Brasil,

Dia do Biscoito: instrutora do Senac RJ compartilha dicas e receitas para preparar a guloseima

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Diniz
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Biscoito recheado com geleia de morango - Crédito Vannessa Magalhães Biscoito recheado com geleia de morango - Crédito Vannessa Magalhães

Durante as férias escolares, preparar biscoitos pode ser uma boa atividade para envolver as crianças. Instrutora também comenta sobre preparo, armazenagem e apresentação de biscoitos para venda.

Seja biscoito ou bolacha, doce ou salgado, recheado ou funcional, a guloseima que tem tantas variedades, capazes de agradar os paladares mais refinados e os mais simples, conta com um dia inteirinho para chamar de seu. O Dia Nacional do Biscoito é celebrado em 20 de julho e para adoçar a data, a instrutora dos cursos de Confeitaria do Senac RJ Vannessa Magalhães, selecionou uma receita prática, que pode ser feita com o auxílio das crianças e algumas dicas para os empreendedores que querem investir no mercado de comercialização de biscoitos.

Aproveitando o período das férias escolares, o preparo de biscoitos pode ser uma atividade lúdica, capaz de atrair os pequenos e aguçar a curiosidade sobre a gastronomia desde a infância. “O preparo do biscoito atrai as crianças, pois sua massa se assemelha a uma "massinha" de modelar, e há a possibilidade de fazer formatos variados e coloridos. Minha dica é apostar em cortadores diversos e decorar com coberturas coloridas e saborosas, como chocolate, confeitos coloridos e glacê”, explica Vannessa.

Para quem busca investir no preparo de biscoitos para venda, Vannessa sugere a massa básica para biscoitos pela sua versatilidade. “Esta massa pode ser saborizada com essências, como a de baunilha, raspas de frutas, como as de limão, pastas saborizantes, como a de pistache ou mesmo oleaginsas, como amendoim picadinho. Para manter o formato é bom gelar a massa por 30 minutos, cortar os formatos e gelar novamente antes de assar.”

Vannessa explica ainda que os cuidados com a armazenagem devem ser redobrados para garantir a validade, o sabor, a textura e a aparência dos biscoitos. “Para armazenar é importante manter fora da geladeira em potes com tampas, para evitar umidade e manter a crocância dos biscoitos. A validade do biscoito sem recheio é de até 15 dias, bem armazenados. Com recheios à base de ganache e geleia até 7 dias.”

Lembrando que a primeira impressão é a que fica, investir em embalagens personalizadas e formatos diferenciados garantem o sucesso da apresentação dos biscoitos. “Uma opção para as crianças são caixinhas de papel contendo 04 biscoitos e sacos de confeitar com duas opções de glacês coloridos, assim a criança pode fazer a decoração. Embalagens kraft, com rótulo da marca e lacinho de fita chamam muita atenção. Os biscoitos personalizados no formato dos personagens da festa e coloridos com glacê real são grandes apostas para o mercado de festas, além dos pirulitos de biscoito”, finaliza a instrutora do Senac RJ.

Confira abaixo a receita da massa básica de biscoitos e duas opções de coberturas para colocar a mão na massa e celebrar o Dia do Biscoito:

Massa Básica para Biscoitos
Ingredientes:
1 ovo
125g de manteiga sem sal gelada
125g de açúcar refinado
250g de farinha de trigo
Itens para o preparo: filme plástico, papel manteiga e cortadores.

Preparo: Em um bowl, misturar a manteiga gelada (cortada em cubos), o açúcar e a farinha de trigo, com as pontinhas dos dedos, formando uma farofinha. Abrir um espaço no centro da mistura e adicionar o ovo. Misturar bem até que se forme uma massa homogênea. Colocar a massa sobre o filme plástico e modelar um retângulo. Deixar a massa gelar por 30 minutos. Em seguida, abrir a massa com um rolo sobre uma bancada enfarinhada ou dispor a massa entre dois papéis manteiga ou filmes plásticos. Cortar com o cortador de sua escolha. Ou modelar formatos manualmente. Espessura da massa 0,3 a 0,5 cm. Dispor sobre uma assadeira untada e enfarinhada e deixar os formatos gelarem por 10 a 15 minutos. Fazer furinhos com um garfo para a massa não inflar. Assar a 180 graus até a massa dourar nas bordinhas. Espere esfriar.
Para os biscoitos casadinhos: em um biscoito dispor uma colher de sopa de recheio, feche com o que tem o furo no centro. Polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.

Recheios

Geleia de Morango
Ingredientes
250g de morango
75g de açúcar refinado
1 canela em pau (opcional)
Preparo: Higienizar os morangos. Em uma panela dispor os morangos cortados em cubos, o açúcar, a canela e o suco de limão e levar ao fogo até reduzir à textura de geleia. Deixe esfriar para rechear os biscoitos.

Ganache de Chocolate
Ingredientes
200g de chocolate
100 de creme de leite UHT
Preparo: Derreta o chocolate e acrescente o creme de leite levemente aquecido e misture bem com fouet. Deixe em temperatura ambiente até firmar e utilize na cobertura dos biscoitos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo