Brasil,

Nutricionista e Chef dão dicas e ensinam receitas exclusivas para as festas de fim de ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Josiane Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Nutricionista e Chef dão dicas e ensinam receitas exclusivas para as festas de fim de ano

Os pratos foram elaborados pelos especialistas da Sodexo On-site pensando em trazer nutrição, sabor, praticidade e economia no bolso para as ceias de final de ano.

As festas de Final de Novo são muito aguardadas pelas pessoas devido ao seu propósito de união e celebração. E toda festividade exige comida gostosa, que traga conforto e carinho. Mas todo esse cenário também é propício para exageros gastronômicos. Contudo, é possível seguir algumas práticas no consumo que ajudarão a aproveitar ainda mais esse momento de confraternização com equilíbrio.

Para Ana Maria Moura nutricionista do programa Mais Saúde da Sodexo On-site Brasil, empresa líder mundial em serviços de alimentação e facilities que proporcionam qualidade de vida e bem-estar para milhões de pessoas, muitos casos de mal-estar ou sensação de ‘estufamento’ aparecem logo após a ingestão de refeições pesadas, com alto teor de gordura. “Geralmente, as comidas de festas são mais gordurosas e para economizar tempo acabamos optando por molhos ou refeições já prontas. Uma aposta para fugir disso, é utilizar temperos naturais como cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta e coentro no preparo. Eles são ótimos substitutos do sal, açúcar, óleos e gorduras, que devem ser utilizados em menor quantidade para não prejudicar a saúde”, afirma Ana.

Outra dica valiosa é fazer um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer tudo o que estiver servido. Além disso, tenha prazer com cada escolha, saboreando cada pedaço e sem ficar pensando na próxima porção que será servida. “O mais importante é concentrar-se no que consumiu, e não ficar pensando no que não consumiu”, recomenda a especialista.

Ana ressalta ainda que é importante manter-se bem hidratado, especialmente nessa época com altas temperaturas. “Com o calor, o nosso organismo precisa manter uma temperatura adequada para funcionar e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais, necessitando de mais líquidos durante o dia. Se consumir bebidas alcoólicas, a atenção em ingerir mais água deve ser dobrada! Além de diminuir a ressaca, a água ou sucos naturais ajudam no processamento do álcool pelo fígado diminuindo os efeitos da intoxicação no organismo”, explica.

A nutricionista alerta também sobre medidas que podem ser tomadas após as ceias caso aconteça exagero no consumo de comidas ou bebidas. “Se sentiu que comeu muito nas confraternizações, não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. A alimentação saudável não se resume a um dia ou uma refeição, assim o importante é fazer escolhas mais saudáveis durante as outras refeições”, conclui.

Já o chef da Sodexo On-site, Levi Viana, traz alguns conselhos para economizar nas compras e ter refeições saborosas, ajudando também o meio ambiente. “Com o cenário atual da economia, estamos passando por alta nos preços, e em tempos de festas esse fator acaba pesando no bolso. Para continuar fazendo receitas deliciosas e com variedade, uma grande saída é utilizar os alimentos ao máximo durante o preparo, principalmente frutas e legumes. As cascas, talos, folhas, sementes desses alimentos, por exemplo, rendem uma maravilhosa entrada ou até mesmo sobremesa”, afirma Levi.

Pensando nessa missão de ter momentos gostosos, saudáveis e sem pesar no bolsa, os especialistas da Sodexo On-site selecionaram cinco receitas fáceis, saborosas e nutritivas, além de um cardápio sustentável em que é possível aproveitar o alimento por inteiro. Confira abaixo:

Entrada: Tapenade de azeitonas
Tempo: 20 minutos
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
180g de azeitona preta
¼ de xícara de manjericão fresco
¼ xícara de queijo parmesão
1 dente de alho
Aproximadamente ¼ xícara de azeite

Modo de Preparo:

Processe a azeitona com o manjericão, o queijo, o alho e o azeite. Misture bem até a azeitona ficar bem picadinha. Essa quantidade de azeite é uma base, o ideal é ir colocando aos pouquinhos, já que percebi que algumas azeitonas são mais molhadinhas que outras, por isso pode ser que você precise de um pouco menos, ou um pouco mais! Só cuidado para não deixar boiando no azeite.

Conserve na geladeira

Entrada: Salpicão saudável com maionese de cenoura
Tempo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Maionese de cenoura

Ingredientes:
1 cenoura média;
½ xícara de leite;
1 colher de sopa de limão;
azeite o quanto baste;
sal a gosto.

Modo de preparo:

No liquidificador, comece batendo a cenoura com o leite e o suco de limão até ficar bem liso. Em seguida, vá adicionando o azeite até formar um creme bem grossinho. Por fim, acerte o sal a seu gosto.

Salpicão

Ingredientes:
1 peito de frango desfiado;
½ xícara de cenoura ralada;
½ xícara de beterraba ralada;
1 maçã pequena cortada em cubos;
2 colheres de sopa de salsa picada;
sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:

Misture o peito de frango, a cenoura, a beterraba, a maçã e salsa com aproximadamente 2 colheres de sopa da maionese de cenoura. Logo após, adicione, o sal e a pimenta do reino a seu gosto.

Principal: Filé de frango em crosta de chia com geleia de damasco, ameixas e uvas passas

Tempo: 40 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes:
2 unidades de filé de frango
Sal e pimenta agosto
Suco de ½ limão orgânico (Para temperar o frango)
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
1/4 xícara (chá) de castanha do Pará picadas
1 colher (sobremesa) de semente de chia
Folhas de 1 ramo de tomilho
1/4 pote de geleia de damasco zero
Suco de ½ limão siciliano
Uva passa escura sem semente

Modo de preparo:

Tempere o frango, com o sal, a pimenta e o suco de limão. Em uma tigela, misture as castanhas do Pará, as sementes de chia, as folhas de tomilho e um pouco de azeite. Aqueça uma frigideira com o restante do azeite e grelhe os filés. Retire do fogo, deixe amornar e cubra com a crosta. Volte a frigideira e esquente os filés para aderir a crosta. Misture a geleia com o suco de limão, junte as uvas passas e as ameixas. Sirva os filés fatiados com a geleia.

Sobremesa: Pudim de Tapioca com Mirtilo
Tempo: 3horas e 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes:
3 ovos;
2 xícaras de leite vegetal ou desnatado;
200 ml de leite de coco light;
1 xícara de leite em pó desnatado;
1 e ½ xícara de açúcar demerara (para o pudim)
1 xícara de açúcar demerara (para calda)
1 e ½ xícara de coco fresco
1 caixa de mirtilo

Modo de Preparo:

Deixe a tapioca de molho no leite por 2 horas. Bata, utilizando uma batedeira em velocidade média, os outros ingredientes e metade da tapioca hidratada. Coloque a calda no fundo da forma e adicione a mistura. Leve em banho-maria por 45 minutos ou até firmar. Tire da forma e leve a gelar.

Drink da virada (alcoólico)
Tempo: 5 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
25 ml de licor de pêssego
50 ml de suco de maçã
gelo
champagne
morango para decorar

Modo de Preparo:

Em uma coqueteleira, coloque o licor de pêssego, o suco de maçã, o gelo e balance bem para misturar.

Passe o conteúdo da coqueteleira para uma taça e complete-a com champagne.

Coloque uma fatia fina de morango na taça para decorar e dar mais sabor à bebida.

CARDÁPIO SUSTENTÁVEL

Kibe de Abóbora
Tempo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes:
500 g de trigo para kibe
1,2 kg de abóbora
2 cebolas
2 dentes de alho
300 g de queijo muçarela ou queijo ricota, ralado
Hortelã
Sal a gosto
Manteiga ou óleo para untar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, hidrate o trigo cobrindo-o com água morna e reserve. Descasque a abóbora e reserve as cascas e sementes. Corte a abóbora em cubos e cozinhe em água com sal até ficar macia. Escorra bem a abóbora e amasse com um grafo fazendo um purê e refogue junto com o alho amassado e a cebola picada. Misture o trigo hidratado com o purê de abóbora e a hortelã até obter uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno a 180ºC e siga para montagem. Em uma forma ou refratário untado, espalhe metade da massa por toda o recipiente, em seguida acrescente a muçarela ou a ricota e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Salada de batata com cascas de abóbora

Tempo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
1,2kg de batata inglesa
1/2 copo de requeijão
1 xícara (chá) de cascas de abóbora
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte as batatas com cascas em cubos médios, cozinhe em água com sal até ficarem “al dente”, e então escorra e reserva. Corte as cascas de abóbora que estavam reservadas em pedaços pequenos de 1cm e cozinhe em água com sal até ficarem “al dente”. Escorra as cascas de abóbora e misture com as batatas e o requeijão. Ajuste o sal. Coloque em uma travessa para servir.

Sementes ao forno

Tempo: 1 hora e 20 minutos
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
Sementes de abóbora
Sal a gosto

Modo de preparo:

Espalhe as sementes de abóbora que estavam reservadas em uma assadeira e salpique sal por toda superfície. Asse a 140ºC por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, mexa as sementes e asse por mais 20 minutos ou até secarem por completo. Retire e reserve.

As sementes da abóbora assadas podem utilizadas com versatilidade, servindo como entrada ou para incrementar uma salada de folhas.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com 55 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Destaques Sodexo On-site Brasil

Opera em mais de 2.000 sites (pontos de serviços) em todo o país;

Mais de 42 mil colaboradores;

1,5 milhão de consumidores servidos diariamente;

Líder em seu setor no índice Dow Jones de sustentabilidade pelo 17° ano consecutivo;

Incluída pelo 13º ano consecutivo no Anuário de Sustentabilidade 2020 da RobecoSAM:

Signatária do Pacto Global da ONU desde 2015.

Principais Conquistas

§ Quatorze vezes eleita como a empresa mais lembrada na categoria Serviços de Alimentação Coletiva pelo Top of Mind RH;

§ Premiada oito vezes no Top Hospitalar e cinco vezes entre os 100 Mais Influentes da Saúde;

§ Vencedora sete vezes no prêmio Top Educação;

§ Por dois anos consecutivos, é uma das 100 Mais Influentes da Energia;

§ Reconhecida pelo WEP’s (Women’s Empowerment Principles) Brasil em 2021, na categoria diamante, em 2019 e 2020, na categoria ouro e em 2016, na categoria bronze;

§ Certificada pelo GEEIS 2018 e 2020 – Gender Equality European & International Standard – nível três (de cinco) – que reconhece a equidade de gênero em organizações ao redor do mundo;

§ Também faz parte do fórum de empresas e direitos LGBT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo