Brasil,

Tirolez ensina truques para fazer uma lasanha perfeita

Lasanha quatro queijos - Marca Tirolez Divulgação Lasanha quatro queijos - Marca Tirolez Divulgação

Conheça a história do prato e quatro dicas simples, que farão a diferença no paladar

Com origem incerta, a lasanha é considerada um prato italiano, mas gregos, romanos e até ingleses criaram pratos semelhantes ao longo da história. O fato é que pesquisadores britânicos alegam que o primeiro livro de receitas da Inglaterra, escrito por cozinheiros a serviço do rei Ricardo II em 1390, continha uma receita de loseyns, que alterna camadas de uma massa de cereal não identificada, um caldo, especiarias como canela e açafrão e queijo ralado, um prato bem parecido com a lasanha.

Independentemente da sua origem, a lasanha está presente no nosso cotidiano, tanto pelo seu sabor único, quanto pela sua praticidade e versatilidade. Com variadas opções de recheio, pode levar molhos à base de carne, frutos do mar, vegetais, entre outros. O queijo não pode faltar, seja entre as camadas de massa ou ralado por cima para derreter e gratinar.

Preparar a lasanha pode até ser fácil, mas o processo vai além de intercalar o molho, o recheio e cozinhar no forno. Por isso, a Tirolez, uma das principais marcas de laticínios do país, ensina algumas dicas para fazer a lasanha perfeita, que despertará o apetite mesmo antes de servir. Confira:

- Faça a lasanha com, no máximo, quatro camadas. Mais do que isso, o prato fica enjoativo e difícil de servir.
- Não exagere na quantidade de recheio para que a massa não desapareça entre tantos ingredientes.
- A lasanha deve ser colocada no forno preaquecido, bem quente. Nos primeiros 15 minutos, deixe-a coberta com papel alumínio. Depois, retire-o para dourar o prato.
- Para evitar que os pedaços desmanchem, espere esfriar um pouco antes de servir.

Agora, coloque em prática as dicas ao preparar uma deliciosa Lasanha aos Quatro Queijos, que leva Queijo Gorgonzola Tirolez, Queijo Mussarela Tirolez, Requeijão Cremoso Tirolez e Parmesão Tirolez ralado. Para uma refeição ainda mais completa, sirva essa delícia acompanhada de uma salada verde.

Confira a receita completa abaixo.

Lasanha Quatro Queijos

Ingredientes

Molho de Gorgonzola
8 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
2 folhas de louro
2 cravos
1 cebola pequena
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
150 g de Gorgonzola Tirolez
Sal

Montagem

500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida
600 g de queijo Mussarela Tirolez ralado
1 sachê de Requeijão Cremoso Tirolez
100 g de Parmesão Tirolez ralado

Modo de Preparo:

- Comece pelo molho de gorgonzola. Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e toste-a mexendo sempre até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos.

- Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete a folha de louro com o cravo para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do- reino e retire as metades de cebola.

- Amasse o gorgonzola com um garfo e junte-o ao molho ainda quente mexendo até que derreta completamente.

- Para montar a lasanha, escolha um refratário grande e fundo (22 x 36 cm e 8 cm de altura). Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo do refratário. Distribua (sem sobrepor) as lâminas de massa para lasanha, formando uma camada. Não há problema se ficar algum espaço entre elas.

- Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela, formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela.

- Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso em pingos, apertando diretamente do sache. Distribua dessa forma por toda a superfície.

- Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão.

- Leve ao forno preaquecido a 180 °C e asse por cerca de 40 minutos ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície.

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Dica: Se você preferir utilizar massa de lasanha seca, será necessário mais líquido. Para tanto, faça mais meia receita de molho de gorgonzola e monte da mesma maneira.

Sobre a Tirolez

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo