Brasil,

Verão e carne suína combinam! Confira como montar pratos leves e saudáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Lombo suíno com laranja é opção leve e saborosa para o verão - Crédito: Envato Nadianb Lombo suíno com laranja é opção leve e saborosa para o verão - Crédito: Envato Nadianb

Seja em saladas ou em assados, proteína é uma boa fonte de EPA e DHA, componentes do ômega 3

Nem só de frango é feito um projeto verão. A carne suína também pode ser uma boa aliada para quem quer começar 2021 com a promessa de ter uma alimentação mais saudável. Isso porque o segredo repassado por especialistas para conseguir atingir - e principalmente manter - a meta a longo prazo é variar o cardápio. Para isso, é essencial conhecer os alimentos e compor refeições leves, mas completas, com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde do organismo.

A carne suína, por exemplo, é uma opção pouco procurada por quem está querendo entrar na linha, mas que fornece diversos benefícios. Excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, além da gordura, é considerada uma fonte nutricional rica em energia - além de ser uma boa fonte de EPA e DHA, componentes do ômega 3. A carne pode ser usada em diversos pratos, com frutas e até mesmo em saladas. Pensando nisso, a Alegra, indústria de alimentos de carne suína, elaborou algumas receitas para variar o cardápio e ajudar no projeto verão.

Salada de lombo suíno com molho de curry
Ingredientes:
1kg de lombo suíno Alegra
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de sal
1 pé de alface mimosa pequeno
1 pé de alface crespa roxa pequeno
2 laranjas médias cortadas em gomos
2 bananas cortadas em rodelas
1/2 xícara (chá) de uva-passa
1 colher (sopa) de molho inglês
1/4 xícara (chá) de geleia de framboesa
3/4 xícara (chá) de maionese
1 copo de iogurte natural
2 colheres (chá) de curry

Modo de preparo:

Corte o lombo suíno em tirinhas. Numa frigideira, coloque a manteiga e o lombo. Polvilhe 1/2 colher (sopa) de sal e refogue em fogo alto, mexendo de vez em quando. Regue aos poucos com a água por 30 minutos ou até o lombo ficar dourado. Deixe esfriar.

Lave e rasgue as folhas de alface em pedaços. Numa saladeira grande, disponha a alface e, por cima, a laranja, a banana, o lombo e a uva-passa. Numa tigela, misture bem o molho inglês, 1/2 colher (chá) de sal, a geleia de framboesa, a maionese, o iogurte natural e o curry. Transfira para a molheira e sirva com a salada.

Lombo suíno com laranja
Ingredientes:
1kg de lombo suíno Alegra
200g de doce de laranja em calda escorrida e cortada em tiras (1 vidro)
250g de queijo minas(ou branco) meia cura picado
1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 cenoura picada
1 talo de salsão (ou aipo) picado
1 cebola picada
1 alho-poró picado (só a parte branca)
¼ xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho tinto
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Abra o lombo ao meio sem separar as metades e tempere-o com o sal e a pimenta-do-reino. Recheie com o doce de laranja e o queijo e feche. Frite-o no azeite e reserve. Na mesma panela, refogue a cenoura, o salsão, a cebola e o alho-poró.

Disponha o lombo em uma assadeira, espalhe os legumes refogados e regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (170º C a 190º C), preaquecido, por 45 minutos. Retire do forno e reserve. Despeje o vinho na assadeira e leve-a ao fogo. Com uma colher de pau, desgrude os resíduos da assadeira e mexa. Coe e incorpore a manteiga batendo-a vigorosamente.

Sirva o lombo fatiado com os legumes ao lado e regue com o molho. Dica: Se você perceber que o fundo da assadeira está queimando durante o cozimento, pingue água quente aos poucos.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem-estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo