Brasil,

Ceia de Natal: chef mostra como preparar molhos fáceis e saborosos para garantir uma noite feliz

 Molho de Iogurte com Mostarda Comitê Umami - (Divulgação) Molho de Iogurte com Mostarda Comitê Umami - (Divulgação)

Chef Lisiane Miura apresenta combinações de molhos para dar um toque especial no tradicional tender

Molho de Iogurte com Mostarda Comitê Umami

Dezembro de 2020 – A época mais iluminada e acolhedora do ano chegou e, com ela, toda a preparação para uma noite de Natal especial. Representada por apetitosos banquetes, a ceia natalina é um bom momento para mostrar os dotes culinários e surpreender toda a família com deliciosas receitas. Para inovar, vale apostar em novas maneiras de temperar os pratos tradicionais.

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, separou três opções de molhos saborosos para dar um ‘toque de chef’ no tender e deixá-lo ainda mais gostoso. “A carne suína, que confere o umami, quinto gosto do paladar humano, acompanhada com esses molhinhos, oferece uma experiência gustativa deliciosa. Uma verdadeira explosão de sabores!”, afirma Lisiane.

Confira o passo a passo de cada receita:

Molho de bacon e azeite

Ingredientes
2 colheres (sopa) de margarina sem sal (30 g);
1 sachê de tempero pronto para carnes ou outro sabor de sua preferência (5g);
1 cebola média picadinha;
meio pimentão verde pequeno picado;
1 colher (sopa) de salsa picada;
meia xícara (chá) de bacon picado (50 g);
meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml).

Modo de preparo

1) Em uma panela pequena, coloque a margarina e leve ao fogo baixo até aquecer.

2) Junte o tempero e misture até obter uma consistência cremosa;

2) Acrescente a cebola, o pimentão, a salsa e o bacon, e misture novamente;

3) Retire do fogo e distribua sobre o tender já na assadeira.

3) Regue com o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno conforme as orientações da embalagem.

4) Sirva quente.

Tempo de preparo: 10 minutos.
Rendimento: 6 porções.

Molho de maracujá com alecrim

Ingredientes

Polpa de um maracujá (60 g);
1 xícara (chá) de vinho branco espumante (200 ml);
1 cebola média picada;
1 colher (sopa) de margarina sem sal (15 g);
1 colher (sopa) de farinha de trigo (10 g);
1 ramo de alecrim.

Modo de preparo

1) Em uma frigideira média, coloque a margarina e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e, em seguida, acrescente a farinha de trigo e o molho do próprio tender assado. Misture e cozinhe por 5 minutos ou até engrossar;

2) Junte o vinho espumante e misture;

3) Coe a polpa do maracujá e junte o suco da fruta ao molho preparado. Acrescente o alecrim e ferva em fogo baixo até obter um molho espesso.

4) Retire do fogo e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 6 porções

Molho de Iogurte e Mostarda

Ingredientes

1 dente de alho espremido
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
1 copo de iogurte natural (170 g)
Meia colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

1) Em uma tigela, coloque o alho, o suco de limão, a mostarda, o iogurte, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e leve à geladeira até o momento de servir;

2) Retire o tender do forno, fatie, decore com o refogado de cogumelos e tomate e sirva com o molho à parte.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo