Brasil,

Para ser especial, sua ceia de Natal não tem que ser trabalhosa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Fricassê de Peru de Natal, uma forma gostosa de economizar no almoço de Natal - Divulgação Fricassê de Peru de Natal, uma forma gostosa de economizar no almoço de Natal - Divulgação

Nem sempre fazer pratos mirabolantes significa sucesso. Muitas vezes vale a pena lançar mão da simplicidade e caprichar mesmo é na escolha dos ingredientes e no carinho com que é feita a comida. Chef dá dicas de como deixar essa refeição especial mais simples e muito saborosa

É Natal, e com a chegada dessa época, além de se reacender os sentimentos de amor, esperança e solidariedade, nos vem também aquele velho dilema: o que fazer para a ceia. A ideia inicial de quem é escalado para tal tarefa é sempre fazer algo grandioso com muitos pratos saborosos e tão bem elaborados que nos fazem comer também com os olhos.

Parceira da Marajoara Laticínios no Programa gratuito de capacitação online Casa de Bolos Especial de Natal , a chef Adriana Gomes diz nem sempre fazer pratos mirabolantes pode ser sinônimo de sucesso na noite de ceia, muitas vezes vale a pena lançar mão da simplicidade e caprichar mesmo é na escolha dos ingredientes e no carinho com que é feita a comida. Para dar uma ajudinha a quem está com essa nobre incumbência de preparar a ceia natalina, a chef dá algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença.

“Sabemos que a ceia é uma das estrelas da noite de Natal. É aquela refeição que realmente foge do convencional do dia a dia, afinal é um momento importante e celebrado uma vez por ano com as pessoas que mais amamos. Mas essa ceia não precisa ser algo trabalhoso. Existem pratos simples, que sempre fazem sucesso”, conta a chef.

E uma das primeiras dicas de Adriana Gomes é para a sobremesa: tradicional e infalível pudim de leite condensado. “Está aí uma receita que é muito simples de fazer e que sempre faz sucesso”, destaca a chef. Uma outra dica de prato doce dada por Adriana é a tradicionalíssima rabanada de natal. “Essa é outra sobremesa em que você não irá gastar muito pouco. E uma dica, além do pão dormido, você também pode usar o panetone e usar o leite condensado que deixa um sabor bem marcante”, sugere.

Os patês, segundo Adriana, são ótimas opções de entrada pois são fáceis de fazer e se pode preparar vários sabores. “Tendo um bom creme de leite e mais alguns temperos você pode fazer várias opções de entrada como patê de azeitona, de atum, de frango, creme de queijo”, explica a chef.

Fácil e barato

E por falar em creme de leite, este é outro ingrediente barato e que pode ajudar a compôr outro prato que pode ser considerado um “coringa” para uma boa ceia, a maionese. “A maionese é um tipo de salada muito versátil em que você pode dar o seu toque especial usando os legumes e os temperos de sua preferência. E se quiser dar um toque ainda mais especial, prepare você mesmo o creme da sua maionese, com uso de creme de leite e batata inglesa cozida para ajudar no ponto. Fica muito mais suave do que o uso da maionese tradicional”, afirma a chef.

Para o prato principal a dica de Adriana Gomes é o tradicional peru de natal ou alguma outra ave que é tipicamente consumida neste período natalino. “A carne das aves em geral têm menos gordura e portanto são mais leves e ideal para ser consumida no período noturno. E o melhor, se sobrar pode virar o fricassé de peru do almoço de domingo de Natal. Ou seja, simples, saboroso e barato”, diz a Adriana.

Confira a seguir duas receitas para fazer seu Natal mais fácil, mas não menos especial.

Fricassê de Peru de Natal

Ingredientes
400gr de peru cozido e desfiado
2 colheres de azeite
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
1 tomate sem semente picado
1/2 cenoura ralada
sal, pimenta, cheiro verde a gosto
1 lata de milho sem água
1 cx creme de leite (200gr)
100 gr requeijão cremoso

Cobertura:
200 gramas de mussarela
200 gramas de batata palha

Modo de Preparo

Coloque em uma panela , azeite, alho, cebola, refogue rapidamente , acrescente o peru desfiado, pimenta a gosto, tomate picado e cenoura, refogue bem. Acrescente o milho, creme de leite e requeijão mexendo bem para engrossar, acerte o sal e cheiro verde a gosto, coloque em um refratário, cubra com mussarela e leve ao forno para gratinar por 10 minutos a 200°.

Cubra com a batata palha e sirva com arroz branco e salada de folhas.

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes
3 ovos
1 cx de leite condensado Marajoara (395g)
200 gr de creme de leite
100 ml de leite integral Marajoara
1 col chá de essência de baunilha
1 xc de açúcar cristal
1/3 xc de água

Modo de Preparo:

Calda de caramelo: Coloque em uma panela o açúcar e a água, leve ao fogo médio até ficar na cor de guaraná. Despeje na forma de buraco de 15 cm , envolva toda a forma rodando para a calda cobrir as laterais, reserve.

Pudim: Bata muito bem as gemas, leite condensado, creme de leite, leite e baunilha com fouet, no liquidificador ou mixer. Aguarde 5 minutos para a espuma subir, retire com uma colher, ou peneire usando um perfex limpo, despeje na forma caramelizada, leve para assar por 30 minutos em forno 160° tampando a forma com papel alumínio, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. Espere esfriar e desenforme. Mantenha na geladeira. Durabilidade : 7 dias na geladeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo