Brasil,

Macarrão: variedades do prato típico italiano agradam cada vez mais o paladar dos brasileiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas
  • Imprimir

Dia Mundial do Macarrão foi comemorado pela primeira vez em 1995, no dia 25 de outubro - Crédito: Pixabay Dia Mundial do Macarrão foi comemorado pela primeira vez em 1995, no dia 25 de outubro - Crédito: Pixabay

Fettuccine com ragu de linguiça calabresa é opção para celebrar a data seguindo receitas tradicionais

Ele é o queridinho e o coringa da culinária brasileira. O macarrão faz parte do cardápio de 99,3% dos lares no Brasil, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). O preferido continua sendo o espaguete, mas outras variedades começam a ganhar espaço nas mesas. E as possibilidades são muitas. Na Itália, por exemplo, são mais de 500 tipos de massa. No Brasil, as variedades já chegam a algumas dezenas, com receitas levando, por exemplo, fusilli, penne, talharim e fettuccine.

O Dia Mundial do Macarrão foi comemorado pela primeira vez em 1995, no dia 25 de outubro, durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, em Roma. E para celebrar a data a Alegra e a Herança Holandesa prepararam uma receita simples, com calabresa acompanhando a massa fresca.

Fettuccine com Ragu de Linguiça tipo Calabresa

Ingredientes

1 ½ xícara de farinha de trigo Herança Holandesa
2 ovos grandes
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de sal
500g linguiça tipo calabresa Alegra
3 dentes de alho picados
½ cebola média picada
10 champignons frescos laminados
50ml azeite
1 colher de sopa de orégano fresco
1 colher de sopa de manteiga
600ml de molho de tomate
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma superfície lisa e limpa, faça um montinho de farinha e abra um buraco de aproximadamente 7 centímetros no meio. Coloque os ovos, o sal e o azeite no espaço aberto. Com um garfo, misture tudo lentamente, incorporando um pouco de farinha a cada vez. Misture tudo até formar a massa.

Sove a massa com as mãos de sete a dez minutos, até que ela esteja lisa e elástica. Use um pouco mais de farinha para evitar que ela grude na superfície do trabalho. Faça uma bola e enrole bem com plástico filme. Deixe descansar em temperatura ambiente durante 30 minutos.

Divida a bola de massa em dois. Usando um rolo de macarrão, abra a massa até ficar fininha. Pegue as pontas e junte-as no meio da massa. Corte tiras de cerca de 0,5 centímetro. Polvilhe mais farinha para evitar que os fios grudem. Reserve e repita o procedimento com o restante da massa.

Ferva água numa panela, acrescentando bastante sal. Cozinhe o macarrão de 2 a 3 minutos, ou até ficar al dente.

Para o ragu, em uma frigideira aquecida, coloque o azeite de oliva, a cebola e deixe refogar. Acrescente a calabresa Alegra, esmague com uma colher e refogue até dourar. Adicione os champignons laminados, deixar refogar, mexendo até os cogumelos murcharem. Coloque o orégano, o molho de tomate e a manteiga. Após ferver, adicione sal e pimenta. Sirva a massa com o ragu.

Sobre a Alegra

A indústria de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

Em 2017, a marca conquistou o reconhecimento internacional quanto às Práticas de Bem- estar Animal no abate, tornando-se a primeira planta brasileira a receber essa certificação em bem-estar suíno, pela WQS. Mais informações em www.alegrafoods.com.br.

Sobre a Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.

A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo