dá toque especial em receitas doces e salgadas

No Dia Mundial do Café, professora de gastronomia da Una ensina como preparar um bacalhau do imperador ao molho de jabuticabacafé, boa pedida para o almoço de Páscoa

Quando se fala em café, a primeira coisa que costuma vir na mente são aqueles cafezinhos pretos, normalmente consumidos após as refeições. Mas, a bebida que é preferência nacional e tem até um dia para chamar de seu - 14 de abril, vem conquistando cada vez mais espaço na gastronomia. Seja como ingrediente principal de receitas doces e salgadas, ou para dar um toque especial com o seu sabor marcante e inconfundível, a presença do café por meio do grão ou do pó, contrasta com sabores variados, podendo surpreender em combinações que levam frutas cítricas, chocolate, amêndoas ou especiarias.

“Para quem pensa em cozinhar com o café, a dica de ouro é escolher um produto de qualidade e buscar o tipo de grão que combina melhor com a receita. No prato que vou ensinar, a nota torrada do café em contraste com a acidez e o adocicado da jabuticaba, formam uma combinação perfeita, que cai bem com carne de porco, cordeiro, pato e até com bacalhau. O paladar fica ainda mais aguçado com a textura do grão solúvel que pode ser polvilhado por cima”, explica Rosilene Campolina, chef e professora de gastronomia da Una.

Ingredientes:

Para o Bacalhau
• 4 filés de bacalhau em postas (180 g cada)
• 2 Folhas de louro
• 4 bananas d´água ou nanica/caturra bem firmes
• 1 colher de azeite
• Flor de Sal Cimsal sabor alho com limão
• Pimenta do Moinho moída na hora
• Molho do Barão da Sabarabuçu
• Geleia de cebolas caramelizadas da Sabarabuçu
• Mini rúcula (brotos) ou flores comestíveis para decorar (opcional)
• Azeitonas portuguesas para finalizar o prato

Para o molho:
• 150ml de molho do barão de jabuticaba com café Sabarabuçu
• 200g de manteiga
• 120g de cebola picada brunoise (cubinhos)
• 2 dentes de alho picados
• 2 colheres de molho de soja
• 2 colheres de vinagre balsâmico de jabuticaba ou suco de 1 limão
• 1 colher de coentro e/ou nirá picado (tipo de alho/cebolinha japonesa)
• Flor de sal a gosto
• Flor de Sal Cimsal sabor alho com limão e com pimenta

Modo de preparo:

Para o Bacalhau

Temperar o peixe com Flor de Sal e pimenta moída na hora. Regar com azeite. Cortar as bananas em dois no seu comprimento. Selar no azeite o peixe e as bananas no azeite aromatizado com 2 Folhas de louro. Levar tudo ao forno (180 graus) até terminar o cozimento (a banana fica pronta quando o peixe ficar pronto).

Para o molho

Derreter a manteiga em uma frigideira até ficar noisette (dourada). Acrescentar a cebola, o alho e dourar. Somar 150 g do molho do barão Sabarabuçu. Acrescentar o suco de limão, molho de soja e vinagre balsâmico de jabuticaba. Provar os temperos e acrescentar o coentro e finalizar com flor de sal com alho e limão

Finalização

Rosilene dá dicas para a finalização. “Dispor o bacalhau em cima das bananas e regar com o molho e com as cebolas caramelizadas da Sabarabuçu. Decorar com azeitonas e mini rúcula (brotos) ou flores comestíveis para decorar (opcional) por cima do peixe”, conclui. A receita é uma criação da chef, em parceria com a produtora Meire Ribeiro da Silva, da Sabarabuçu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo