Brasil,

Saúde e Boa Sorte: Peixe é a sugestão de prato para trazer boas energias na virada do ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Fotos: Divulgação/Amazônia Soul Fotos: Divulgação/Amazônia Soul

O chefe Pedro Amaral do restaurante Amazônia Soul em São Paulo ensina o preparo do filhote grelhado com farofa paraense.

As festas de fim de ano de 2021, são as mais aguardadas por todos que não puderam comemorar no ano passado. Com o avanço da vacinação no Brasil e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, será possível reunir a família em volta da mesa para comemorar a chegada do próximo ano.

E que tal dar uma diversificada no menu? O chefe Pedro do restaurante de culinária Paraense, Amazônia Soul em São Paulo, ensina o preparo de uma farofa paraense e do Filhote, um peixe famoso na região amazônica.

O peixe é um alimento sinônimo de saúde e que tem uma simbologia muito grande, para quem acredita em superstições e simpatias para o final do ano. Por estar presente em diversas passagens da bíblia e no milagre da multiplicação de Jesus, tem um importante significado para os cristãos, o peixe também é símbolo de prosperidade, fertilidade e abundância, pela sua capacidade de se reproduzir e por não ficar sozinho.

“O filhote está presente na mesa do paraense o ano inteiro, e no dia da celebração do réveillon não poderia ser diferente” Pedro Amaral.

Farofa Paraense
60g de manteiga com sal
Sal a gosto. (Recomendo 3g)
40g de cebola picada
300g de farinha d'água de mandioca
150g de castanha do Pará picada (pode ser em pedaços ou em laminadas)

Derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar, em seguida adicione a farinha de mandioca d’água e a castanha do Pará, mexa até a farinha pegar o gosto da manteiga e torrar bem, por fim acerte o ponto do sal.

Caso queira, pode adicionar chicória do Pará no lugar da castanha, a farofa ficará bem perfumada e saborosa.

Peixe Filhote
1 Kg Filhote em postas
Azeite a gosto
Suco de 2 Limões
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Tempere o peixe com azeite, sal, limão e pimenta do reino e deixe ele marinando por 10 minutos. Regue uma frigideira com azeite e coloque as postas do peixe com o couro para baixo, após 5 minutos vire o peixe e deixe dourar. Sirva com a farofa paraense e arroz branco.

Sobre Pedro Amaral:

O chef Pedro Henrique Amaral utiliza o melhor da culinária Paraense, em seus pratos, unindo aromas e sabores, com muita delicadeza.

Como um típico paraense raiz, aprendeu desde pequeno como manipular os ingredientes tão ricos da gastronomia nortista, e resolveu levar para todo Brasil os sabores do estado do Pará.

Atualmente o chef comanda o restaurante Amazônia Soul, na Vila Mariana em São Paulo, onde oferece pratos típicos paraenses. Suas matérias primas vêm semanalmente de Belém. Peixes, camarões, tucupi, jambu e o mais puro açaí desembarcam em São Paulo para serem estrelas no restaurante do Chef.

Cardápio e produtos do empório Amazônia Soul: https://amazoniasoulsp.goomer.app/menu

Horário de funcionamento do restaurante na semana do Réveillon.

Terça 28/12
12h às 22h

Quarta 29/12
12h às 22h

Quinta 30/12
12h às 22h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo