Brasil,

Escondidinho de Carne Seca: Um Clássico Nordestino

Escondidinho de Carne Seca: Um Clássico Nordestino

Confira esta receita do clássico Escondinho com um toque especial!

O escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.

Geralmente feito com carne-de-sol, jabá (charque ou carne-seca), também pode ser encontrado com frango desfiado e carne moída, coberto com purê de mandioca ou de batata e gratinado com queijo coalho.

Nesta versão, o utilizamos o Chimichurri de Alho Negro para dar um sabor ainda mais especial à este típico prato brasileiro!

Ingredientes

50g de Chimichurri de Alho Negro

800g de Carne seca
1 Alho
100ml de Creme de leite
1/2 Cebola
200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco
120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar
50g de Manteiga
500g de Mandioca
1 Pimenta Dedo de Moça
Sal à gosto
Pimenta Preta à gosto

Modo de Preparo

Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tijelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.

Receita por Fernando Zaidan.

Você conhece o alho negro?

O alho negro é produzido a partir do alho comum em um processo de maturação em fornos a cerca de 70ºC por 20 dias. Muito versátil, seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.

A cada dia cresce o número de pessoas interessadas no alho negro, com cada vez mais restaurantes disponibilizando pratos com a iguaria. São pizzarias, hambúrguerias, restaurantes japoneses, padaraias, bistrôs e até docerias aderindo à esta novidade gastronômica.
Alho negro para saúde
As propriedades antioxidantes e de prevenção ao câncer do alho negro fazem sucesso no Japão e na Coreia. Empresa com produção própria de alho negro no interior de São Paulo lança seu mais novo produto: o Suplemento Alimentar de Alho Negro em Cápsulas.

No processo de maturação do alho, diversas enzimas são ativadas. Apesar do alho in natura ser rico em antioxidantes, o alho negro é muito mais potente que o alho convencional.

Alguns dos benefícios do alho negro para saúde são: fortalece a imunidade, previne e ameniza os sintomas da diabetes, melhora a pressão alta, melhora o colesterol, possui efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


A Alho Negro do Sítio

Conheça um pouco sobre a Alho Negro do Sítio, empresa especializada na produção e comercialização desta misteriosa iguaria. São mais de 30 anos de experiência no cultivo de alho Roxo Pérola Caçador. Com plantação em Guatapará, na região de Ribeirão Preto, São Paulo, o alho negro da Alho Negro do Sítio é vendido pelos próprios produtores.

Em 1945, Shiro Kondo nasceu na colônia japonesa Manchúria, na China. Ainda bebê foi para o Japão como refugiado com sua família. Lá ele cresceu, se formou em direito e ao completar 23 anos de idade decidiu se mudar para o Brasil.

Em 1973 casou-se com Sayoko, sua esposa até os dias de hoje. Recebeu um pedaço de terra como benefício do programa de migração do governo japonês. Lá a família então se dedicou à agricultura, tendo como o primeiro cultivo o abacaxi.

Em 1981, aconteceu a geada negra (condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso) e todo o plantio foi perdido. Desta forma, eles foram em busca de alguma especialidade que resistisse às alterações climáticas, por isso, escolheram o alho.

Em 2006, houve o grande “boom” do alho negro no Japão, após um estudo nos Estados Unidos chamado Designers Food, do Instituto Nacional de Câncer, descobrir que o alho é o alimento com maior potencial de prevenir o câncer. Uma vez que no processo de produção do alho negro, a capacidade antioxidante é potencializada, o alimento ganhou muita popularidade, o que motivou Shiro a produzir este remédio natural com a ajuda da sua esposa.

No início, a produção se destinava apenas à amigos da colônia japonesa, mas a procura cresceu e hoje a Alho Negro do Sítio já fornece o alho negro para empórios e restaurantes no Brasil todo.

“Como o alho é colhido somente uma vez por ano, em determinado período seu preço se eleva, o que afeta a produção de muitos produtores de alho negro. No entanto, como possuímos plantação própria, essas elevações no preço do alho comum não nos afeta, e conseguimos garantir o melhor preço no mercado”, explica o agrônomo Fernando Kondo, filho de Shiro e Sayoko Kondo, formado pela Universidade Agrícola de Tóquio e administrador da Alho Negro do Sítio.

Além do alho negro, a empresa também produz geleias, molhos (pesto, chimichurri, mostarda, pimenta...) e até barrinha de cereais com este superalimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo