Brasil,

Sabor do Cerrado: receitas e benefícios do pequi e do cajuzinho

Sabor do Cerrado: receitas e benefícios do pequi e do cajuzinho

O pequi e o cajuzinho são típicos do Cerrado, bioma brasileiro

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, comenta sobre as vantagens para a saúde e ensina receitas saborosas com as frutas

Cagaita, cajuzinho, jurubeba, pequi e baru. Se você é da região do Centro-Oeste, com certeza já ouviu falar sobre esses alimentos! O que todos eles têm em comum? São típicos do Cerrado e excelentes fontes nutricionais. A lista de frutos nativos deste bioma é extensa, assim como a de boas substâncias que carregam. A maioria deles possui elevado valor nutricional, se comparados com outras frutas, sendo riquíssimos em antioxidantes que previnem contra várias doenças. Sem contar que apresentam aroma, sabor e cor intensos e peculiares.

Duas frutas, em especial, são muito apreciadas: o pequi e o cajuzinho. Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, esses dois exemplos de alimentos amarelo-alaranjados, são ricos em betacaroteno - um antioxidante relacionado à saúde da pele, visão e sistema imunológico.

“Em geral, essas frutas possuem compostos bioativos, como polifenóis e flavonóides, nutrientes que combatem os radicais livres e estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares, dislipidemias e câncer”, aponta a especialista.

Arroz com pequi

1 xícara de Arroz
1 xícara de Pequi
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de Alho
2 xícaras de Água fervente
1 cebola pequena
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

1) Refogue o alho, a cebola e o pequi picados.
2) Acrescente o arroz, o sal e a pimenta a gosto.
3) Acrescente a água e deixe cozinhando até que a água evapore e o arroz fiquem bem cozido.

Maionese de pequi

2 gemas
2 col de sopa de polpa de pequi picadas
½ xícara de chá de óleo de girassol
½ xícara de chá de azeite extra virgem

1) Bata no liquidificador ou mixer até formar um creme homogêneo.

Mousse de caju

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de suco de caju concentrado;
1 envelope de gelatina em pó incolor;
200g de castanha de caju picada.

1) Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o suco de caju e a gelatina preparada de acordo com a embalagem.
2) Misture a castanha de caju com o restante, coloque em taças individuais e as leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
3) Decore com mais castanha de caju picada antes de servir.

Arroz selvagem com cajuzinho do cerrado

1 xícara de chá de arroz selvagem
2 tomates picados em cubos
½ xícara de chá de hortelã picado
1 pepino médio cortado em cubos
100g de castanha de caju picada
30 ml de suco de limão
100 ml de azeite
1 cebola picada
1 xícara de chá de salsinha picada
1 pitada de pimenta síria
Sal e pimenta do reino a gosto

1) Cozinhe o arroz com água e sal até que o arroz comece a rachar deixando o arroz mais al dente que o normal.
2) Reserve.
3) Junte o pepino, os tomates picados, a cebola e acrescente a salsinha, o limão, a hortelã, o arroz selvagem pré-cozido, o azeite, o sal e a pimenta, misturar bem e sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo