Brasil,

Chef Flávio Duarte ensina Bolo de Reis para fazer e se deliciar neste 6 de janeiro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

Fotos: Acervo pessoal. Fotos: Acervo pessoal.

Iguaria ganhou fama em festa religiosa, e hoje pode ser apreciado em diversas ocasiões

Para muitas pessoas, o dia 6 de janeiro é o dia oficial para desmontar a árvore e a decoração de natal do ano anterior. Mas, para além dessa tarefa, no sexto dia do ano também é celebrado o Dia dos Reis, em comemoração aos três magos que presentearam o menino Jesus no dia de seu nascimento.

Neste dia, as celebrações da Igreja Católica, que partem de uma tradição portuguesa mas que ganhou adeptos em todo o mundo, pede-se que pessoas façam festejos pelas ruas, levando as bênçãos de Deus às pessoas. Antigamente, as donas de casa ficavam à espera desses cortejos alegres e, em troca, ofereciam quitutes como forma de agradecimento.

Apesar da tradição ter sido pouco esquecida nos dias atuais, muita gente ainda celebra a data preparando alimentos típicos em honra aos três magos, como o famoso Bolo de Reis.

“É uma receita fácil, prática e super elegante. Ideal para servir no lanche da tarde, ou no café da manhã”, afirma o chef confeiteiro Flávio Duarte, que ensina a receita da iguaria.

*Bolo de Reis*

Ingredientes:
• 500 gramas de farinha de trigo
• 50 gramas de açúcar
• 10 gramas de sal
• 150 ml de leite integral
• 30 gramas de fermento biológico fresco
• 1 ovo inteiro
• 3 gemas
• 100 gramas de manteiga
• 10 gramas de pasta de baunilha
• 1 ovo extra para pincelar em cima da massa

Para cobertura:
• 50 gramas de amêndoas laminadas
• 50 gramas de nozes
• 50 gramas de uvas passas
• 10 cerejas em calda
• 30 gramas de açúcar em pérola
• 20 gramas de açúcar de confeiteiro
• 30 gramas de geleia de sua preferência.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes da massa, menos a manteiga e o sal, e leve à batedeira, bata com o gancho por aproximadamente 5 minutos.

Junte a manteiga e o sal e deixe bater até que a massa fique bem elástica.

Deixe a massa descansar por 20 minutos, modele em forma de rosca e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

Pincele com o ovo batido e decore com as frutas e as nozes, leve para assar em forno pré-aquecido em 170 graus por aproximadamente 30 minutos.

Retire do forno, pincele a geleia com a massa ainda quente e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Dica: Você pode deixar frutas cristalizadas e uvas passas de molho no conhaque e acrescentar na massa antes de assá-la.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: