O que é o chimichurri e como utilizá-lo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Aquinaga
  • SEGS.com.br - Categoria: Receitas

O que é o chimichurri e como utilizá-lo

Conheça o chimichurri com alho negro!

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Ele é utilizado para marinar a carne antes assá-la ou para acompanhá-la depois de pronta.

O chimichurri é uma espécie de vinagrete à base de ervas, com salsinha, coentro, alho, cebola, orégano, pimenta vermelha, pimenta preta, vinagre e azeite de oliva.

Um dos pratos que utilizam o chimichurri mais conhecidos é o choripán, também chamado de chori, é nada mais que um tipo de sanduíche de linguiça (chorizo).

Choripán

O chimichurri também pode ser tanto utilizado em aperitivos de entrada, com legumes, em hambúrgueres... Preparamos duas receitas inusitadas utilizando o Chimichurri da Alho Negro do Sítio (https://alhonegrodositio.com.br): uma Caponata de beringela e um Escondidinho de Carne Seca, que ficaram simplesmente incríveis! Confira!

Caponata de beringela com chimichurri de alho negro

Ingredientes
2 Beringelas
1 Abobrinha
2 talos de Aipo (salsão)
1/2 Pimentão vermelho ou amarelo
1 Cebola
50g de Chimichurri de Alho Negro (Alho Negro do Sítio)
150g de Azeitona verde sem caroço
50g de Uva passa
25g de Alcaparra
100g de Nozes (ou castanhas)
1 dente de Alho
Azeite QB
Sal QB
Pimenta de reino QB

Modo de Preparo

Pique em cubos de 1cm as beringelas, a abobrinha, a cebola e o pimentão. Fatie finamente os talos de salsão e corte grosseiramente as nozes (ou castanhas). Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e tempere com o chimichurri, um pouco de sal, pimenta do reino e regue generosamente com o azeite. Misture bem e coloque no forno à temperatura média e espere cerca de 1h. Passe para uma tijela ou refratário e deixar esfriar. Se precisar, acerte o sal e regue com um pouco de azeite extra virgem.

Escondidinho de carne seca com chimichurri de alho negro
O Escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.

Ingredientes

50g de Chimichurri de Alho Negro
800g de Carne seca
1 Alho
100ml de Creme de leite
1/2 Cebola
200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco
120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar
50g de Manteiga
500g de Mandioca
1 Pimenta Dedo de Moça
Sal à gosto
Pimenta Preta à gosto

Modo de Preparo

Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tijelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.

Uma iguaria gastronômica

Você já ouviu falar do alho negro?

O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecImento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.

E não é só isso! Com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado. Você precisa experimentar!
Uma espécie exótica?
Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho, em um processo 100% natural.

Sobre a Alho Negro do Sítio

A Alho Negro do Sítio é uma empresa especializada na produção de alho negro e produtos com a iguaria. A dedicação, desde a escolha das sementes, preparo do solo, plantio, colheita até, enfim, a produção do alho negro é o que torna o alho negro da Alho Negro do Sítio tão especial.

Quem cuida da plantação é o Shiro e sua mulher, Sayoko. O cultivo de alho se iniciou em 1981, depois de tragicamente perderem todo seu plantio de abacaxi, devido a uma condição climática chamada Geada Negra. Em busca de uma especialidade mais resistente às alterações climáticas, escolheram o alho. No início, a produção não tinha muita qualidade por conta da falta de prática, mas, com o tempo, foram implantadas diversas técnicas de plantio como a compostagem, cobertura morta, adubação verde e, principalmente, a rotação de culturas. Tudo isso possibilitou um contato mais próximo com a terra e um conhecimento mais profundo sobre o alho.

Ficou curioso? Aproveite e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra no site (www.alhonegrodositio.com.br) com o cupom BEMVINDOS.