Brasil,

Abeaço sugere receitas para economizar gás utilizando sardinha em lata

Sardinha ao forno - Abeaço Divulgação Sardinha ao forno - Abeaço Divulgação

Aprenda a preparar Risoto de Sardinha e Sardinha ao Forno

Com a aceleração da inflação, as famílias brasileiras estão enfrentando o aumento do gás e a elevação dos preços dos alimentos. Portanto, é cada vez mais necessário buscar novas alternativas para economizar no dia a dia. Pensando nisso, a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) trouxe duas receitas práticas, nutritiva e que, por levar pouco tempo de cozimento, pode ajudar a economizar no cardápio da semana: Risoto de Sardinha e Sardinha ao Forno. As receitas ainda são feitas com sardinha, que é uma ótima alternativa de proteína para driblar o aumento da carne vermelha,

O Risoto de Sardinha é bem simples de preparar. Basta fazer o molho, misturar os ingredientes por cerca de 5 minutos em fogo médio e depois acrescentar e misturar o arroz já cozido. Tudo isso utilizando uma única panela. Como a sardinha em lata já vem pronta, o tempo de cozimento do prato é reduzido. O Risoto pode ser feito com o arroz que sobrou da última refeição.

Para dar um visual ainda mais apetitoso ao prato, a dica é cortar o topo dos tomates, retirar o miolo e servir o risoto dentro da fruta.

Além de saborosa, a receita é saudável! A sardinha enlatada é rica em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, como o acidente vascular cerebral (derrame) e a arritmia cardíaca, ativa a memória e diminui o nível de colesterol e ansiedade.

Depois de preparar, não se esqueça de lavar a lata com um fio de água ou retirar os restos de alimentos com papel toalha e colocar no lixo de recicláveis. A lata de aço é 100% e infinitamente reciclável.

Confira abaixo o modo de preparo:

Risoto de Sardinha

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido (já pronto)
2 latas de sardinha (em óleo) ou 2 latas de filé de sardinha (de sua preferência)
1 tomate (picado)
½ cebola (picada)
1 pimentão (picado)
Cheiro verde a gosto (picado)
Azeitonas
3 colheres de sopa de azeite extra virgem em lata.

Modo de Preparo:

– Frite a cebola em 2 colheres de sopa de azeite.

– Pique as azeitonas.

– Aqueça o restante do azeite em uma panelinha, junte os filés de sardinha desmanchados, acrescente o pimentão e cozinhe por cerca de 5 minutos, em fogo médio, apague o fogo e adicione as azeitonas picadas, misturando bem.

– Misture o arroz cozido com esse molho, verifique e acerte o sal.

– Corte o topo de 8 tomates e retire o miolo.

– Coloque de 2 a 3 colheres de risoto e leve ao forno por mais 5 minutos e pronto.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 20 min

Dica: para evitar o desperdício, utilize os miolos dos tomates na receita. Eles deixarão o risoto ainda mais saboroso.

Sardinha ao forno

Ingredientes:
- 2 latas de sardinha em óleo ou ao natural cortadas ao meio
- 1 cebola média cortada em rodelas
- 2 batatas médias cozidas cortadas em rodelas
- Meio pimentão pequeno verde cortado em rodelas
- Meio pimentão pequeno vermelho cortado em rodelas
- 2 dentes de alho fatiados
- 2 tomates médios cortados em rodelas
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- 6 azeitonas verdes fatiadas
- 2 ovos cozidos cortados em rodelas
- Sal a gosto
- Cheiro-verde picado

Modo de preparo:
- Em um refratário médio (20 cm de diâmetro) coloque as batatas, os pimentões, as sardinhas cortadas ao meio, a cebola, o alho e os tomates e salgue a gosto.
- Em uma tigela pequena, misture o óleo da sardinha e o azeite de dendê e regue os ingredientes do refratário.
- Pré-aqueça o forno na temperatura de 180º C.
- Leve o refratário ao forno por cerca de 15 minutos.
- Retire do forno, distribua as azeitonas e os ovos e polvilhe o cheiro-verde.
- Sirva a seguir, acompanhado de arroz e salada verde.

Rendimento: 4 porções
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo total de preparo: 35 minutos

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo