Brasil,

Conheça queijos típicos de diferentes países

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eulália Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

 Bomb Cheese com mix de Queijos Tirolez e tomatinho confitado - Divulgação Tirolez Bomb Cheese com mix de Queijos Tirolez e tomatinho confitado - Divulgação Tirolez

Tirolez ensina como fazer Creme de mandioquinha gratinado, Cubinhos de Queijo Brie fritos e Bomb Cheese com mix de queijos e tomatinho

Especialista no assunto "queijo", a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, produz a iguaria com qualidade e excelência há mais de 40 anos e conta mais detalhes sobre os tipos de queijos de cada região do mundo. Aprenda ainda como fazer Creme de mandioquinha gratinado, Cubinhos de Queijo Brie fritos e Bomb Cheese com mix de queijos e tomatinho confitado para comemorar a data.

Brasil:

Requeijão cremoso: bastante consumido em lanches, pães e torradas, o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro. Sua origem aconteceu em Minas Gerais, criado por Moacyr de Carvalho Dias em Poços de Caldas, no sul da cidade.

França:

Brie: o Brie tem textura e sabor que se modificam de acordo com o tempo.Quando possui entre 1 e 15 dias de fabrição, é mais suave, com textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.

Itália:

Mussarela: a mussarela chegou ao Brasil graças aos imigrantes italianos entre os anos 1860 e 1890. É um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiado, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg.

Holanda:

Gouda: possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser hamonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas.

Inglaterra:

Cottage o queijo Cottage é o grande queridinho dos que buscam por uma alimentação mais saudável. É do tipo fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o Gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.

Suíça:

Gruyère: um dos queijos mais famosos do mundo, ficou famoso na França, mas sua origem é suíça. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Agora que você já conhece a origem de queijos amados mundialmente, que tal preparar receitas especiais tendo a iguaria como protagonista? Confira abaixo o modo de preparo de três receitas diferentes, que levarão mais sabor ao Dia Mundial do Queijo.

Creme de Mandioquinha Gratinado

Ingredientes
- 500 g de purê de mandioquinha (cozida e passada na peneira)
- 1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 ml)
- 1 colher (chá) de sal (4 g)
- ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)
- Noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)
- 6 colheres (sopa) de Requeijão Cremoso Tirolez (78 g)
- 1 colher (sopa) de açúcar (13 g)
- 1 cebola média em tiras finas (140 g)

Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
- Em uma tigela, misture bem a mandioquinha, o creme de leite, o sal e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e adicione noz-moscada a gosto. Distribua metade da mistura em 6 tigelas refratárias individuais (9 cm de diâmetro x 4 cm de profundidade). Coloque 1 colher (sopa) de requeijão cremoso no centro de cada tigela, cubra com o restante do creme de mandioquinha e alise a superfície.
- Em uma frigideira pequena, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre, até começar a caramelizar. Adicione a cebola e mexa até que fique levemente murcha e caramelizada. Distribua as cebolas nas tigelas e polvilhe com o restante do queijo parmesão. Coloque as tigelas em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até gratinar. Sirva quente como entrada ou acompanhando um filet mignon grelhado.

Tempo de Preparo
30 minutos

Rendimento
4 a 6 porções

Dicas
- Se preferir, faça a receita sem a cebola caramelizada.
- Faça essa receita em uma travessa de 30 cm x 20 cm.

Cubinhos de Queijo Brie Tirolez fritos

Ingredientes
500 g de Queijo Brie Tirolez cortado em cubos
2 ovos
1 xícara de farinha de pão para empanados
½ xícara de Parmesão Tirolez ralado fino
Tomilho fresco a gosto
Óleo pata fritar

Modo de preparo:
- Corte o queijo brie em cubos.
- Separe duas vasilhas: em uma, coloque os ovos batidos. Na outra, coloque a farinha de pão com o parmesão ralado e tempere com o tomilho.
- Passe os cubos de queijo nos ovos e depois na farinha para empanar. Coloque em um prato e leve para gelar no freezer por, aproximadamente, 30 minutos. Gelar o queijo é essencial para não ficar muito mole na hora de fritar.
- Aqueça o óleo e quanto estiver bem quente frite as bolinhas de queijo.
- Sirva com um molho apimentado ou geleia de pimenta.

Tempo de Preparo: 50 minutos

Rendimento: 4 porções

Bomb Cheese com mix de Queijos Tirolez e tomatinho confitado

Ingredientes
½ xícara de Queijo Gruyère Tirolez ralado
½ xícara de Queijo Mussarela Tirolez ralado
½ xícara de Queijo Gorgonzola Tirolez picado

Para a massa:
½ xícara de leite
½ sachê de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo + 1 gema (para pincelar)
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
Manteiga para untar
1 xícara de tomate cereja cortado ao meio
1 maço de manjericão
Azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de Preparo
- Pré-aqueça o forno 180ºC.
- Para a massa, junte em uma tigela o leite com o açúcar e o fermento e misture. Acrescente o ovo e, em seguida, a farinha de trigo. Coloque uma pitada de sal e sove até a massa ficar bem lisa.
- Volte para a tigela, cubra com um pano e deixe fermentar por 1h.

- Depois de descansar, corte a massa em pedaços e recheie cada um com os queijos, fazendo bolinhas.
- Unte uma forma de furo no meio com manteiga e coloque as massas recheadas preenchendo toda a volta.
- Pincele os pãezinhos com a gema diluída em um pouco de água e leve para assar por 20 minutos aproximadamente.
- Enquanto isso, refogue os tomates cerejas em uma frigideira com um fio de azeite. Tempere com sal, pimenta-do-reino e manjericão.
- Depois de prontos, sirva imediatamente acompanhado dos tomatinhos.

Tempo de Preparo: 2 horas

Rendimento: 4 porções

Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse:

Apaixonados por queijo, amam Tirolez.

Sobre a Tirolez

Fundada há 41 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo