Brasil,

Carne vegetal: três receitas saudáveis para incluir no cardápio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Tacos com quinoa, lentilha e carne vegetal - Créditos: Divulgação Tacos com quinoa, lentilha e carne vegetal - Créditos: Divulgação

Soja, aveia, linhaça e quinoa são exemplos de ingredientes que podem compor a carne vegetal, substituindo a tradicional carne animal em pratos do dia a dia

As refeições sem carne estão cada vez mais comuns entre os brasileiros. Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cerca de 30 milhões de pessoas se declaram como vegetarianas no país, sem considerar ainda os veganos (que além da carne, não consomem outros alimentos de origem animal) e os flexitarianos (que só comem carne esporadicamente).

De acordo com a engenheira de alimentos Erika de Almeida, apostar na carne vegetal é uma forma de adaptar os pratos para manter características principais, sem a carne animal. “Hoje em dia encontramos opções de carnes vegetais versáteis, que podem ser modeladas com facilidade para imitar diversos pratos. O Vegetal Burger, por exemplo, é resultado da combinação de soja não transgênica com aveia, linhaça dourada e quinoa, com tempero caseiro de cebola, alho e sal light, que pode ser misturado com um copo de água, modelado e está pronto para cocção. Optar pela carne vegetal em vez da carne animal traz benefícios para o meio ambiente e para a saúde”, explica a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Confira três receitas com carne vegetal para incluir no cardápio da semana:

Tacos com quinoa, lentilha e carne vegetal

Ingredientes - tacos

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral Jasmine
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de BioV de Arroz com Cálcio Jasmine
1 colher de sopa de Amaranto em Flocos Orgânico Jasmine
Sal Atlantis Jasmine a gosto

Modo de preparo – tacos

Misture todos os ingredientes em uma tigela com a ajuda de uma colher ou de um garfo. Espalhe um pouco de farinha sobre a mesa e sobre ela sove a massa por dois minutos. Transfira a massa para uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa ao meio e então em pequenas bolinhas e deixe-as descansando por mais 10 minutos. Com a ajuda de um rolo de madeira, abra as bolinhas em discos. Em uma frigideira antiaderente, frite os tacos por cerca de 2 minutos de cada lado.

Ingredientes – recheio

80g Mix para Vegetal Burger hidratado
1 xícara (chá) de Quinoa Real em Grãos Jasmine cozida
1 ½ xícaras (chá) de lentilha cozida
1 colher (sopa) de chilli em pó
2 colheres (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de páprica defumada em pó
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo – recheio

Hidrate o Mix para Vegetal Burger em 1 copo de água morna por 30 minutos. Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Transfira a mistura para uma frigideira e aqueça. Espalhe sobre os tacos. Para finalizar, acrescente os adicionais da sua preferência, como abacate, tomate e cebola roxa fatiados.

Panqueca com carne vegetal

Ingredientes – massa

2 ovos
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral Jasmine
2 xícaras (chá) de Biov Arroz + Cálcio Jasmine
Sal Marinho Jasmine a gosto

Modo de preparo – massa

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque uma concha da massa. Faça movimentos circulares com a frigideira para que a massa cubra todo o fundo. Quando a massa começar a formar bolhas e a soltar do fundo da frigideira, vire a panqueca com o auxílio de uma espátula para dourar o outro lado. Transfira o disco para uma assadeira e repita o processo com o restante da massa, sempre adicionando um pouco de azeite antes de cada disco.

Ingredientes – recheio

160g de Mix Para Vegetal Burger Jasmine
200 ml de água
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de Sal Marinho Jasmine
1 colher (chá) de páprica doce
Salsinha e cebolinha a gosto
3 colheres (sopa) de Molho de Tomate Tradicional Jasmine

Modo de preparo – Recheio

Adicione todo o conteúdo de 2 pacotes de Mix para Vegetal Burger em uma vasilha e acrescente a água. Reserve. Em uma panela, adicione o azeite e refogue a cebola e o alho. Transfira o mix para a panela, tempere com o sal e a páprica, acrescente a salsinha e a cebolinha e, por fim, o molho de tomate. Recheie as panquecas e sirva em seguida.

Strogonoff de carne vegetal

Ingredientes

80g de Mix Para Vegetal Burger Jasmine
200g de champignon
200g de creme de leite
300g de Molho de Tomate Tradicional Jasmine
2 colheres de sopa de molho inglês
1 cebola pequena
5 dentes de alho
Sal Marinho Jasmine a gosto

Modo de preparo

Adicione todo o conteúdo do Mix para Vegetal Burger em uma vasilha e acrescente a água. Reserve por 10 minutos. Em uma panela, coloque a cebola e o alho para refogar. Enquanto refoga os outros ingredientes, escorra e seque bem o Vegetal Burger, espremendo bem com um papel toalha e tirando toda a água. Modele em pequenos pedaços e adicione à panela junto com o champignon, tempere com sal e pimenta, misture tudo e deixe por uns 5 minutos. Depois coloque todos os outros ingredientes (se você gosta de strogonoff mais branquinho, use menos molho de tomate), misture tudo, e deixe cozinhar em fogo médio por mais uns 10 minutinhos. Em seguida, pode servir.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo